ChatGPT é o novo capítulo da inteligência artificial
Como saber se o texto que você está lendo agora foi feito por uma pessoa ou por um robô? Questões como essa não eram discutidas até pouco tempo atrás. Mas a chegada de novas ferramentas, como o chatbot que cria textos praticamente idênticos aos que seriam criados por humanos, impactam cada vez mais nosso cotidiano.
O ChatGPT, o chatbot desenvolvido pela empresa americana OpenAI, gera textos extremamente semelhantes ao que um ser humano poderia escrever, sendo capaz de manter conversas bastante fluidas e naturais. Mas nem tudo é perfeito. A própria empresa criadora admite que o sistema pode gerar informações incorretas ou enganosas, além de produzir conteúdo ofensivo ou tendencioso. Afinal, até a inteligência artificial tem suas limitações.
Criar produtos baseados no uso de inteligência artificial não é um caminho totalmente novo para a OpenAI, que tem entre seus fundadores o bilionário Elon Musk. A empresa também é responsável pelo desenvolvimento do DALL-E, que ficou famoso em 2022, a plataforma que o internauta descreve algo e o comando gera uma imagem. Isso sem que o usuário tenha habilidades de designer ou a necessidade de entender como treinar uma inteligência artificial. O Dall-E não procura na internet por algo semelhante ao descrito, ele cria um conjunto de imagens novas.
O ChatGPT parece ser um importante ponto de inflexão com potencial para transformar a forma como trabalhamos. Atualmente, existe um consenso de que os líderes não são necessariamente aqueles que apresentam soluções, e sim os que engajam e estimulam seus times através das perguntas certas. Dentro deste contexto, ferramentas como o ChatGPT passam a exercer um papel fundamental ao otimizar processos de pesquisa e coleta de dados, facilitando a análise e geração de insights, bem como liberando tempo dos colaboradores para outras atividades. Quem sabe não teremos uma inteligência artificial que aponte sugestões para criação de layout dos slides ou respostas aos nossos e-mails?
Possibilidades de uso do ChatGPT
- Atendimento automatizado ao cliente: pode ser usado para fornecer suporte automatizado ao cliente, respondendo de maneira natural.
- Assistente pessoal: pode ser usado como um assistente pessoal virtual para ajudar no gerenciamento de tarefas, agendamento e lembretes.
- Educação: pode ser usado para ajudar os alunos no aprendizado, fornecendo explicações e orientações personalizadas.
- Criação de conteúdo: pode ser usado para gerar conteúdo como postagens de blog, artigos e histórias criativas.
Vale a pena investir no ChatGPT?
O software gratuito já foi testado por mais de um milhão de pessoas, e tem atraído não só a atenção do público com a de grandes empresas. Entre as notícias que figuram nos últimos dias, esteve o investimento bilionário da Microsoft na plataforma. A intenção da big tech é usar a parceria existente com a empresa para incorporar mais inteligência artificial aos seus produtos.
Com empresas buscando cada vez mais uma experiência aprimorada para o consumidor, a utilização da inteligência artificial, que entende o usuário, é essencial. O conceito une análise de dados, humanização e soluções tecnológicas para promover uma experiência de qualidade ao consumidor. Se você está se perguntando: como aplicar na minha marca? Veja como a Diwe pode colaborar para que sua empresa atinja resultados necessários em tecnologia:
- Ativos digitais
Desenvolvimento Site/Blog
Hotsites
Aplicativos
Desenvolvimento Específico
- Suporte e Evolução
Suporte e Evolução dos ativos digitais
- Dados
Arquitetura e engenharia de dados
Implementação de data lake and data warehouse
Implementação de BI
Análises preditiva e prescritiva
AI e ML applications
Esperamos que esse conteúdo traga insights interessantes. Que tal conhecer melhor as soluções da DIWE para fomentar a inovação na sua empresa? Clique aqui e fale com um Diwer