Transformação digital e os impactos gerados no setor industrial

DIWE
January 17, 2024
-
20min 53sec
-
Transformação Digital

A indústria, historicamente, foi cenário de profundas mudanças que impactaram a sociedade. Desde a Primeira Revolução Industrial, (veja mais sobre os impactos da Industrial 5.0) observamos como se estruturaram novos formatos na rotina de trabalho do setor industrial. A substituição de mão de obra operária por máquinas é um exemplo disso.

Nos últimos anos, grandes novidades marcaram a indústria. Essas mudanças representam o que chamamos de transformação digital. A digitalização tem proporcionado inúmeros benefícios, como aumento da eficiência e aceleração de processos.

Cabe a cada indústria, no entanto, conhecer os impactos que a transformação digital tem gerado, quais os tipos de soluções ofertadas e a relação entre a digitalização e a Indústria 4.0.

O que é Transformação Digital?

A transformação digital é quando uma empresa aplica tecnologia a fim de integrar todas as áreas do negócio. Tal processo resulta em mais agilidade, melhor desempenho das atividades, otimização de processos, maior competitividade e entrega de valor aos clientes.

No setor industrial, a automação se faz bastante presente, juntamente com a análise de dados e insights. À medida que a dinâmica do mercado aponta essa tendência como vantajosa, muitos líderes enfrentam dificuldade em estruturar a indústria sob a demanda da Indústria 4.0.

Conforme aponta uma pesquisa realizada pela Deloitte, que entrevistou 2 mil líderes globais C-level, os três principais desafios para se adequar à transformação digital são: falta de visão, excesso de opção de ferramentas tecnológicas, e silos organizacionais e geográficos. 

Enquanto o primeiro obstáculo revela a dificuldade de gerar soluções estratégicas, o último, sem dúvida, está relacionado à cultura da empresa. Afinal, para que a evolução tecnológica seja eficaz é importante que o alto escalão e demais colaboradores trabalhem em sinergia.

Indústria 4.0 e a Transformação Industrial Digital

A Indústria 4.0 marca uma nova revolução industrial com presença de elementos tecnológicos para uma melhor performance corporativa. É nesse ponto que a transformação digital molda a Quarta Revolução Industrial.

Cada uma das três revoluções anteriores apresentou novas metodologias e melhoria nos processos das indústrias. O objetivo agora é aperfeiçoar as tecnologias utilizadas anteriormente.

A terceira revolução, por exemplo, contava com o uso do computador e da internet. Atualmente, esses elementos são utilizados além de uma rotina administrativa. As máquinas são monitoradas por computador, geram dados para serem analisados. As análises preveem falhas futuras e geram melhoria contínua.

A transformação digital ajuda a Indústria 4.0 a carregar a promessa de comunicar, analisar e oferecer soluções inteligentes. O termo passou a ser difundido, pois, a transformação digital se fazia tão presente na indústria ao ponto de traçar um novo marco de desenvolvimento no setor industrial.

Aplicação de Internet das Coisas no setor industrial

Internet das Coisas (IoT) talvez seja o nome mais utilizado quando se fala sobre ferramentas utilizadas na transformação digital da indústria. E essa aplicação faz bastante sentido, principalmente, quando compreendemos que, a partir da tecnologia operacional de sensores, são gerados dados capazes de reduzir o tempo de inatividade da operação, além de otimizar a eficiência.

Veja abaixo alguns exemplos de aplicação de Internet das Coisas na indústria:

Manutenção Preditiva

Com o acompanhamento em tempo real do desempenho das máquinas, é possível avaliar os dados de operação do equipamento e determinar ciclos de manutenção individualizados. 

As vantagens são a antecipação de possíveis falhas e a economia. Os custos gerados na manutenção preditiva podem ser, relativamente, inferiores aos custos de uma manutenção corretiva.

Planejamento de Estoque

Sincronizados, em tempo real, os dados conseguem informar a previsão de demanda e se o material armazenado irá conseguir atender à solicitação, auxiliando no planejamento de estoque e alertando a hora da reposição.

A grande vantagem é que a operação não corre o risco de ficar parada por falta de matéria-prima. Além disso, com essa previsão é possível procurar fornecedores que ofereçam preços mais acessíveis.

Visibilidade em tempo real

O monitoramento da produção em tempo real permite eliminar barreiras de proatividade e acelerar a operação. Traz como benefício o acompanhamento detalhado do produto desde a entrada até a saída.

Principais diferenças entre a indústria tradicional e a indústria digitalizada

Segundo o estudo nomeado como “Transformação industrial digital: Reinventando para vencer na Indústria 4.0”, os negócios industriais tradicionais são voltados para vender um produto, já o modelo de negócio industrial digital foram reformulados para vender soluções baseadas em plataforma. Sem deixar, é claro, de ter ênfase no sucesso do cliente.

Em alguns casos, de líderes mais ousados, a indústria encontrou uma oportunidade no mercado: ajudar outras empresas a se adequarem ao modelo de negócio da Indústria 4.0, a partir do uso de dados. A análise e o armazenamento deles pode ser tão simples, quanto complexo.

É necessário saber como armazenar as informações, quais dados coletar e como analisar os resultados. Ou seja, a transformação digital não se trata de um mero ajuste da equipe de TI (tecnologia da informação). É algo mais amplo que envolve toda a empresa e se inicia na criação de estratégias adequadas.

Veja a seguir o quadro de transformação industrial digital sugerido pelo estudo:

O quadro sugere que a transformação digital exige que os líderes comecem traçando estratégias e que analisem as decisões ao longo do caminho para ratificar se elas darão agilidade, promoverão a digitalização e agregarão valor aos clientes.

Qual o impacto da Transformação Digital na Indústria?

Nos últimos anos, não somente a indústria, mas todos os setores do mercado enfrentaram o desafio de se transformar digitalmente para atender a realidade repentina de uma pandemia.

A partir disso, o uso de tecnologia se tornou indispensável em muitas áreas. O reflexo disso foi visto, principalmente, ao se analisar os benefícios obtidos com a digitalização. Destacamos algumas dessas vantagens:

Redução de custo

Com uma operação inteligente, torna-se mais fácil reduzir os custos. O equipamentos podem ser monitorados ao ponto de se evitar falhas abruptas que levam a inatividade das máquinas. Além disso, com a integração das áreas é possível identificar os gargalos operacionais, agilizar os processo e destinar os recursos para necessidades específicas.

Melhor qualidade do produto final

Se uma máquina perde a precisão no processo produtivo e essa falha é identificada rapidamente, além de reduzir os custos e o tempo, evitando o retrabalho, ganha-se com um produto final de melhor qualidade. O monitoramento correto reduz, acentuadamente, as chances de falhas no produto.

Oferece, inclusive, a possibilidade aumentar a demanda mantendo a mesma qualidade de entrega. Sem esquecer que a melhoria da qualidade do produto final faz os clientes ficarem mais satisfeitos.

Redução de etapas burocráticas

A automação facilita na tomada de decisão. A partir dessa agilidade no processo de produção, as necessidades deixam de ser complexas e burocráticas em qualquer etapa do processo produtivo. E mais, o uso de ferramentas tecnológicas tornam a comunicação das equipes e entre as equipes mais fluida, evitando ruídos e aumentando a participação de todos sobre as decisões tomadas.

Integração: toda a indústria conectada

Sem dúvidas, integração é uma palavra que define bem a transformação digital na indústria. A ideia é que tudo e todos estejam conectados. Nenhuma atividade deve ser executada de modo isolado. Essa integração facilita a comunicação, entrega dados, monitora a produção, elimina barreiras e otimiza a produtividade. É fato que a integração oferece inúmeras oportunidades.

Tipos de soluções ofertadas para a Indústria 4.0

A Transformação Industrial Digital é composta pela combinação de ferramentas e tecnologias capazes de dar soluções completas e eficientes. Dentro das múltiplas opções, algumas tendências de digitalização se destacam na Indústria 4.0.

Computação em nuvem

Ou também chamado de Cloud Computing, é a oferta de um serviço em que se paga conforme a capacidade de armazenamento desejável. É uma espécie de servidor de armazenamento de arquivos, dados, softwares e outros serviços de computação.

O armazenamento na nuvem realiza integração, pois permite que diversas pessoas (e ferramentas) tenham o acesso ao mesmo arquivo, independente da localidade geográfica. Para se ter acesso a este serviço é necessário apenas estar conectado à internet.

Robotização

Já sabemos que os trabalhos repetitivos da linha de produção que antes eram realizados por mão de obra humana foram substituídos por robôs. Porém, o que torna a robotização diferenciada na Indústria 4.0 é o desenvolvimento da Inteligência Artificial e Machine Learning. Ou seja, as máquinas são programas para identificarem problemas e darem soluções imediatas. Isso permite que os robôs tenham mais autonomia.

Segurança Cibernética

O uso avançado de tecnologia permite que uma vasta quantidade de informações fiquem facilmente disponíveis na internet. Isso exige que se tenha proteção dos dados trocados e/ou armazenados. 

Além de atender aos requisitos legais, garantir a privacidade e o sigilo é fundamental. O cuidado para evitar ataques cibernéticos pode ser facilitado com o uso de antivírus e firewall.

Nas indústrias, não é incomum que o serviço de proteção de dados seja realizado por outra empresa parceira. 

Big Data Analytics

A automação permite que um grande volume de dados seja gerado. Além de saber armazenar as informações, na computação em nuvem, é fundamental saber como analisar tanto conteúdo. Não adianta ter as melhores ferramentas de coleta de dados se, após gerados, os dados mais significativos são descartados.

Uma tecnologia aliada nessa atividade é o Big Data Analytics que permite a geração de dados estruturados (completos e organizados) ou não estruturados (incompletos e desorganizados), a fim de permitir uma análise eficiente.

Desafios

Como acontece com toda transformação, o investimento para formatar a indústria nesse novo modelo é elevado. Afinal, exige investimento em novas tecnologias e capacitação dos colaboradores. Entretanto, se a transformação digital no setor industrial for moldada a partir de estratégias corretas, garante ao negócio uma excelente vantagem competitiva.

A verdade é que as mudanças não precisam ser abruptas e radicais, exceto se estimuladas pelo mercado como aconteceu durante a pandemia, mas é essencial que se inicie o processo. Quanto maior for a maturidade da empresa, mais facilmente ela saberá alavancar o próprio crescimento.

Gostou deste conteúdo? Para continuar atualizado acompanhe a DIWE pelo LinkedIn e confira as novidades que publicamos por lá!

Publicações similares

Inovação Corporativa
12 miniutos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet.

Inovação Corporativa
12 miniutos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet.

Inovação Corporativa
12 miniutos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet.

Inovação Corporativa
12 miniutos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet.