A transformação digital para otimizar o setor agrônomo

DIWE
October 27, 2020
-
07 minutos
-
Marketing

O Brasil ocupa posição privilegiada no setor agrícola e tem chances de crescer ainda mais com a otimização que a Transformação digital pode proporcionar ao agronegócio.

Siga na leitura e descubra como o uso da tecnologia poderá elevar a agricultura a novos patamares.

Transformação digital na agricultura: por que?

Como qualquer outro setor, a agricultura busca a redução de custos, aumento de produtividade e maximização dos lucros. Mas como atingir esses objetivos considerando que o setor precisa lidar com fatores incontroláveis como clima e até a geografia? A resposta, sem dúvida, está na transformação digital.

A adoção de recursos para automatização de processos, análise de dados, monitoramento e mapeamento de áreas muitas vezes gigantescas, agricultura de precisão e aplicativos que permitem descobrir à distância tudo o que está acontecendo em uma plantação, por exemplo, representa avanços nunca antes imaginados e permite alcançar vantagens como:

  • Redução de custos;
  • Maior produtividade;
  • Melhor eficiência no uso de insumos;
  • Menores impactos ambientais;
  • Aumentar a segurança dos trabalhadores;
  • Gestão mais eficiente.

Além disso, a transformação digital incide diretamente na melhor qualidade dos produtos, permite calcular com mais precisão os custos de logística, melhora os mecanismos de previsão do clima, oferece monitoramento de equipamentos, aumenta a competitividade dos negócios.

A transformação digital presente no setor agrícola

Os avanços tecnológicos avançam com muita velocidade e é preciso conhecer as soluções oferecidas pelo mercado antes de selecionar aquelas que, realmente, farão a diferença no agronegócio.

Além dos exemplos citados no tópico anterior, existem outras tecnologias disponíveis. Listamos, a seguir, algumas delas.

1. Drones e Monitoramento de Culturas

Os drones já vem sendo utilizados ​​para o monitoramento de culturas. Produzindo imagens em 3D podem ajudar a verificar a qualidade do solo, mas também servem para pulverizar produtos químicos nas lavouras, tomando cuidado para não penetrar nas águas subterrâneas.

2. Internet das Coisas (IoT) no campo

A IoT está simplificando e agilizando a coleta, a inspeção e a distribuição geral de recursos agrícolas usando sensores em equipamentos e materiais.

Com sensores colocados estrategicamente em torno dos campos, juntamente com tecnologias de reconhecimento de imagem, agricultores podem visualizar suas colheitas de qualquer lugar, corrigindo problemas e gerando maior produção o de alimentos e menos desperdício.

3. Sensores para rastreamento RFID

A identificação por radiofrequência, método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID, é outro exemplo de como a transformação digital pode colaborar com o agronegócio. Elas permitem rastrear o caminho percorrido pelos alimentos desde a saída do campo até a chegada à loja, oferecendo maior transparência ao consumidor - que sabe o quão frescos são os alimentos adquiridos.

4. Internet das Coisas (IoT) nos maquinários

Colocados em equipamentos agrícolas, sensores rastreiam as condições dos equipamentos agrícolas e permitem uma variedade de acompanhamentos: necessidade de manutenção, tempo de ociosidade, etc.

5. Robótica

A americana John Deere, empresa que produz maquinários para o setor agrícola, foi uma das primeiras a adquirir robôs com inteligência artificial para remover ervas daninhas e pulverizar plantações. Outras empresas estão experimentando, também, robôs para a colheita de frutas e de nozes - algo que, no passado, era considerado delicado demais para ser feito com uso da robótica.

O futuro do setor agrícola está ligado à transformação digital, permitindo ampliar a produção, a qualidade dos processos e garantindo melhores cuidados com o meio ambiente - entre outras vantagens.

Quer ficar por dentro de tudo o que a transformação digital pode fazer por seus negócios ? Então acompanhe nosso Blog e aproveite para descobrir como simplificar o processo de inovação.