Transformação Digital: as principais tendências que irão impactar o mercado em 2023

DIWE
January 31, 2023
-
09 minutos
-
Transformação Digital

Segundo estudo, empresas que investem em tecnologia, crescem aproximadamente 60%.

Para uma empresa, a importância máxima é se manter competitiva no mercado. Com tantas atualizações, é preciso estar atento a cada movimento e investir para que a experiência do cliente seja cada vez mais completa. A transformação digital engloba uma série de inovações em tecnologia e traz tendências interessantes.

A adoção dessas novidades faz com que o ciclo do negócio continue ativo e atraente. Empresários que não se atentam ou deixam passar oportunidades, estão sujeitos a perder espaço e, consequentemente, clientes.

Por isso, separamos algumas tendências tecnológicas importantes e que devem impactar o mercado neste e nos próximos anos. Estar por dentro do novo é um dos passos para garantir vida longa ao negócio.

O que é a transformação digital

Com o objetivo de se tornarem mais modernas e acompanharem os avanços tecnológicos, podemos dizer que a transformação digital é uma mudança de mentalidade para as empresas.

O termo vai além da ação de novas tecnologias, formatos ou programas. Quando o assunto são as exigências de uma nova realidade, na qual a tecnologia avança mais rápido que nunca, podemos dizer que há a necessidade de uma transformação digital.

Um estudo levantado pela TNS Research aponta que as empresas que investem em tecnologia têm aumento na receita, com crescimento de aproximadamente 60% a mais em comparação com as empresas que descartam o investimento. 

Inteligência de Dados, Big Data e Mobilidade são serviços que se destacam na pesquisa. Entre os benefícios do uso da tecnologia para as empresas estão: otimização dos processos, redução de custos e agilidade nas tarefas. 

O contexto é mais próximo das novas modernidades do que sobre as tecnologias em si. Por isso não estamos falando em implantar uma nova funcionalidade apenas, mas de uma mudança cultural. O lado humano conta muito, já que a preocupação da mudança digital está em proporcionar mais qualidade ao atendimento e prestação de serviços, com a intenção de intensificar a experiência do cliente.

Transformação digital: tendência do mercado

Como dissemos, um fator importante é a competitividade, sem dúvidas é o que muitos empresários buscam. Ela é que mantém a empresa no mercado. Mas além disso, podemos também destacar a manutenção da saúde financeira.

De acordo com um estudo do MIT, companhias com maturidade digital são 26% mais lucrativas que as concorrentes que ainda não mantém um programa de jornada digital. Ou seja, investir em tecnologia pode determinar a sobrevivência do negócio. Seja no desenvolvimento de produtos, relacionamento com o cliente, fluxo de processos da empresa e em outras diversas formas.

Como mencionado, a experiência do cliente é uma preocupação constante. O consumidor está mais exigente e seletivo. Isso quer dizer que se não garantir que teve o melhor tratamento e solução para os seus problemas, ele vai procurar o concorrente. Por isso é inteligente investir em soluções que aprimoram a jornada do consumidor, considerando toda a sua experiência de compra: do contato inicial ao pós-venda.

Transformação digital: tendências

Empresários que pensam no futuro do negócio devem estar atentos às novidades digitais e as principais tendências que devem impactar o mercado. Competitividade, renovação, automação e experiência são palavras-chave para dar início à mentalidade da transformação digital.

Inteligência Artificial por todos os lados

Este é o ano da implementação do IA nas organizações. A facilidade do uso de IA sem código será o melhor caminho para que empresas utilizem a inteligência em suas operações e aproveitem para criarem soluções mais inteligentes para os consumidores.

Será cada vez mais comum e urgente a utilização de IA nos processos de negócios de diferentes segmentos. O uso da técnologia para automatizar processos complexos ou tornar a experiência do usuário melhor passará a ser um padrão, nas empresas que não querem perder o seu espaço no mercado.

Cada vez mais será necessário se abtuar a trabalhar junto às máquinas e implementar o IA nos processos de uma empresa, ela será o principal meio de inovação para o mercado.

Segurança e proteção de dados

A proteção de dados tem sido um dos assuntos mais comentados dentro das empresas, principalmente aquelas que lidam com tecnologia e captação de informações dos clientes.

Vai além de uma lei, a segurança é importante para o cliente, ele deve estar seguro ao comprar ou consumir serviços da sua empresa. Novas tecnologias e a velocidade com que elas chegam, podem acompanhar potenciais falhas de segurança. 

Portanto, os investimentos em transformação digital também precisam ser direcionados para a utilização de novas técnicas e tecnologias de cibersegurança, bem como o reforço das equipes de TI, afinal, é ela quem vai manter tudo funcionando ou controlar possíveis problemas.

Metaverso

Não podemos falar em digital e novidade sem citar o metaverso. Basicamente, o metaverso é uma realidade em que os mundos virtual e real se integram, ou seja, o universo imersivo.

Ele é criado a partir de tecnologias, como a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada e os Hologramas. Pode parecer até um assunto distante, mas não se engane, tratando-se de tecnologia, é aconselhável entender como funciona e como as empresas podem se beneficiar dessa tecnologia.

Big data

Big data é uma forma de lidar com uma grande quantidade de dados, ainda mais complexos. Esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento não consegue gerenciá-los. No entanto, esses grandes volumes de dados podem ser usados para resolver problemas de negócios,  como informação para traçar estratégias e para orientar a tomada de decisão.

As empresas podem utilizar esse serviço para otimizar processos internos e aprimorar serviços e produtos que chegam aos clientes, trabalhando com os três Vs do big data: volume, velocidade e variedade.

Diversidade dos canais de venda

Que os clientes estão cada vez mais exigentes, não é uma novidade. Uma das necessidades que as empresas devem estar atentas é a diversidade dos canais de venda.

Hoje é quase impossível manter somente um site para esta finalidade. Com o avanço da tecnologia, vender ficou mais fácil. Seja pelo Instagram, WhatsApp Business, aplicativo ou até programas de afiliados, oferecer mais de uma opção é garantir que os consumidores tenham opção, qualidade e diversidade.

Além dessa diversidade de canais, é importante realizar investimentos em Inteligência Artificial e em serviços de chatbot, que garantem um atendimento mais rápido e eficiente.

Lembre-se que é uma tendência que os clientes tenham proximidade com as marcas. Um trabalho bem feito na comunicação de cada canal é um caminho para o sucesso de vendas e a experiência completa da jornada de compra.

ESG

A experiência do cliente não fica restrita somente à compra. O posicionamento e responsabilidade social e ambiental da organização também fazem parte dessa estratégia.

As empresas precisam implementar novos modelos de governança, que demonstrem o quanto ela é responsável e contribui para a criação de um planeta melhor. 

Estes fatores também entrarão na avaliação que os clientes fazem dos serviços prestados. Por isso é importante estar atento a ações como o ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance, que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, por parte das empresas.

Colaboradores

Uma empresa geralmente tem o foco no cliente, mas ela não pode esquecer de quem faz o “trabalho de casa”. Ou seja, cuidar da saúde dos colaboradores é muito importante.

Uma empresa que trabalha com condições saudáveis, tende a contar com profissionais de ponta, dedicados e empenhados com os objetivos da organização. Manter programas que cuidem do psicológico e também ofereça cuidado com o financeiro, são ótimas formas de manter um espaço competitivo, que conte com colaboradores qualificados.

Essas são só algumas das tendências que já fazem parte do mercado e devem ser intensificadas nos próximos anos. A dica é não deixar de acompanhar as novidades, já que a tecnologia muda constantemente e traz atualizações e facilidades em curto espaço de tempo.

O seu concorrente pode estar fazendo o trabalho de casa, então mantenha-se um passo à frente e invista na transformação digital, aproveitando os benefícios que ela pode trazer para a organização como um todo. Busque atualizar-se sempre dentro do seu nicho e fazer parte das mudanças necessárias.

Quer contar com o nosso apoio nessa jornada?! Conheça a ferramenta Matriz de Maturidade Digital Profound Marketing da DIWE e tenha um diagnóstico gratuito do nível de utilização de ferramentas e plataformas digitais associadas ao alcance dos objetivos do seu negócio.

Publicações similares

Inovação Corporativa
12 miniutos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet.

Inovação Corporativa
12 miniutos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet.

Inovação Corporativa
12 miniutos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet.

Inovação Corporativa
12 miniutos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet.