Marketing 5.0: o impacto da tecnologia no ‘marketing aumentado’

DIWE
July 26, 2023
-
05 minutos
-
Marketing

O Marketing 5.0 já é uma realidade no nosso dia a dia. Ele se baseia em pilares essenciais não só para relação de compra e venda das marcas com seus consumidores, mas também no relacionamento das pessoas com as marcas a nível emocional. E, para atender aos anseios e necessidades dos clientes, ampliar awareness e se tornar a marca do coração do consumidor, esse tipo de estratégia garante que os profissionais desse segmento combinem a velocidade e a conveniência da interface digital com o marketing centrado nas pessoas.

Esse conceito gira em torno de três aplicações inter-relacionadas: marketing preditivo, marketing contextual e marketing aumentado. Neste artigo vamos focar no marketing aumentado, que nada mais é do que o uso da tecnologia para melhorar a produtividade dos profissionais de marketing com ferramentas tecnológicas que imitam humanos, como chatbots e assistentes virtuais. 

Este ponto se refere a como podemos melhorar o relacionamento entre os humanos, aproveitando a tecnologia. A adoção dessas ferramentas digitais vem para melhorar o relacionamento entre as pessoas, fornecer informações detalhadas, proporcionar novos canais de contato e cuidados para conectar as pessoas.

Sem dúvida, com volume de etapas e ações do marketing digital atual, a tecnologia se torna indispensável para tornar possível a execução de cada etapa com a qualidade necessária. Isso sem falar na capacidade que oferece para o crescimento escalável dos resultados e para a gestão do marketing. 

O marketing aumentado acontece na etapa do funil de vendas, que captura leads por meio da entrega de materiais ricos ou de conversas que avançam por chatbot, por exemplo. Esses leads são nutridos com conteúdo educacional, por meio da força de vendas, departamento de customer success e atendimento, até que estejam maduros e sigam até o fundo do funil. Nas etapas finais, o consumidor já tem confiança suficiente para fechar negócio com uma marca.

Entre os exemplos mais clássicos estão os chatbots, capazes de interagir com os clientes de uma empresa por meio da linguagem natural. Também podemos considerar:

  •  Assistentes virtuais;
  • O conjunto de recursos incluídos no conceito de Internet das Coisas (IoT) e mais.  

É fundamental destacar que o uso desses recursos tem como objetivo melhorar o relacionamento entre a empresa e as pessoas que interagem com ela, em especial seus clientes. Por meio do uso ideal da tecnologia é possível aumentar a qualidade, a velocidade e a eficiência da comunicação entre empresa e consumidores. 

Sem dúvida, a integração de ferramentas é uma das formas mais inteligentes de ter acesso a:

  • Dados;
  •  Previsão de resultados;
  •  Aumento da produtividade;
  • Contexto dos clientes;
  • Agilidade. 

A DIWE pode ser a parceira estratégica para integrar as múltiplas ferramentas de marketing que a sua empresa precisa. Ficou interessado? Fale com um Diwer!

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