3 dicas fundamentais para potencializar a jornada de inovação do seu negócio

DIWE
March 14, 2023
-
08 minutos
-
Inovação Corporativa

O processo de transformação digital que ocorreu nos últimos anos serviu de alerta para as organizações inovarem. Alguns especialistas apontam a pandemia do covid-19 como o acelerador da transformação digital, pois as empresas foram forçadas a se digitalizar para operarem.

Acelerando ou não, a realidade é que o sinal vermelho foi acionado e empresas tradicionais não conseguem avançar em sua caminhada sem o mínimo vestígio de inovação.

Mas até quando inovações superficiais irão garantir o espaço dessas empresas no mercado?

Sandro Magaldi, autor do livro Liderança Disruptiva, junto com José Salibi Neto, em sua participação no Venture Cast, da DIWE, salientou que as empresas tradicionais ainda terão vida, mas com data de falência certa.

Dentro deste contexto, as empresas notaram que a inovação não ocorre do dia para a noite, é um processo contínuo. E toda organização que decide sair da zona de conforto, inicia uma Jornada de Inovação!

Pensando em empresas que necessitam de ajuda para iniciar a sua jornada, criamos este artigo para mostrar as 3 dicas fundamentais para potencializar a Jornada de Inovação de um negócio.

O que é Jornada de Inovação?

Jornada de Inovação é o caminho a ser percorrido por empresas que entenderam que inovar não é curso, um funcionário ou uma ferramenta. É mudança de rotina, maturidade, ações contínuas, aumento de receita e sobrevivência da empresa.

Não existe uma fórmula mágica para inovar. Não há um manual, nem o mapa do tesouro da inovação. Mas a partir de experiências de diversas empresas, existe um discurso, quase que unânime, apontando os itens abaixo como fundamentais para as empresas que desejam inovar.

Mudança de mentalidade

O ponto inicial do início da Jornada sem dúvidas é a mudança de mentalidade. Esta mudança não garante apenas o início da caminhada, mas também a manutenção dela de forma segura. 

Erradamente, algumas empresas acreditam que inovação é uma pessoa que usa termos diferentes ou um setor específico. E depositam naquele time ou pessoa a missão de externar para os clientes, e concorrência, a ideia de que a empresa sabe o que é inovação.

Pode até ter uma pessoa mais experiente nessa área ou um setor que trata ideias de intraempreendedorismo, por exemplo. Mas somente a mudança de mentalidade de toda a organização será capaz de transparecer e sustentar a inovação de forma duradoura.

A mudança de mentalidade pode ocorrer em todos os sentidos, mas ganha força quando parte da governança para o operacional. 

Enquanto a empresa tenta mudar a mentalidade e estabelecer uma cultura de inovação, a necessidade de um novo estilo de liderança virou pauta nos mais diversos congressos empresariais. Embora  o termo tenha sido banalizado por pessoas que usam a palavra para ganharem visibilidade, a capacitação dessa liderança ainda é apontada como a iniciativa de maior impacto para se estabelecer uma cultura de inovação.

É essa cultura que faz com que a mentalidade inovadora seja difundida por toda capilaridade organizacional. Até os novos integrantes da empresa terão facilidade de entender sobre inovação.

Veja alguns sinais comuns de empresas presas em processos engessados e tem necessidade latente de Mudança de Mentalidade:

  • Times em que somente o chefe tem voz;
  • Burocratização de processos;
  • Colaboradores executam as tarefas sem saber a finalidade das próprias atividades para a organização.

Buscar parceiros estratégicos

Existe um ecossistema de inovação. Ou seja, nenhuma empresa está sozinha nessa jornada e ninguém sabe, nem precisa saber, de tudo. As opções de parceria são diversas e podem ocorrer através da inovação aberta ou fechada. As empresas parceiras possuem a bagagem de conhecer os erros mais comuns cometidos por empresas que estão iniciando a jornada. Assim, esta parceria faz você ganhar tempo e conhecimento.

Talvez a parceria mais conhecida, até para quem está por fora da temática, é o relacionamento com startups. As startups surgem respirando inovação. Faz parte do seu core, ou seja, elas usam ferramentas, metodologias e tecnologia para fugir do padrão. É o famoso “pensar fora da caixa”.

O relacionamento com startups pode ser feito através da aquisição (M&A), investimentos (Corporate Venture Capital, Venture Capital, Joint Venture), criação (Corporate Venture Builder, Venture Builder) e outros acordos de interesse para ambas as partes.

A startup pode ser parte da operação de uma organização. Enquanto a organização é beneficiada pelo serviço inovador que a startup oferece, em troca, a startup aumenta o network conhecendo fornecedores, clientes e outros parceiros da organização.

Entretanto, a busca por parcerias estratégicas não se limita ao relacionamento com startups. Como grandes empresas têm dificuldade em dar o passo inicial para construir uma jornada de inovação ou, muitas vezes, ficam estagnadas sem direcionamento, surgiu a necessidade de fortalecimento das Ventures. Assim como a DIWE Venture. Que são empresas com grande conhecimento na área de inovação. Elas possuem métodos, ferramentas e talentos preciosos para dar melhor entendimento e amplificar os horizontes de inovação.

As empresas tradicionais, representadas por sua governança, possuem uma visão embaçada, ou limitada dos benefícios da inovação. Até quando se fala em parceria estratégica, elas não identificam o que tem de estratégico fomentar este relacionamento. Mas quando olham para “dentro de casa”, observam que a receita não aumenta, a perda constante de grandes profissionais que migram para empresas vizinhas ou montam o próprio negócio, e diversos movimentos que sinalizam que algo deve ser feito.

3 dicas fundamentais para potencializar a jornada de inovação do seu negócio

Traçar os objetivos

A empresa precisa ter um direcionador. Um objetivo para ser atingido. Tudo bem se a empresa entendeu sobre o que é inovação e não deseja realizar, inicialmente, investimentos de grande risco. Porém o objetivo a ser alcançado deve ser evidente, pois é ele que determina o movimento de trabalho que a empresa vai executar.

Quando o alvo inicial for acertado, um novo objetivo será traçado. Vai ocorrendo uma evolução progressiva das metodologias, ferramentas e capacitação. Enquanto isso, em paralelo, a mentalidade organizacional ganha maturidade no ramo da inovação.

Os objetivos não devem estar muito distantes da realidade da empresa. Passos pequenos e constantes são melhores que evolução abrupta e ineficiente.

A partir desses objetivos são traçadas as métricas. E o acompanhamento delas revela melhorias e falhas no processo. Assim como o sucesso dos esforços de todos da empresa.

Como a DIWE Venture pode ajudar o seu negócio?

O Profound Innovation Sprint é uma consultoria empresarial especializada em inovação corporativa que ajuda grandes empresas a criar um plano de inovação aplicável, identificando iniciativas inovadoras com potencial para tornar a empresa relevante em um mercado em constante transformação. Venha ter essa experiência.

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