Panorama geral sobre Real Estate no Brasil
Concentramos os principais insights para obtermos o real panorama do mercado de Real Estate no Brasil.
As inovações tecnológicas vêm trazendo fortalecimento para o setor de Real Estate. E quando falamos sobre Real Estate, não nos limitamos à compra, venda e locação de imóveis, mas engloba também todos os agentes e categorias referentes a empreendimentos imobiliários. Isto inclui imobiliárias, incorporadoras, construtoras e iBuyers.
O perfil do consumidor não é o mesmo se comparado há 10 anos. Agora o consumidor é digital e busca na facilidade da internet e aplicativos a forma mais fácil de resolver seus problemas. Seja na busca por imóveis para aquisição ou para a venda deles.
Como o setor de Real Estate está conseguindo se adequar às demandas dos consumidores, os resultados dos empreendimentos imobiliários no Brasil são positivos.
As vendas de imóveis registrou crescimento de 12,2%
Mensalmente são liberados informes com os indicadores que revelam o desempenho do mercado de imóveis residenciais e comerciais.
Segundo o informe de Janeiro de 2023, sobre indicadores imobiliários, de janeiro a novembro do ano passado, aproximadamente 146 mil novos imóveis foram vendidos em todo território nacional. Os dados foram obtidos a partir de um levantamento realizado por empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
De acordo com as informações apontadas pelo relatório dos indicadores, esse foi “o melhor desempenho agregado para esse intervalo (janeiro a novembro) em toda a série histórica dos indicadores”, que tiveram início em 2014.
Dos imóveis vendidos, 67,7% representam empreendimentos do programa do governo federal Casa Verde Amarela (CVA) e, para 2023, acredita-se que o retorno do programa Minha Casa, Minha Vida possa fortalecer, ou até mesmo ampliar esses números, conforme relata a ABRAINC.
O estímulo ao acesso de moradias nesses moldes contribuem para a geração de empregos e são fundamentais para levar moradia digna a quem precisa.
Lançamento de imóveis novos
Nos onze primeiros meses do ano de 2022, o número de imóveis novos lançados foi de 116.474 unidades. Apesar de apontar uma leve queda em relação ao mesmo período de 2021, a marca alcança o segundo melhor desempenho desde 2014.
Alguns fatores podem ter impedido um resultado excepcional, como queda nas ofertas de crédito e ano eleitoral, que causa insegurança econômica no país.
Enquanto o lançamento e as vendas de imóveis novos são aquecidas, as construtoras e incorporadoras acompanham o movimento ascendente.
Os indicadores mostram que as incorporadoras, que fazem parte da pesquisa, tiveram um desempenho 4,5% superior, no período de janeiro a novembro, se comparado ao ano anterior.
Empregabilidade e peso na economia
O ano de 2022 terminou com uma crescente na geração de empregos. Gerou em torno de 2,4 milhões de novos postos de trabalho. Ainda segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), os setores de construção civil e incorporação imobiliária são responsáveis por empregar 11% da força de trabalho de todo o país.
Além disso, é responsável por 9% dos tributos arrecadados e 7% do PIB brasileiro.
Projetos de Inovação
O movimento de inovação para adequação do setor de Real Estate às tendências nacionais não é recente. Para quem acompanha o mercado, provavelmente lembra que há alguns anos o Google já levantava essa necessidade emergente. O evento Google Think Real Estate, realizado em 2014, já trazia o perfil do consumidor mais conectado à internet.
O novo retrato do consumidor multitelas (TV, computador e smartphone) permitiu que algumas necessidades fossem apontadas. Uma delas é a criação de plataformas para acesso nos diferentes formatos, tanto desktop quanto mobile.
Priorizar esforços de ESG
Por meio de estudos, a Deloitte conseguiu reunir as principais tendências do mercado de Real Estate e pontuou 13 previsões para o setor. Uma das perspectivas levantadas para se explorar nesse mercado é a adequação das empresas a fim de atender a agenda ESG (ambiental, social e governança).
Segundo a Deloitte, as empresas que entendem a necessidade do mercado em construir reais estratégias voltadas para a responsabilidade com questões ambientais e sociais, além de gerar novas oportunidades de negócio, garantem a cobiçada vantagem competitiva.
Para as empresas que desejam ter um melhor desempenho da sua governança e inserir a pauta ESG, avaliando seus impactos na rotina empresarial, o relatório recomendou cinco etapas iniciais:
- Projetar e implementar processos.
- Inserir a estratégia ESG como parte da estratégia de negócios.
- Incorporar ESG desde o início do projeto até a pós-construção (ajudar os inquilinos a reduzir o consumo de carbono).
- Comunicar a visão ESG para investidores e funcionários.
- Avaliar e mitigar o risco climático e informar estratégias.
Sem limitação de siglas, a verdade é que ter um olhar voltado para ações sustentáveis norteiam não só o setor de Real Estate, mas o universo empresarial como um todo.
Diversos pontos do estudo da Deloitte fizeram essa abordagem. Em um deles, por exemplo, foi discutida a importância de melhorar a mobilidade urbana priorizando transportes compartilhados e sustentáveis, e as diferentes ações que países europeus estão se dedicando nesse assunto. Em resumo, o cuidado com o meio ambiente faz parte do processo de inovação, quando se trata de Real Estate.
Alerta para a Transformação Digital
Não é uma necessidade somente do Brasil, diversos países do mundo aderiram a este movimento de transformação digital. Enquanto o Real Estate caminha para esta adequação, grandes empresas de tecnologia viram no setor uma oportunidade de operação.
Conforme aponta o estudo da Deloitte, o Facebook tem investido na construção de casas, a Apple iniciou uma parceria para operar com aluguéis, o Google pretende transformar centros urbanos com calçadas inteligentes, e a Amazon está tentando ganhar espaço investindo em casas inteligentes com a Alexa.
O bom relacionamento que as tradicionais empresas de Real Estate estão tendo com as startups faz com que essas organizações observem como as operações burocráticas são entraves de desenvolvimento. A digitalização vai além de criar um site interativo para os usuários. As empresas precisam estar estruturadas, com métricas bem definidas e processos organizados.
Como a DIWE colaborou com inovação na Construção Civil?
Em 2018, a Saint-Gobain, empresa de projeto, fabricação e distribuição de materiais de construção e soluções para bem-estar e qualidade de vida, identificou uma oportunidade no mercado de construção civil. A ideia inicial era construir uma plataforma EAD para lojistas e balconistas. Após uma tentativa interna, a Saint Gobain identificou na DIWE uma grande parceira estratégica nesta caminhada.
Quando a DIWE começou a fazer parte do projeto, o grande desafio era ir além de apenas entregar um produto, que no caso era a plataforma EAD. A DIWE identificou uma oportunidade de negócio, e através da sua metodologia Profound Innovation, e uma equipe altamente capacitada, o projeto foi construído junto a Saint-Gobain.
Hoje, o resultado é o nascimento da startup que possui mais de 100 mil usuários, com aproximadamente.
Quer entender mais sobre a metodologia DIWE e as iniciativas de inovação que podem fazer parte da sua empresa? Clique aqui e fale com a gente!