Indústria 5.0: tecnologia guiada por pessoas e direcionada para a humanidade

DIWE
January 3, 2024
-
17min 26sec
-
Transformação Digital

A quarta onda da industrialização chegou como um divisor de águas. Marcada pela transformação digital, gerou um alerta para a urgência da inovação corporativa. Trouxe as novas tecnologias para o mercado como estratégia para maximizar a eficiência e a competitividade das empresas.

A Indústria 4.0 mostra como a velocidade com que as transformações digitais estão ocorrendo é impressionante. Da mesma forma, vemos também, o caminhar dessa indústria seguindo para um novo direcionamento.

Embora, algumas empresas mal consigam entender a necessidade de novas tecnologias, enquanto outras ainda não tenham absorvido os conceitos de inovação e transformação digital, uma nova revolução já tem sido debatida. O mercado aponta para a chamada Indústria 5.0.

Interessados em conhecer o conceito de Indústria 5.0? Ou quem sabe ficar por dentro do impacto gerado nas empresas e na economia global? Reunimos informações relevantes neste artigo!

O que é Indústria 5.0?

O termo Indústria 5.0 faz referência a uma nova etapa de evolução da indústria. Nesta nova fase, o potencial tecnológico difundido pela Indústria 4.0 se mantém. Entretanto, o fator humano se apresenta como um diferencial.

Assumindo o entendimento de que nenhuma máquina poderá substituir por completo as competências da atividade humana, e que as pessoas são essenciais para uma organização de sucesso, a Indústria 5.0 propõe unir as novas tecnologias às habilidades humanas.

Isso significa que tarefas burocráticas e frequentemente repetitivas podem ser substituídas pela automação. Sendo assim, as pessoas teriam mais espaço em atividades criativas e inovadoras.

As pessoas são mais valorizadas, pois exercem tarefas que dão o real diferencial competitivo da empresa. A ideia é que as pessoas sejam, de fato, o centro do processo produtivo.

Mas antes de nos aprofundarmos sobre Indústria 5.0, vamos dar um breve contexto sobre as evoluções industriais e as transformações que vemos hoje.

Contexto da Revolução da Indústria até os dias atuais

A partir da segunda metade do século XVIII, aparatos inovadores, como a criação da máquina a vapor, desencadearam profundas transformações na vida do homem e da sociedade. 

Uma nova forma de produzir mercadorias marcou o início da chamada Revolução Industrial. A mão-de-obra que antes era de artesãos se tornou mecanizada. Como consequência, a produtividade aumentou significativamente. O homem criou novos hábitos de consumo. Ocorreram mudanças no padrão de vida e nas relações de trabalho. Neste período, consolidou-se um novo modelo econômico: o capitalismo.

Essa primeira fase de acontecimentos é chamada de Indústria 1.0. Após esse período, toda nova onda de transformações na indústria foram caracterizadas como Indústria 2.0, Indústria 3.0, Indústria 4.0 e Indústria 5.0.

A Inglaterra foi o país pioneiro, dando início a Indústria 1.0. Ao descobrirem o carvão como fonte de energia, a criação da locomotiva facilitou o transporte de pessoas e mercadoria, além de afetar o sistema produtivo. As pessoas deixaram os campos e passaram a morar nos grandes centros urbanos. 

Aproximadamente cem anos mais tarde, com ambição por maior produtividade e lucro, as tecnologias existentes foram aperfeiçoadas, dando início a Indústria 2.0. O petróleo se tornou a nova fonte de energia, o que originou a invenção do motor à combustão. Ainda nesse período, o ferro passou a ser substituído pelo aço e alumínio (materiais mais leves).

Como foi um período entre guerras, essa fase evolutiva é marcada pelo advento da indústria automobilística, bélica e pela invenção do telégrafo.

A Indústria 3.0, ou também chamada de Terceira Revolução Industrial, é conhecida como a Revolução Tecnocientífica e Informacional. Iniciou-se na segunda metade do século XX. O período foi marcado pela criação de novas tecnologias que geraram grandiosos avanços no campo da robótica, informática, biotecnologia, telecomunicações, transportes, entre outros.

Essas transformações, presentes até nos dias atuais, mudaram a comercialização dos produtos, modelo de produção, relações sociais e maior conexão geográfica, dando origem ao que chamamos de globalização.

Diferenças entre a Indústria 4.0 e a Indústria 5.0

A Quarta Revolução Industrial é tão recente que artigos elaborados há 10 anos apontavam a Indústria 4.0 como uma transformação do futuro. Essa onda é marcada pela presença da automação nas rotinas de trabalho e nos processos.

Algumas das principais mudanças presentes na Indústria 4.0 são: sistema de armazenamento de dados, drones, impressoras 3D e sistemas inteligentes de monitoramento. Todas essas transformações marcam presença na indústria, assim como no cotidiano da vida humana a fim de gerar conforto e bem estar.

Segundo o Report Indústria 5.0, a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) são classificadas como as duas das principais tecnologias que, embora presentes na quarta revolução, são habilitadoras da Indústria 5.0.

Se no primeiro momento parece confuso, entendemos melhor como isso funciona quando compreendemos que a Indústria 5.0 não surgiu com o objetivo de acabar com todas as conquistas alcançadas até então. 

A Indústria 5.0 ocorre como uma evolução natural da Indústria 4.0. É como se ambas ocorressem ao mesmo tempo, uma complementando a outra. A quinta revolução surge com um ideal mais fundamentalista, no qual embora apoie os avanços tecnológicos, tem o objetivos de colocar as pessoas como o centro da produção. 

O homem é visto como elemento fundamental. As pessoas representam as mentes criativas para o desenvolvimento de novas ideias e tecnologias. A humanidade possui desejos e dores, e utilizam a inovação para atender às suas necessidades. A máquina serve ao homem, e não ao contrário.

Além disso, a Indústria 5.0 alerta as empresas em outros dois sentidos. Primeiro, sobre a responsabilidade ambiental e social que cada uma exerce. Segundo, na busca de soluções ágeis para se adequar rapidamente às mudanças inerentes ao mundo dos negócios.

Surgimento da Indústria 5.0

A Indústria 4.0 foi marcada pela automação e a integração de diferentes tecnologias. Podemos destacar algumas, como:

  • Inteligência Artificial (IA);
  • Internet das coisas (IoT);
  • Robótica;
  • Big Data; e
  • Diversas Tecnologias inseridas em todos as áreas.

Aos poucos, a sociedade sentiu necessidade de mostrar que todas essas tecnologias, apesar de serem fundamentais, não poderiam substituir a habilidade humana. Em 2020, quando o mundo sofreu com a pandemia de Covid-19, essa ideia ganhou mais destaque.

Se até então a tecnologia era desenvolvida para copiar as atividades cognitivas humanas, a partir de agora ganhou nova função. A inteligência artificial, em especial, se utilizada de forma combinada, pode gerar dados que possibilitam a entrega de uma oferta precisa para o cliente específico.

Logo, a Indústria 5.0 possui a característica de gerar produtos interativos, desenvolvidos a partir combinação de tecnologias. O objetivo é construir a hipercustomização a fim de proporcionar uma melhor Experiência do Cliente.

Benefícios e Desafios da Indústria 5.0 nas organizações

Ao refletir sobre os benefícios e desafios da Indústria 5.0, nos deparamos com o impacto que a nova revolução gera nas empresas e na economia global como um todo.

É impossível não identificar o benefício obtido pelas empresas ao estreitar o relacionamento entre as pessoas e a tecnologia. Há tempos, mais distantes, as máquinas eram vistas como substitutas da atividade humana. Hoje, no olhar da Indústria 5.0, podemos ver a vasta utilidade das tecnologias, inclusive, para as pessoas viverem mais e melhor. 

Basta observarmos a tecnologia presente no desenvolvimento de vacinas, tratamentos médicos, criação de proteínas para medicamentos, cirurgias, reconstrução de órgãos, entre outras vantagens.

Outro ponto, é a atenção à sustentabilidade. A mistura da atividade humana com as máquinas não tornam apenas as empresas produtivas. Existe uma preocupação com a sociedade, de modo geral, até então não visto antes. 

Entretanto, para que a Indústria 5.0 seja bem-sucedida, enfrenta alguns desafios. Alguns especialistas apontaram, no Report Indústria 5.0, que a quinta revolução industrial encara obstáculos, como: 

  • parcerias entre indústrias, empresas de tecnologia e instituições de ensino a fim de impulsionar a capacitação das pessoas;

  • cultura organizacional e mudança de mentalidade; e

  • governos e políticas públicas.

A Indústria 5.0 está presente nas atividade de marketing, que utilizam ferramentas de automação, para tomar decisões estratégicas e proporcionar ao cliente uma melhor experiência.

Veja como especialistas podem ajudar o seu negócio nessa jornada. Fale com um Diwe e impulsione a inovação da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Para continuar atualizado acompanhe a DIWE pelo LinkedIn e confira as novidades que publicamos por lá!

Publicações similares

Inovação Corporativa
12 miniutos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet.

Inovação Corporativa
12 miniutos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet.

Inovação Corporativa
12 miniutos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet.

Inovação Corporativa
12 miniutos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet.