A tecnologia no marketing e o que esperar para 2024

DIWE
February 21, 2024
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14min 50sec
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Tecnologia

Se tem uma área que vem acompanhando de perto os avanços tecnológicos, é o Marketing. Prova disso é a crescente atuação do marketing digital e a chegada do Martech

Se por um lado o marketing digital utiliza as mídias digitais para criar estratégias de ações promocionais (como e-mail marketing, links patrocinados e gerenciamento de conteúdos), por outro lado, o martech além de entregar resultados semelhantes, possui o diferencial de investir em tecnologia para automatizar processos repetitivos, melhorar a comunicação interna e o relacionamento com o público.

Independente de qual é a área de atuação do seu negócio, se você não realizou investimentos em tecnologia para o marketing, provavelmente, o retorno do marketing está muito abaixo do esperado.

Entretanto, ainda é possível mudar essa realidade. Veja abaixo algumas vantagens em aplicar tecnologia no marketing e descubra qual é a tendência para 2024.

Por que utilizar tecnologia no marketing?

O mercado tem sofrido profundas transformações nessa nova era da inovação. Os estudos mais tradicionais de marketing tiveram que se adaptar ao novo formato de consumo. Até Philip Kotler, que por muitos anos foi conhecido como o “pai do marketing”, em seu livro chamado “Marketing 5.0 - tecnologia para a humanidade”, alerta sobre os diferentes perfis de consumidor e o abismo geracional.

Se por um lado há uma geração em idade mais avançada e não tão conectada. Por outro, há uma geração nova, hiperconectada e que muda as preferências rapidamente. A geração Z e Alfa são aquelas que não se apegam com tanta facilidade a uma marca, se não se sentirem tão envolvidas por ela.

Ou seja, os profissionais de marketing devem se preparar para atender à esse público mais digitalizado e que deseja um relacionamento mais interativo.

Porém, apenas ter um perfil na rede social não é o bastante. Sem as devidas interações e estratégias, o lead perde o interesse.

Diante disso, entram outros questionamentos. Nas redes sociais, não há fila de espera (igual acontecia nos atendimentos de telemarketing), todos os usuários falam e querem ser respondidos ao mesmo. 

Como estabelecer esse relacionamento com tantos indivíduos simultaneamente? É humanamente impossível. Por isso, essa é apenas uma das variadas tarefas que a tecnologia atua com maestria.

O marketing sempre estará onde o cliente está presente. Embora a geração de aposentados seja considerada como a que menos consome por meio digital, uma pesquisa realizada pela sociedade brasileira de varejo e consumo (SBVC), em 2020, apontou que 82% dos consumidores com mais de 60 anos afirmaram fazer compras on-line. A facilidade de acessar as informações por meio de um smartphone é indicado como o principal fator de influência.

Além de todas as questões levantadas até aqui, existem outros fatores que justificam o uso da tecnologia no marketing, como as vantagens sinalizadas a seguir.

5 vantagens do uso da tecnologia no marketing 

Muito se fala sobre como a tecnologia mudou o marketing, mas olhando de forma mais ampla, observamos como a tecnologia modificou muitas áreas e até mesmo os hábitos de consumo. 

Se hoje o marketing é visto como o grande transformador, é sinal de que é uma área pioneira, e que acompanha a tendência do mercado. Desta forma, por estar antenado, o marketing identificou algumas vantagens em usar a tecnologia a seu favor.

1 - Automação de processos

Imagina ter uma lista com 300 possíveis clientes que você deseja enviar um convite (e-mail marketing) avisando sobre um evento que a sua empresa irá participar? Agora, imagina enviar manualmente, e individualmente, cada convite? Seria um tarefa repetitiva, cansativa e demorada. Nesse caso, a automação de marketing dá suporte nesse processo.

No lugar de manter as pessoas da equipe executando trabalhos maçantes e tediosos, a tecnologia efetua essa tarefa mais rapidamente. Enquanto isso, a força de trabalho pode ser melhor aproveitada com suas habilidades pensando em novas estratégias ou, até mesmo, atualizando e ampliando a lista de contatos.

2 - Mapeamento da Jornada do Cliente

Criar produtos e serviços atrativos podem não ser o suficiente para conduzir um lead à aquisição. As incertezas que o público encontra no caminho da jornada de compras deve ser mapeada. Às vezes, a ausência de uma informação ou informações contraditórias em canais diferentes fazem um lead não ter confiança na marca. Mapear os gargalos é fundamental. 

Além disso, a coleta de dados fornece novos insights para os objetivos do negócio. Se um produto é comercializado para uma persona jovem, mas ao mapear a jornada do cliente os dados revelam atrair um público mais velho, isso significa que está na hora de repensar as estratégias.

3 - Integração entre áreas e gestão mais eficiente

A tecnologia fornece métricas rapidamente. Essa inovação permite que a equipe de marketing consiga acompanhar o andamento do processo de modo mais eficiente. Os processos não precisam ser individualizados e toda a equipe trabalha com maior sinergia.

A gestão mais eficiente não se limita ao marketing. A integração com outras áreas, como o setor de vendas, permite o compartilhamento de dados entre departamentos complementares. 

Quando o lead chegar ao setor de vendas, o vendedor terá informações suficientes para entender as dores apresentadas por ele ao longo da jornada.

4 - Redução de custos

No primeiro momento, os investimentos em tecnologia representam um custo muito elevado. Em contraponto, pouco tempo depois, representam a redução de custos.

Isso ocorre devido a automatização dos processos. As chances de retrabalho são eliminadas, os profissionais são melhores aproveitados com análises mais criteriosas.

5 - Maior alcance

A tecnologia não substitui o trabalho humano de pensar em estratégias, estudar o mercado e definir hipóteses. Entretanto, as atividades repetitivas podem ser executadas mais rapidamente por meio de ferramentas tecnológicas.

Essa ideia, que permeia a Indústria 5.0, visa a valorização dos talentos por reconhecer que apenas o homem pode desenvolver certas tarefas.

Nessa substituição, a tecnologia consegue obter maior alcance. As ferramentas dialogam com diversos leads, ao mesmo tempo em que buscam novos relacionamentos por meio de campanhas.

Principais tecnologias utilizadas

O WhatsApp lidera o ranking de plataforma de mídia social mais utilizada pela população brasileira. A fim de estar mais próximo do consumidor, as empresas estão dando preferência por desfrutar esse aplicativo, utilizando o chatbot como ferramenta auxiliar.

O recurso conversacional de chatbot tem sido eficiente em diversas áreas. Desde a marcação de consultas e exames médicos, até a pedidos em restaurantes. 

Outra tecnologia em alta é a inteligência artificial. Aplicada principalmente para coleta de dados, a IA tem sido explorada a fim de proporcionar uma experiência mais personalizada e atingir o grau de satisfação almejada pelo cliente.

Tendência de tecnologia no marketing para 2024

Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey, 71% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam interações mais personalizadas. Mas o que seria essa personalização? Conforme consta no mesmo texto, a ideia de interação personalizada está associada a proximidade e identificação do consumidor na proposta ofertada pela empresa.

Além disso, 76% dos entrevistados disseram se decepcionar quando tal expectativa de interação não é alcançada. 

Os dados da pesquisa levantam um outro questionamento: como manter diálogos personalizados com cada consumidor? A inteligência artificial generativa (GenAI) traz a solução dos problemas. Interpretando dados não estruturados, consegue ajudar na segmentação e criação de mensagens personalizadas.

Por ser uma tecnologia recente, há muito potencial a ser explorado, o que exige dedicação de equipe exclusiva no desenvolvimento. Talvez seja esse o grande desafio do marketing nos próximos anos.

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