3 dicas para acertar na sua campanha de marketing para mulheres

DIWE
March 20, 2023
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06 minutos
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Marketing

Se você quer inovar e se manter competitivo no mercado atual, adotar um posicionamento favorável à diversidade de gênero e às conquistas femininas é praticamente obrigatório.

Criar estratégias de marketing para mulheres tem sido comum na agenda de diversas empresas. As mulheres desejam ser representadas. Afinal, elas apresentam interesse em consumir produtos que estejam conforme seus valores pessoais e tragam benefícios para suas famílias.

De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, a remuneração das mulheres segue menor que a dos homens, mas a participação delas no mercado de trabalho está em alta pelo quinto ano. Além disso, segundo estudo conduzido pela agência J. Walter Thompson, as mulheres são responsáveis pela decisão de compra em 61% dos lares brasileiros.

No entanto, por mais que o público feminino seja responsável por grande parte das decisões de compras realizadas em casa, a publicidade ainda não retrata as mulheres em suas propagandas e, quando o fazem, não são representativas quanto à realidade.

Conforme levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 58,5% das mulheres declaram que “as propagandas não refletem suas atitudes e quem elas são”.

Por isso, na hora de desenvolver uma estratégia de marketing para mulheres, as ações precisam ser extremamente bem-elaboradas.

3 dicas para acertar no marketing para mulheres

Separamos algumas dicas essenciais para sua campanha voltada ao público feminino:

1. Conhecer o universo feminino

Apesar das mulheres representarem metade da população e uma das grandes responsáveis pela decisão de compra, é fundamental entender que elas não são todas iguais.

Entenda também que público feminino tem necessidades bastante específicas. Por isso, para que sua estratégia de marketing funcione, descubra quais são os gostos, interesses e vontades das mulheres que formam o seu público.

2. Fugir dos estereótipos

Quem nunca escutou que meninos usam azul e meninas usam rosa? Ou que mulheres são frágeis? Por muito tempo, as mulheres sofreram com estereótipos de que existia um corpo padrão, um comportamento padrão. Hoje, mais do que nunca, as mulheres querem se sentir valorizadas, sem qualquer tipo de rótulos relacionados às suas escolhas ou modo de vida.

3. Consultar mulheres ao planejar

Fique atento não apenas ao que você está dizendo, mas como você está dizendo. Sempre vale a pena perguntar a um grupo diversificado de mulheres se você está atingindo o seu objetivo com seu marketing voltado para elas, ou se o está perdendo completamente.

Se você desenvolveu estratégias equivocadas ou precisa mudar o rumo do seu negócio em relação ao público feminino, repense o seu marketing para mulheres. Sempre é tempo para mudar e adotar medidas inclusivas, sem estereótipos.

Um ótimo exemplo é o posicionamento das marcas de cerveja no Brasil. Deixaram de apresentar as mulheres de forma sexualizada e resolveram explorar o perfil delas de consumidoras.

Quer se conectar e vender para mulheres? Na DIWE acreditamos na força feminina, por isso mais de 40% do nosso quadro de colaboradores é composto por mulheres. Conte com a gente nessa jornada.