O que você precisa saber sobre Inteligência artificial, consumidores e confiança
Há algumas semanas falamos por aqui do “boom” que foi o lançamento do ChatGPT. São muitas perguntas que rodeiam essa novidade. Será que esse é o futuro? Será que vai atrapalhar mais do que ajudar? Será que vai tomar o emprego de muitos profissionais? Tudo isso porque ele desenvolve uma conversa sobre vários assuntos e pode ser revolucionário principalmente quando falamos de Marketing.
Toda nova tecnologia desperta temores dos mais variados tipos. Mas profissionais da área de Marketing já estão acostumados com novas tecnologias que mudam totalmente o jeito de se pensar nas estratégias. Elas trazem resultados inovadores e modificam o olhar sobre as tendências para o futuro.
No entanto, apesar de encantar uma parcela significativa da população e melhorar a eficiência de alguns trabalhos, para outros, a confiança nas máquinas parece ter alguns limites, sobretudo quando consideramos a natureza daquilo com o que elas estão lidando.
O Instituto Locomotiva fez um levantamento inédito sobre como o brasileiro lida com a Inteligência Artificial. Ao todo, foram ouvidas 1,7 mil pessoas em todo o país, que foram confrontadas com quatro cenários hipotéticos para avaliar a confiança na execução de tarefas realizadas por humanos e por máquinas: ação policial, aumento salarial, seleção profissional e distribuição de recursos financeiros em um município. A pesquisa mostrou que os brasileiros têm maior intolerância a erros ou injustiças provocadas pela inteligência artificial, enquanto dão mais créditos a profissionais humanos pelos sucessos obtidos.
Mas não somos o único país que tem certo desconforto com os avanços tecnológicos. Segundo a pesquisa Trust in Artificial Intelligence: Global Insights 2023 , realizada pela KPMG, 15 dos 17 países analisados no estudo colocam os riscos envolvendo cibersegurança como sua principal preocupação em relação à Inteligência Artificial – incluindo o Brasil. Por aqui, privacidade de dados, segurança e governança são os principais princípios para que as pessoas sigam confiando na Inteligência Artificial. Ainda assim, 71% dos brasileiros acreditam que os benefícios da Inteligência Artificial superam os riscos, ficando atrás somente da China (81%).
A confiança é também um mecanismo para reduzir a complexidade e a incerteza em situações de mudança. E o desafio das empresas vai ser convencer seus consumidores de que eles podem confiar nelas quanto ao uso da Inteligência Artificial. E este será um excelente desafio para os profissionais de Marketing interessados em trabalhar com tecnologia nos próximos anos.
Interações inteligentes não apenas abrem o caminho para uma assistência personalizada, mas também têm a capacidade de tornar toda a experiência do cliente mais conveniente e consistente. Ter uma estratégia alimentada por Inteligência Artificial garantirá tempos de espera mais curtos para os clientes, agilizará as interações e garantirá a assertividade das ações. Inteligência Artificial é a chave não apenas para aproveitar de forma eficaz as informações do cliente e ganhar sua confiança, mas também para que os negócios possam permanecer de forma competitiva em um mercado abarrotado e cada dia mais exigente quanto a experiências únicas.
Se você quer que o seu negócio caminhe rumo ao futuro, a DIWE é a parceira estratégica perfeita para te ajudar. Oferecemos inovações e soluções tecnológicas para otimizar os resultados da sua empresa.