Transformação Digital: as principais tendências que irão impactar o mercado em 2023
Segundo estudo, empresas que investem em tecnologia, crescem aproximadamente 60%.
Para uma empresa, a importância máxima é se manter competitiva no mercado. Com tantas atualizações, é preciso estar atento a cada movimento e investir para que a experiência do cliente seja cada vez mais completa. A transformação digital engloba uma série de inovações em tecnologia e traz tendências interessantes.
A adoção dessas novidades faz com que o ciclo do negócio continue ativo e atraente. Empresários que não se atentam ou deixam passar oportunidades, estão sujeitos a perder espaço e, consequentemente, clientes.
Por isso, separamos algumas tendências tecnológicas importantes e que devem impactar o mercado neste e nos próximos anos. Estar por dentro do novo é um dos passos para garantir vida longa ao negócio.
O que é a transformação digital
Com o objetivo de se tornarem mais modernas e acompanharem os avanços tecnológicos, podemos dizer que a transformação digital é uma mudança de mentalidade para as empresas.
O termo vai além da ação de novas tecnologias, formatos ou programas. Quando o assunto são as exigências de uma nova realidade, na qual a tecnologia avança mais rápido que nunca, podemos dizer que há a necessidade de uma transformação digital.
Um estudo levantado pela TNS Research aponta que as empresas que investem em tecnologia têm aumento na receita, com crescimento de aproximadamente 60% a mais em comparação com as empresas que descartam o investimento.
Inteligência de Dados, Big Data e Mobilidade são serviços que se destacam na pesquisa. Entre os benefícios do uso da tecnologia para as empresas estão: otimização dos processos, redução de custos e agilidade nas tarefas.
O contexto é mais próximo das novas modernidades do que sobre as tecnologias em si. Por isso não estamos falando em implantar uma nova funcionalidade apenas, mas de uma mudança cultural. O lado humano conta muito, já que a preocupação da mudança digital está em proporcionar mais qualidade ao atendimento e prestação de serviços, com a intenção de intensificar a experiência do cliente.
Transformação digital: tendência do mercado
Como dissemos, um fator importante é a competitividade, sem dúvidas é o que muitos empresários buscam. Ela é que mantém a empresa no mercado. Mas além disso, podemos também destacar a manutenção da saúde financeira.
De acordo com um estudo do MIT, companhias com maturidade digital são 26% mais lucrativas que as concorrentes que ainda não mantém um programa de jornada digital. Ou seja, investir em tecnologia pode determinar a sobrevivência do negócio. Seja no desenvolvimento de produtos, relacionamento com o cliente, fluxo de processos da empresa e em outras diversas formas.
Como mencionado, a experiência do cliente é uma preocupação constante. O consumidor está mais exigente e seletivo. Isso quer dizer que se não garantir que teve o melhor tratamento e solução para os seus problemas, ele vai procurar o concorrente. Por isso é inteligente investir em soluções que aprimoram a jornada do consumidor, considerando toda a sua experiência de compra: do contato inicial ao pós-venda.
Transformação digital: tendências
Empresários que pensam no futuro do negócio devem estar atentos às novidades digitais e as principais tendências que devem impactar o mercado. Competitividade, renovação, automação e experiência são palavras-chave para dar início à mentalidade da transformação digital.
Inteligência Artificial por todos os lados
Este é o ano da implementação do IA nas organizações. A facilidade do uso de IA sem código será o melhor caminho para que empresas utilizem a inteligência em suas operações e aproveitem para criarem soluções mais inteligentes para os consumidores.
Será cada vez mais comum e urgente a utilização de IA nos processos de negócios de diferentes segmentos. O uso da técnologia para automatizar processos complexos ou tornar a experiência do usuário melhor passará a ser um padrão, nas empresas que não querem perder o seu espaço no mercado.
Cada vez mais será necessário se abtuar a trabalhar junto às máquinas e implementar o IA nos processos de uma empresa, ela será o principal meio de inovação para o mercado.
Segurança e proteção de dados
A proteção de dados tem sido um dos assuntos mais comentados dentro das empresas, principalmente aquelas que lidam com tecnologia e captação de informações dos clientes.
Vai além de uma lei, a segurança é importante para o cliente, ele deve estar seguro ao comprar ou consumir serviços da sua empresa. Novas tecnologias e a velocidade com que elas chegam, podem acompanhar potenciais falhas de segurança.
Portanto, os investimentos em transformação digital também precisam ser direcionados para a utilização de novas técnicas e tecnologias de cibersegurança, bem como o reforço das equipes de TI, afinal, é ela quem vai manter tudo funcionando ou controlar possíveis problemas.
Metaverso
Não podemos falar em digital e novidade sem citar o metaverso. Basicamente, o metaverso é uma realidade em que os mundos virtual e real se integram, ou seja, o universo imersivo.
Ele é criado a partir de tecnologias, como a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada e os Hologramas. Pode parecer até um assunto distante, mas não se engane, tratando-se de tecnologia, é aconselhável entender como funciona e como as empresas podem se beneficiar dessa tecnologia.
Big data
Big data é uma forma de lidar com uma grande quantidade de dados, ainda mais complexos. Esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento não consegue gerenciá-los. No entanto, esses grandes volumes de dados podem ser usados para resolver problemas de negócios, como informação para traçar estratégias e para orientar a tomada de decisão.
As empresas podem utilizar esse serviço para otimizar processos internos e aprimorar serviços e produtos que chegam aos clientes, trabalhando com os três Vs do big data: volume, velocidade e variedade.
Diversidade dos canais de venda
Que os clientes estão cada vez mais exigentes, não é uma novidade. Uma das necessidades que as empresas devem estar atentas é a diversidade dos canais de venda.
Hoje é quase impossível manter somente um site para esta finalidade. Com o avanço da tecnologia, vender ficou mais fácil. Seja pelo Instagram, WhatsApp Business, aplicativo ou até programas de afiliados, oferecer mais de uma opção é garantir que os consumidores tenham opção, qualidade e diversidade.
Além dessa diversidade de canais, é importante realizar investimentos em Inteligência Artificial e em serviços de chatbot, que garantem um atendimento mais rápido e eficiente.
Lembre-se que é uma tendência que os clientes tenham proximidade com as marcas. Um trabalho bem feito na comunicação de cada canal é um caminho para o sucesso de vendas e a experiência completa da jornada de compra.
ESG
A experiência do cliente não fica restrita somente à compra. O posicionamento e responsabilidade social e ambiental da organização também fazem parte dessa estratégia.
As empresas precisam implementar novos modelos de governança, que demonstrem o quanto ela é responsável e contribui para a criação de um planeta melhor.
Estes fatores também entrarão na avaliação que os clientes fazem dos serviços prestados. Por isso é importante estar atento a ações como o ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance, que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, por parte das empresas.
Colaboradores
Uma empresa geralmente tem o foco no cliente, mas ela não pode esquecer de quem faz o “trabalho de casa”. Ou seja, cuidar da saúde dos colaboradores é muito importante.
Uma empresa que trabalha com condições saudáveis, tende a contar com profissionais de ponta, dedicados e empenhados com os objetivos da organização. Manter programas que cuidem do psicológico e também ofereça cuidado com o financeiro, são ótimas formas de manter um espaço competitivo, que conte com colaboradores qualificados.
Essas são só algumas das tendências que já fazem parte do mercado e devem ser intensificadas nos próximos anos. A dica é não deixar de acompanhar as novidades, já que a tecnologia muda constantemente e traz atualizações e facilidades em curto espaço de tempo.
O seu concorrente pode estar fazendo o trabalho de casa, então mantenha-se um passo à frente e invista na transformação digital, aproveitando os benefícios que ela pode trazer para a organização como um todo. Busque atualizar-se sempre dentro do seu nicho e fazer parte das mudanças necessárias.
Quer contar com o nosso apoio nessa jornada?! Conheça a ferramenta Matriz de Maturidade Digital Profound Marketing da DIWE e tenha um diagnóstico gratuito do nível de utilização de ferramentas e plataformas digitais associadas ao alcance dos objetivos do seu negócio.