As diferenças entre Frameworks de inovação para Venture Studios B2B e B2C

DIWE
September 7, 2022
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10 minutos
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Inovação Corporativa

O artigo que você vai ler agora foi originalmente escrito por Megan Doyle, publicado por The World We Create, na data de 16 de setembro de 2021 e tem o título original:How B2B and B2C Venture Studio Innovation Frameworks Differ. A tradução do conteúdo tem o objetivo de fornecer uma visão privilegiada sobre a nova economia, inovação e qual percepção diversos países têm a respeito dos termos e conceitos apresentados. Boa leitura!

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O modelo de negócios dos Venture Studios consegue unir empreendedorismo, inovação e táticas de construção de empresas com financiamento de fundos de venture. Por concepção, Venture Studios conectam ideias de negócios com seus talentos para executar ideias. Isso oferece aos empreendedores um novo tipo de sistema de suporte de valor para reduzir o time to market (tempo de lançamento no mercado), reafirmando rapidamente e expandindo de forma mais ambiciosa os mercados inexplorados. 

 

Ao longo da última década, os Venture Studios ganharam popularidade sem precedentes no mundo das startups, com um histórico comprovado para apoiar seu sucesso. Nos últimos 7 anos, o mercado de Venture Studios teve um crescimento incrível de 625% e não mostra sinais de desaceleração. 

 

Partindo do pressuposto que o modelo Venture Studio é um conceito bastante novo, vários fatores precisam ser levados em consideração durante a sua concepção. Por exemplo, um Venture Studio deve direcionar seu portfólio, selecionando uma estratégia a ser seguida como meio de induzir a inovação organizacional: startups business-to-business (B2B) ou business-to-consumer (B2C). 

 

47% das vezes em 2020, os Venture Studios afirmaram ser agnósticos nos tipos de startups que planejavam lançar. No entanto, mesmo com muitos adotando essa abordagem generalista - serviços financeiros (FinTech), software como serviço (SaaS), dados e análises, saúde e IA foram as verticais mais procuradas. 

 

Em 2021, o tipo de empresas que os Venture Studios continuaram produzindo estiveram divididas em 61% das startups oferecendo soluções B2B e os outros 39% oferecendo soluções B2C. Isso prova que o crescimento do B2B continua sendo a escolha mais popular para portfólios de ventures. 

 

Decidir sobre a direção das empresas do portfólio dos Venture Studios (B2B, B2C ou uma combinação de ambos), influencia diretamente a estratégia de inovação de uma organização. A inovação corporativa está se tornando muito mais uma questão de criar valor do que simplesmente criar coisas novas. No cenário competitivo das startups de hoje, os empreendimentos de portfólio precisam focar ainda mais no que é produzido, como é produzido e como é comercializado. 

Diagrama: Alinhando os objetivos organizacionais com estratégia de inovação

Desenvolvendo um plano de negócios para uma Inovação Estratégica 

 

À medida que o ecossistema das startups se torna mais complexo, as abordagens tradicionais de inovação não são mais adequadas. É aqui que entra o modelo Venture Studio com uma proposta de valor única ao conceituar e executar métodos de inovação para a construção de empresas modernas. O incentivo para que negócios como os Venture Studios permaneçam inovadores vem com o risco de disrupção a partir dos novos participantes do mercado - ou também conhecido como “The Innovator’s Dilemma1

A disciplina de construir startups disruptivas é baseada nos tipos de frameworks de inovação que cada modelo de Venture Studio decide investir seus recursos. A seleção de um framework de inovação é uma maneira pela qual cada Venture Studio pode definir os parâmetros, processos e práticas que irão promover a inovação dentro do modelo de negócio escolhido. Por ser um processo extremamente complexo e multifacetado, a seleção de um framework de inovação leva tempo e, muitas vezes, várias tentativas fracassadas antes que a estratégia final seja acordada pelos tomadores de decisão. No entanto, passar por esse processo iterativo fornece um roteiro para os stakeholders interessados inovarem de acordo com a estratégia corporativa e criarem resultados tangíveis de negócios.

 

Cada nova ideia de negócio ou venture precisa abordar três critérios importantes dentro da estrutura de inovação escolhida: (1) exequibilidade; (2) viabilidade e; (3) conveniência. O ponto ideal da inovação ocorre quando uma nova ideia provou ser executável, seu modelo de negócios é viável e os clientes desejam usá-la.

O quadrante da inovação

Mais recentemente, Venture Studios estão focados em investir em ideias centradas em tecnologias disruptivas como forma de alcançar o ponto ideal de inovação. Venture Studios que se concentram em cofundar e investir em startups SaaS estão atraindo a atenção de desenvolvedores e empreendedores de todo o mundo. Essa tendência notável também é resultado de mais empresas investindo em tecnologias disruptivas como forma de manter uma vantagem competitiva. Como resultado, há um número crescente de startups criando soluções que auxiliam as organizações na automatização de processos, aumentando a eficiência e atendendo às crescentes demandas de seus clientes. 

 

Ao desenvolver esse framework de inovação dentro do modelo de Venture Studio, é importante entender os diferentes tipos de inovação que existem. Além de desenvolver novos produtos e serviços, as organizações inovam de várias maneiras para obter vantagem competitiva. 

Diagrama: 10 tipos de inovação

 

O framework de dez tipos de inovação de Doblin é simples e intuitivo e é usado para enriquecer a inovação organizacional, identificar áreas de oportunidade e analisar a concorrência existente. Os tipos de inovação no topo do framework são principalmente focados em melhorias internas e são considerados um pouco distantes dos clientes. Ao final do framework temos os tipos de inovação mais voltados para usuários finais e clientes. 

 

Com base na direção da estratégia de inovação e nos objetivos gerais da organização, um Venture Studio deve decidir qual tipo ou tipos de inovação são mais adequados às suas necessidades. Uma combinação de tipos de inovação geralmente funciona melhor para que melhorias incrementais e radicais ocorram em vários pontos de contato da cadeia de valor do Venture Studio. 

 

Venture Studios podem creditar grande parte de seu sucesso ao fato de realizarem uma profunda pesquisa que garante demanda e uma proposta de valor única para qualquer nova solução que as empresas do portfólio oferecem. Ventures nos ecossistemas B2B e B2C enfrentam continuamente o desafio de repensar os modelos de negócios estabelecidos em um cenário cada vez mais competitivo. O framework de inovação escolhido precisa ser definido em relação aos objetivos exclusivos de cada empresa e a decisão sobre um framework é amplamente baseada em qual metodologia permite a execução mais rápida das melhores ideias de negócios. 

Frameworks de inovação B2B 

 

Em geral, os investidores têm motivações diferentes dos consumidores. As startups B2B estão constantemente buscando introduzir “service innovations” (SIs) para melhorar o valor organizacional. Os Venture Studios que possuem foco em startups B2B desempenham o papel de um laboratório de inovação terceirizado com uma perspectiva de mercado diversificada. As startups B2B se focam nos Frameworks de inovação que levam em consideração esses fatores: avaliação geral de risco, potencial de ROI, restrições de recursos e alinhamento estratégico.

Muitos Venture Studios consideram o modelo B2B mais fácil de operar porque têm membros do conselho com grande experiência de trabalho anterior em corporações. O desenvolvimento de ventures B2B torna-se ainda mais fácil se o Venture Studio já tiver construído relacionamentos no setor com outras empresas. O framework B2B envolve o estabelecimento de colaborações estratégicas e parcerias para gerar ganha-ganha para produtos, serviços e ampliar market share. Eles (Venture Studios focados em B2B) geralmente decidem se conectar com parceiros do setor para aumentar significativamente suas chances de sucesso e crescimento do portfólio, conectando “insights”, antecipando comportamentos e estendendo a experiência do cliente a um ecossistema de parceiros.

 

Venture Studios que criam startups B2B tendem a colocar um foco maior nas fases de configuração e oferta do funil de inovação. 

Características dos Frameworks B2B 

  • Muitas vezes, esses tipos de startups colocam um foco maior nos modelos de negócio Everything-as-a-Service (EaaS ou XaaS). Ele reconhece o grande número de produtos, ferramentas e tecnologias que os fornecedores agora entregam aos clientes que normalmente usam a Internet, em vez de fornecer ofertas locais ou no local. 
  • Para serviços de suporte além da oferta inicial, as empresas B2B tendem a usar software corporativo que normalmente precisa de comunicação individual com clientes, canais de suporte ou dashboards. 
  • Há um foco maior na cocriação B2B e em parcerias corporativas, o que é uma maneira poderosa de co-inovar novos valores de negócios. As empresas que trabalham juntas reúnem recursos valiosos e aumentam o speed to market, resolvem os problemas dos clientes mais rapidamente e reduzem os riscos gerais associados à fundação de um novo empreendimento. 
  • O marketing do produto ou serviço é focado no marketing baseado em contas (ABM), que envolve direcionar a mensagem principal para tomadores de decisão proeminentes de empresas clientes em potencial. Cerca de 61% dessas transações B2B começam online. 
  • As empresas B2B produzem conteúdo mais orientado para o setor porque o objetivo é ajudar o cliente a avançar ainda mais no pipeline de vendas, o que significa educá-lo sobre os desafios persistentes do setor e como essa oferta pretende resolvê-los. 
  • Embora os empreendimentos B2B usem as mídias sociais em menor grau do que as startups B2C, o LinkedIn é considerado a plataforma de mídia social mais benéfica para empreendimentos B2B. 

Além disso, os cinco fatores mais importantes para os compradores B2B avaliarem os viabilizadores de soluções são: 1) recursos e funcionalidades (73%); 2) precificação (72%); 3) revisões (59%); 4) tempo de implantação e facilidade de uso (56%); e 5) a capacidade de resolver um ponto problemático (47%). Além disso, a reputação do fornecedor, a fidelidade do cliente e a facilidade de compra são os pontos necessários para se destacar no mercado B2B.

Normalmente, as estruturas de inovação B2B se concentram em estratégias que focam em prazos de entrega mais longos e cultivo de relacionamento com clientes, consumidores e outras partes interessadas. 

Exemplos de Venture Studios focados para B2B

Frameworks de inovação B2C 

 

Normalmente, os frameworks de inovação B2C se concentram em prazos de entrega e estratégias mais curtos que garantem clientes recorrentes e forte fidelidade à marca. Tradicionalmente, estratégias como crowdsourcing funcionam melhor para empresas B2C. No ecossistema B2C, as empresas normalmente podem executar testes mais rapidamente do que B2B, o que torna as iterações de variações de recursos mais robustas. 

 

Nos estágios iniciais do negócio, muitos Venture Studios pensam que é mais fácil escolher um modelo B2C porque, no dia a dia, todo mundo é consumidor. A familiaridade e a suposição de que entender o que os consumidores desejam, vem mais naturalmente. Os modelos B2C tendem a funcionar extremamente bem se o modelo de negócio puder garantir uma grande base de clientes.

 

Venture Studios são conhecidos por sua natureza ágil e reconhecem que para sustentar a inovação, o framework escolhido deve ser maleável. Nenhuma ferramenta ou método de inovação fornecerá avanços consistentes e lucrativos. Seria necessária uma abordagem sistemática para construir valor intrínseco, o que significa que a inovação sustentável requer uma combinação de estratégias inovadoras que proporcionem melhorias nas facetas internas e externas do negócio.

 

Melhorar a experiência do cliente significa algo diferente para diversos Venture Studios focados na criação de empresas B2C. Isso significa que uma grande parte do orçamento de portfólio do Venture Studio é alocado para melhorar as experiências do cliente para manter a visão do que esses mesmos clientes desejam. O foco na experiência do cliente, desde as vendas de front-end até o suporte contínuo, pode aumentar a receita em 5% a 10%. 

 

Venture studios que criam startups B2C tendem a colocar um foco maior nas fases de oferta e experiência dentro do  “funil da inovação”. 

 

Características dos frameworks B2C 

  • Os empreendimentos B2C são orientados ao produto com o consumidor final sempre em mente. Isso significa que um foco maior é colocado nos esforços de marketing do produto, que inclui todos os pontos de contato com o cliente, como o processo de compra, os canais de compra, o branding e os incentivos pós-venda para que os clientes permaneçam fiéis. 
  • Os empreendimentos B2C aproveitam os canais de mídia social e as táticas de marketing digital (por exemplo, email marketing) para personalizar a experiência omnicanal em toda a jornada do cliente. 
  • Inovar diferentes métodos de publicidade é uma tática B2C amplamente usada e ocorre em toda a Web e em outros dispositivos (por exemplo, notificações push no aplicativo ou SMS). 

 

Exemplos de Venture Studios focados para B2C

Muitos Venture Studios estão optando por uma abordagem dupla quando se trata dos tipos de empreendimentos que co-fundam. Por exemplo, vários estúdios estão misturando seu portfólio para construir B2B e B2C em vez de se concentrar apenas em uma esfera de negócios. Nos últimos anos, novos estúdios surgiram em todo o cenário de startups, oferecendo um modelo mais econômico que promete remodelar o setor. 

Tipos de Táticas de Inovação parte 2
Tipos de Táticas de Inovação parte 3
Tipos de Táticas de Inovação parte 4
Tipos de Táticas de Inovação parte 5

Inovação: a força vital do Venture Studio

 

Ao fornecer aos fundadores o capital, os recursos e a experiência, essenciais por meio de uma infraestrutura compartilhada, os Venture Studios podem validar e executar várias ideias de startup de uma só vez. O que une todos esses diferentes elementos é o tipo de estratégia, ou estratégias, que é colocada em prática. 

 

Em última análise, diferentes Frameworks de inovação funcionam para diferentes modelos de negócios e o sucesso pode diferir muito em todo o mundo. Cada Venture Studio opera de acordo com sua estratégia particular. Negócios de sucesso são baseados em modelos de negócios fortes. A escolha entre estabelecer um modelo de negócios B2B em comparação com um modelo de negócios B2C ou uma mistura de ambos dependerá da direção estratégica do Venture Studio e seu foco preferencial para o crescimento da carteira. 

 

Venture Studios estão criando uma nova geração de aceleração da inovação combinando negócios e desafios com os “founders” que estão empenhados em resolvê-los. 

Se este conteúdo foi relevante para você e despertou interesse em falar mais sobre ele, sinta-se à vontade para refletir junto com nosso Cofundador e CPO da DIWE Eduardo Fonseca.

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1. O “Dilema do Inovador” (em tradução) é um dos livros mais – se não o mais – importantes que narra como a inovação ocorre e por que é comum que os líderes de mercado e os incumbentes não consigam aproveitar a próxima onda de inovação em seus respectivos setores.

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