Inovação disruptiva: saia da zona de conforto e permaneça em alta

DIWE
July 29, 2019
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07 minutos
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Inovação Corporativa

Existe uma linha muito tênue entre “não mexer em time que está ganhando” e tomar a decisão disruptiva de inovar sua empresa bem-sucedida antes que seja tarde demais.Algumas empresas milionárias foram à falência quando decidiram manter-se em suas formas tradicionais e evitar o novo.Empresas como a Kodak ou a Blockbuster continuaram em seus formatos iniciais porque foi assim que chegaram ao sucesso, porém novas tecnologias e modelos são criados todos os dias, mudando radicalmente os gostos e escolhas dos clientes.Em consequência, se os clientes ficam mais exigentes, os lucros diminuem e os empresários começam a refletir quando foi a última vez que investiram em inovação. Além disso, será que os funcionários estão preparados para lidar com a criticidade desse novo público?É nesse momento que os gestores devem chegar a uma assustadora, porém necessária, tomada de decisão: “Será que chegou a hora de ser disruptivo ou devo evitar este risco?”Neste post, vamos discutir um pouco sobre a inovação disruptiva, de que formas podemos inovar para continuar em alta e exemplos bem sucedidos para aumentar a confiança!

Um pouco mais sobre inovação disruptiva

A inovação disruptiva busca oferecer soluções alternativas para públicos menores com foco no preço baixo e na qualidade do produto ou serviço.A partir de novas ideias, uma companhia que já era forte no mercado pode criar uma outra divisão e focar também em novas oportunidades. Do mesmo modo que uma empresa com menos recursos pode criar algo tão inovador que passará a competir diretamente com outras já consolidadas no mercado.Segundo uma pesquisa da Economist Intelligence Unit feita com mil empresários de diversos ramos, mais de 60% deles estão assustados com as mudanças bruscas no modo de empreender tradicional.Estas mesmas empresas veem a disrupção como uma oportunidade de inovação e estão pensando seriamente em criar cargos ou parcerias que foquem 100% do tempo em estratégias disruptivas.A seguir, vamos listar mudanças que podem auxiliar você neste momento.

Como começar a pensar em disrupção?

Existem alguns pontos comuns seguidos por empresas que tomaram a decisão de inovar. Dentre eles:

Fazer parcerias

Muitas vezes a disrupção pode fugir totalmente de um modelo já conhecido. Envolver-se com startups focadas nisso e fazer alianças estratégicas com outras empresas do mercado, mesmo que concorrentes, é uma forma de mudar seu negócio rapidamente.

Pense “fora da caixa”

Procure soluções além das competências tradicionais e das áreas do seu negócio. É praticamente obrigação de uma empresa pensar em inovações que auxiliem no fechamento de negócios, captura de novos clientes e venda de produtos. Nem sempre estas mudanças precisam ser caras e complicadas, em algumas ocasiões um simples reposicionamento resolve todos os problemas.

Lidere

Um bom líder dá a confiança necessária para que seus colaboradores arrisquem, mesmo que a ideia não vá para frente. Defenda, comemore e premie os esforços de todos em prol da disrupção.

Troque ideias

Convoque uma equipe heterogênea, um pouco de cada área da empresa, e crie bate-papos e brainstormings. Deixe que todos opinem e discutam. Muitas vezes um olhar novo faz a diferença.

Arrisque

A ideia de arriscar em algo novo pode ser assustadora, porém há inúmeros exemplos de empresas que pivotaram e, em vez de perderem tudo, começaram de novo e estão colhendo os frutos. Mas lembre-se, há uma grande diferença entre pivotar e abandonar seu projeto. Arriscando em um pivot, você continua com toda sua carga de experiências e reaproveita os ativos em favor de uma nova estratégia.Ainda não conhece o termo pivotar?A palavra “pivotar” é a transformação do verbo “to pivot” para o português. Este verbo significa girar, rodar, ou seja, pivotar é revolucionar seu negócio, se reinventar. Podemos citar como exemplos bem-sucedidos de empresas que pivotaram a PayPal, que começou voltada para palmtops, mas percebeu a tempo que seu forte eram os micropagamentos online. Outro exemplo é o Youtube, que inicialmente era um site de relacionamentos e agora é a mundialmente famosa plataforma de divulgação de vídeos.

Conheça mais ações disruptivas famosas

A indústria de entretenimento é umas das que mais busca inovações disruptivas. Dois grande exemplos que revolucionaram a forma de ouvir música e assistir filmes são a Spotify e Netflix. Ambos permitem que o cliente assista e ouça tudo o que quiser e de onde achar melhor pagando um preço muito baixo.Outra empresa famosa é a Uber, que começou revolucionando a forma com que as pessoas se locomoviam, mas agora estão preocupados em investir em pesquisas sobre carros autônomos.A Google rompeu barreiras ao criar uma forma de pesquisa tão eficiente que as pessoas até esqueceram o que eram as lista telefônicas. Atualmente a empresa está criando um novo projeto que mede o espaço físico sem necessidade de GPS ou outros sinais externos usando apenas um dispositivo móvel.A vontade de inovar e continuar em alta une todas essas empresas. Quando elas acham que estagnaram, já pensam em novos formatos e mais ações disruptivas que possam levá-las ainda mais longe, mesmo que isso mude completamente seu formato original.Apresentar inovações inéditas não é nada fácil, mas também não é impossível e pode significar a permanência da sua empresa no mercado. Se você tiver dúvidas ou precisar de um auxílio para o seu negócio, ligue para a DIWE, estaremos aguardando seu contato.Se você gostou deste post e quiser conferir outros conteúdos educativos, continue lendo nosso blog.