Consultoria de marketing digital ou martech? Entenda porque as startups podem entregar mais à você

DIWE
September 23, 2022
-
18 minutos
-
Marketing

É muito comum encontrar gestores que contam com uma boa estrutura, com perfis bem desenvolvidos nas redes sociais, campanhas de Email, investimento em links patrocinados, um site bem reformulado e um blog com periodicidade na postagem de conteúdos e, mesmo assim, não estão felizes com os resultados e entendem que precisam de uma consultoria de marketing digital.

Chega um momento em que, mesmo com todas essas iniciativas e informações suficientes, o crescimento contínuo da marca parece congelar e os resultados deixam de ser tão satisfatórios quanto antes. 

Isso não acontece por falta de estratégias bem elaboradas ou de ações de promoção. Na realidade, quando esse freeze nos resultados ocorre, é por falta de tecnologia para automatizar processos repetitivos, sustentar as decisões, melhorar a comunicação interna e o relacionamento com o público.

É por este motivo que as martechs têm se tornado tão decisivas para o impulsionamento das ações de marketing de uma empresa, pois além de entregar diretrizes muito semelhantes a de uma consultoria, também agrega todo o valor que a tecnologia pode oferecer na gestão e operação de marketing.

Entenda porquê.

Diferenças entre consultoria de marketing digital e uma martech

Antes de conhecer as soluções e benefícios que uma martech pode te entregar, é importante que você entenda a diferença entre este tipo de empresa e uma que oferece a “tradicional” consultoria de marketing digital.

A consultoria de marketing digital tem o objetivo de guiar seus clientes com diretrizes para o desenvolvimento de estratégias de conteúdo e gestão de todos os canais, como as redes sociais, email, blogs, tráfego orgânico ou pago, por exemplo. Tudo isso usando como base a criação e disponibilização de conteúdo online e avaliação dos resultados por meio de ferramentas de digital analytics. 

No caso de uma martech, o apoio é entregue usando o potencial tecnológico para certificar que as estratégias de conteúdo atinjam o ápice de desempenho e a atuação dos profissionais de marketing sejam otimizadas. 

Isto porque, as ferramentas digitais utilizadas por uma martech para dar suporte aos seus clientes permitem a integração de diversas fontes de dados e de múltiplas ferramentas para orquestrar as campanhas, o uso de IA e do machine learning na gestão de marketing.

Assim, é possível automatizar processos, realizar análises de alta confiabilidade e a personalizar as ações em tempo real, além de obter dados decisivos para a tomada de decisão.

Leia também: “A evolução do mercado de Marketing Digital: solo promissor para as Martechs”.

Soluções oferecidas por uma martech

Para que você entenda o real impacto de uma martech nas estratégias e ações de marketing de sua empresa, separamos as principais soluções oferecidas por essas startups.

  • Automação de processos repetitivos;
  • Aprimoramento da comunicação interna;
  • Visibilidade do andamento de cada fase dos projetos;
  • Geração de insights e otimização de estratégias de conteúdo;
  • Identificação do estágio do lead na jornada de compras e auxílio na conversão;
  • Obtenção e qualificação de leads por meio de cruzamento e análise de dados;
  • Integração de canais e dispositivos;
  • Criação de perfis de clientes em potencial;
  • Fortalecimento do relacionamento entre empresa e seu público;
  • Comunicação adequada para cada canal e cada interação;
  • Alinhamento de metas entre vendas e marketing. 

Benefícios de contar com uma martech

Agora que você sabe as soluções que uma martech pode oferecer que não são disponibilizadas numa consultoria de marketing digital, vamos te mostrar os benefícios de contar com uma parceria une marketing e tecnologia para impulsionar as ações táticas e operacionais.

Otimização do gerenciamento de dados 

Nesta era pós transformação digital, as empresas geram um enorme volume de dados, alguns não tem serventia alguma, outros podem ser totalmente decisivos na criação de estratégias mais assertivas.

Por isso, é fundamental que as empresas coletem, armazenem, tratem e analisem seus dados e, uma martech, permite um controle robusto das informações a fim de transformá-las em insights para uma tomada de decisão e efetivação de ações mais eficientes, direcionadas por dados e que entregam resultados com mais praticidade. 

Decisões baseadas em dados

Desde que as ferramentas de gestão e análise foram desenvolvidas e integradas nas empresas, as decisões baseadas em feeling ou achismos deixaram de ser vistas como algo positivo, afinal, não tem como estar certo de algo sem ter informações suficientes para formar opinião.

Hoje, com o mundo totalmente digitalizado, a quase infinita disponibilidade de dados e o protagonismo do marketing 5.0, achismos, feeling e suposições na tomada de decisões são completamente inadmissíveis, além de oferecer um tremendo risco. Este processo deve ter como base dados concretos, confiáveis e relevantes para o negócio.

Com o apoio de uma martech, as empresas têm a capacidade de monitorar em tempo real o andamento das ações, processos e projetos. Assim, é possível capturar os dados decisivos, organizá-los e utilizá-los como insumos para a tomada de decisão. 

Desenvolvimento de campanhas mais assertivas

Com um gerenciamento de dados preciso entregue pelo suporte de uma martech e decisões baseadas em informações concretas, as estratégias e campanhas aumentam sua eficácia.

Além disso, as soluções oferecidas por este tipo de startup também ajudam as equipes de marketing a desenvolver personas com um fit melhor em relação às soluções e produtos oferecidos. Isso porque, essas soluções permitem que os testes A/B sejam feitos em tempo real, com agilidade e precisão.

Assim, as ações de marketing da empresa passam a ser data driven, ou seja, determinadas com base nos dados levantados e que têm relevância tanto para o negócio quanto para seu público.

Na prática, isso quer dizer que as equipes de marketing conseguem entender qual o melhor tom de voz a ser utilizado em cada ação ou interação e os horários que aumentam a efetividade dos disparos de e-mails ou publicações nas redes sociais, tornando todo o trabalho mais ágil e eficiente.

Além disso, pelo fato das equipes deixarem de ter que fazer rotinas repetitivas devido a automação, sobra tempo para focar nos pontos decisivos e no realinhamento das estratégias.

Experiência do usuário aprimorada

Não é novidade que utilizar os usuários como centro das estratégias é o melhor caminho para aumentar as conversões. Além disso, é preciso fortalecer a autoridade da marca e garantir a satisfação dos usuários em todas as ações, desde a etapa de reconhecimento até a decisão de compra.

Uma experiência ruim, seja ela com os produtos e serviços, na comunicação pelas redes sociais ou na utilização do site, pode mudar completamente a imagem que os usuários têm da empresa, “quebrando” todas as expectativas de crescimento e resultados positivos. 

O poder das análises entregue pelas martechs permite que as empresas analisem profundamente as características de cada uma de suas ações. Desta forma, fica mais dinâmico o processo de detecção de ações ineficazes, possibilitando adaptações rápidas para atender melhor às expectativas dos usuários e o aumento de oportunidades para impactar positivamente a experiência do público alvo. 

Soluções que potencializam o negócio como um todo

O suporte que as martechs oferecem para empresas na hora de desenvolverem seu planejamento estratégico para a comunicação entrega vantagens para o negócio como um todo, não é somente as equipes de marketing e vendas que são beneficiadas.

Como você pode observar nos benefícios anteriores, o suporte de uma martech impacta no desenvolvimento de estratégias mais assertivas, na gestão das equipes, no gerenciamento de recursos humanos e capitais, nas análises das ações e tomada de decisão. Além disso, também ajuda a melhorar a experiência dos usuários e o relacionamento com clientes.

Esses fatores proporcionam resultados mais satisfatórios tanto nas estratégias como no retorno sobre o investimento (ROI) feito para colocá-las em prática. Um bom exemplo é a redução do custo de aquisição de clientes (CAC).

A união de todos esses benefícios também promove uma relação mais clara e fluida entre o marketing e os outros setores da empresa, um ponto extremamente relevante para economizar tempo e melhorar o desempenho de todas as equipes que estejam correlacionadas de alguma forma com marketing e vendas.

Como você pode ver, a união entre tecnologias avançadas e estratégias de comunicação podem trazer resultados para a sua empresa que uma consultoria de marketing não entregaria.

Isto porque, todas estratégias, decisões, processos e ações de comunicação, sejam elas direcionadas à gestão ou operacional, são transformadas para gerar alto desempenho para o negócio e valor para seus clientes.

Tudo isso baseado em dados confiáveis e feito com o suporte de plataformas analytics, automação e ferramentas digitais para gestão de informações, processos, pessoas e conteúdos.

Se você está a procura de precisão, previsibilidade, agilidade e assertividade em suas rotinas de marketing e vendas, fale com um diwer e veja como nossas soluções podem agregar valor à sua empresa.

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