Martech no Marketing Digital: Maximizando Resultados com Tecnologia

DIWE
November 4, 2023
-
05 minutos
-
Tecnologia

Tem sido cada vez mais fundamental unir tecnologia às mais diversas áreas da empresa. No marketing, a tecnologia impacta diretamente os processos, assim como as decisões estratégicas. 

Além de oferecer agilidade, é um recurso eficaz para conectar marcas a novos consumidores. 

No mercado altamente competitivo, as corporações buscam ferramentas para maximizar resultados. Para isso, a mensuração correta do marketing digital garante resultados mais significativos.

Apenas com dados concretos, poderemos desmistificar a ideia de que o marketing é apenas um setor criativo da empresa. Afinal, é uma área que estuda de fato o mercado. E para isso, a tecnologia, juntamente com o marketing, fez nascer o termo Martech, que vamos te explicar melhor a seguir. Acompanhe com a gente!

O que é Martech?

É um conceito que surgiu a partir da junção das palavras Marketing e Technology, sendo usado para indicar que Martech utiliza duas áreas de conhecimento para oferecer serviços inovadores.

Essa terminologia -tech começou a ser muito usada com o fortalecimento das startups. Como essas empresas possuem uma base tecnológica, utilizam a abreviatura -tech para definir o principal segmento de atuação. Como é o caso das fintech (finanças), salestech (vendas), healthtech (saúde) e por aí vai.

No segmento de marketing, não foi diferente. As Martechs são empresas que usam potencial tecnológico para garantir que as estratégias de marketing atinjam o ápice de desempenho e a atuação dos profissionais da área seja otimizada.

Leia também: Diferenças entre consultoria de marketing digital e um Martech

Mas será que realmente é necessário unir tecnologia ao marketing?

Podemos contextualizar um pouco mais esse assunto. 

Todos se lembram da pandemia em que vivemos, e como ela acelerou a digitalização. Até as famosas feirinhas de rua suspenderam suas atividades naquele período. Pequenos produtores e artesãos tiveram que usar internet para se comunicar com os clientes e vender seus produtos.

Segundo o relatório da Twilio, entre 2020 e 2021, as estratégias de comunicação das empresas avançaram em 6 anos, impulsionadas pela crescente transformação digital.

O caos da pandemia acabou, mas os hábitos de consumo não voltaram a ser os mesmos. As pessoas estão mais online, o que força as empresas a estarem conectadas também. A questão é que agora cada marca busca seu espaço no ambiente virtual. Cabe ao marketing se ajustar a esse novo perfil de consumidor. E não é uma missão fácil. 

Os consumidores encontram muitas opções de produtos, marcar e serviços, o que causa incertezas na hora de finalizar sua jornada de compra. Com uma jornada menos linear, as empresas precisam dar a dose certa de informações em cada etapa do processo. Por outro lado, é extremamente difícil as empresas manterem centenas de interações simultâneas. O que nos leva a importância da automação no marketing.

O martech além de automatizar processos, coletar e analisar dados, oferece soluções para que as marcas interajam com seus clientes. Com um relacionamento mais personalizado, a fidelização dos consumidores é facilitada.

Ainda falando sobre o termo Martech, vale lembrar sobre outro conceito, o Adtech! Embora seja uma atividade que complementa o trabalho do Martech, na prática, Martech e Adtech desempenham funções diferentes. Confira em: Adtech e Martech: saiba o que eles podem fazer por seu negócio.

Sinergia entre Martech e estratégias de Marketing Digital

Conforme vimos, a presença das empresas no marketing digital não é mais uma tendência e sim uma realidade. Para 94% das empresas latino-americanas, as redes sociais são os canais favoritos para as marcas se relacionarem com os clientes, conforme aponta o estudo da NTT DATA e da MIT Technology Review.

Nesse contexto, as soluções oferecidas pelo martech entram em sinergia com as estratégias de marketing digital, oferecendo ferramentas digitais e de inteligência artificial para automatizar processos, realizar melhorias no atendimento ao cliente e análise de dados em tempo real para a tomada de decisão.

A seguir, vamos detalhar dois desses itens.

Melhoria no atendimento ao cliente

Imagina que você deseja muito comprar um produto. Chegou a colocá-lo no carrinho, mas você ficou com várias incertezas se o produto atendia às suas necessidades. Fechou a página e resolveu pesquisar mais a respeito em outro momento. 

Tempos depois, a empresa entra em contato com você perguntando quais os questionamentos que te impediram de finalizar a compra. Você esclarece suas dúvidas e descobre que o produto é ainda melhor do que você imaginou. Perfeito, não?!

Esse cenário é tão interessante quanto real. Afinal, com uma infraestrutura tecnológica, as martechs conseguem analisar a navegação do consumidor, descobrir em qual etapa da jornada ele parou e entrar em contato. Além de melhorias no atendimento, as ferramentas permitem o mapeamento das preferências dos usuários.

E não para por aqui. Os chatbots, outra ferramenta tecnológica, realiza esse primeiro contato, agilizando e melhorando o relacionamento da marca com o consumidor.

Outro ponto interessante, são os softwares de relacionamento, o CRM. Eles permitem conhecer e atender melhor os clientes, integrando-se às plataformas de marketing, compartilhando dados e aprimorando a experiência dos consumidores.

Análise de dados em tempo real para a tomada de decisão

No universo digital, um grande volume de dados é fornecido a todo o tempo. Saber coletar, qualificar e tratar as informações obtidas é primordial para quem deseja acompanhar as transformações digitais.

Até porque, os custos para realizar esse processo, inclusive com armazenamento de dados, é bastante elevado. Conhece aquela frase que diz “tempo é dinheiro”? Então, saber direcionar os dados da maneira correta (envolve custos, dinheiro) e tomar decisões precisas com base nessas informações (no menor tempo) são combinações complementares.

Entretanto, para o martech, a análise de dados não se resume apenas a pôr fim aos processos burocráticos longos e ineficientes. O monitoramento de informações abre caminhos para novos experimentos, aprendizado rápido e criação de hipóteses, base do pensamento ágil.

Mas para que isso ocorra, a empresa deve abrir espaço para uma cultura inovadora. Sem inovação, não se constrói o martech. E quando falamos em cultura, envolve os mais altos cargos de liderança de uma organização.

Ao participar do estudo sobre O Poder do Matech, Luciana Castro, gerente de soluções de experiência digital, da Adobe Experience Cloud Latin America, afirmou que “Tecnologia por si só não resolve problemas de negócios. Ela aponta indicadores, mas é preciso ter uma mudança muito grande na cultura do marketing”.  

Ou seja, em outras palavras, a empresa pode investir em tecnologia e ter métricas. Entretanto, é preciso ter, intrínseca à cultura interna, o fortalecimento do trabalho do marketing. Somente com essa maturidade serão exploradas novas oportunidades.

Desafios do Martech para os próximos anos

Segundo a Gartner, os investimentos em martech tiveram uma queda expressiva no último ano. E o motivo que levou a esse resultado não surpreende. Ausência de habilidades técnicas para integrar tecnologia e marketing, principalmente, por parte dos líderes, faz com que a análise de dados seja ineficiente para decisões estratégicas.

Nessa lacuna do martech, encontrar uma empresa parceira que saiba entregar boa análise de resultados é essencial. E mais, muitas corporações carecem de parcerias que entreguem soluções adequadas ao perfil do seu negócio. Afinal, cada empresa tem suas particularidades e merece atenção especial diante disso! 

Dessa forma, convidamos você a conhecer o trabalho da DIWE. Uma empresa que entrega soluções além de um criativo de marketing. Unimos marketing, tecnologia e inovação em um só lugar, para oferecermos resultados inteligentes.

Converse com um Diwer! Descubra como nossos especialistas podem levar o seu negócio para o próximo nível.

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