A Importância da Inovação – O Que Isso Significa para as Organizações e para a nossa Sociedade?
O artigo que você vai ler agora foi originalmente escrito por Julia Kylliäinen, publicado por Viima, na data de 26 de abril de 2019 e tem o título original: The Importance of Innovation – What Does it Mean for Businesses and our Society?. Esse material foi traduzido, adaptado e atualizado. A tradução do conteúdo tem o objetivo de fornecer uma visão privilegiada sobre a nova economia, inovação e qual percepção diversos países têm a respeito dos termos e conceitos apresentados. Boa leitura!
________________
De acordo com a McKinsey, 84% dos executivos dizem que seu sucesso futuro depende da inovação. Embora inovação possa parecer uma palavra da moda para alguns, há muitas razões pelas quais as empresas colocam muita ênfase nela.
Além da inovação permitir que as organizações se mantenham relevantes no mercado competitivo, ela também desempenha um papel importante no crescimento econômico. A capacidade de resolver problemas críticos depende de inovações e, especialmente, os países em desenvolvimento precisam disso mais do que nunca.
Nós escrevemos algumas publicações sobre gestão da inovação e, desta vez, decidimos examinar mais de perto as razões que tornam a inovação importante para uma organização e para a sociedade em geral.
O que é inovação e por que precisamos dela?
Inovação, por definição, é a introdução de algo novo. Sem inovação, não há nada de novo e, sem nada novo, não haverá progresso. Se uma organização não está fazendo nenhum progresso, ela simplesmente não consegue permanecer relevante no mercado competitivo.
Como as organizações geralmente trabalham com outras organizações individuais, às vezes pode ser um desafio entender os impactos da inovação em nossa sociedade em geral. Há, no entanto, muito mais na inovação do que apenas empresas que buscam obter vantagem competitiva.
A inovação é, de fato, a razão central da existência moderna. Embora possa ter algumas consequências indesejáveis, a mudança é inevitável e, na maioria dos casos, a inovação cria uma mudança positiva.
Decidimos analisar os resultados da inovação nos níveis macro e micro:
Perspectiva macro: O papel da inovação em nossa sociedade
Nas últimas décadas, a inovação tornou-se uma maneira significativa de combater riscos e ameaças sociais críticas.
Por exemplo, desde a Revolução Industrial, o consumo de combustíveis fósseis impulsionado pela energia levou a um rápido aumento nas emissões de CO2, interrompendo o ciclo do carbono e levando a um impacto no aquecimento global.
Nossa sociedade gira em torno do crescimento econômico contínuo, que depende principalmente do crescimento populacional. A população está diminuindo e envelhecendo nos países desenvolvidos e é provável que isso aconteça também em outras partes do mundo.
A inovação é importante para o avanço da sociedade, pois resolve esses tipos de problemas sociais e aprimora a sua capacidade de ação.
É responsável por resolver problemas coletivos de forma sustentável e eficiente, geralmente com novas tecnologias. Essas novas tecnologias, produtos e serviços atendem simultaneamente a uma necessidade social e levam a melhores capacidades e melhor uso de ativos e recursos.
Para resolver esses tipos de problemas sociais, setores privados, públicos e sem fins lucrativos estão envolvidos.
Os resultados fundamentais da inovação
Como a inovação tem impacto em tantas partes diferentes da nossa sociedade, seria quase impossível passar por tudo em uma única publicação. Por isso, decidimos focar nos aspectos mais significativos relacionados à importância da inovação.
No geral, o resultado da inovação deve ser sempre a melhoria. Do ponto de vista da sociedade, os resultados fundamentais da inovação são o crescimento econômico, aumento do bem-estar e comunicação, acessibilidade educacional e sustentabilidade ambiental.
Crescimento econômico
A inovação tecnológica é considerada uma das principais fontes de crescimento econômico. O crescimento econômico refere-se ao aumento no valor de mercado ajustado pela inflação dos bens e serviços produzidos por uma economia ao longo do tempo. É convencionalmente medido como a taxa percentual de aumento do produto interno bruto (PIB) real.
A inovação é responsável por até 85% de todo o crescimento econômico.
Geralmente, há duas maneiras de aumentar a produção da economia:
- Aumentando o número de insumos que vão para o processo produtivo.
- Inventando novas maneiras de obter mais resultados com o mesmo número de insumos
Este último passo descreve muito bem a essência da inovação. O objetivo da inovação é apresentar novas ideias e tecnologias que aumentem a produtividade e gerem maior produção e valor com os mesmos insumos.
De acordo com o já mencionado estudo de Stanford, a inovação tem sido responsável por até 85% de todo o crescimento econômico.
Se olharmos para a transformação dos EUA, uma economia outrora em grande parte agrária que avançou do status de nação emergente em meados do século 19 para uma economia industrial na Primeira Guerra Mundial, podemos ver que as inovações e invenções agrícolas foram, na verdade, um dos os maiores fatores que ajudaram a desencadear a Revolução Industrial.
Grandes melhorias na produtividade agrícola já haviam transformado a maneira como as pessoas trabalham na Europa, liberando os agricultores para outras atividades e permitindo que eles se mudassem para a cidade para trabalhar na indústria. A mudança de produtos feitos à mão para produtos feitos à máquina aumentou a produtividade, afetando diretamente os padrões de vida e o crescimento.
Se antes um trabalhador era capaz de alimentar apenas uma fração de sua família, agora era possível para uma pessoa produzir mais em menos tempo para sustentar toda a família.
Inovação e o futuro dos empregos
O avanço tecnológico e o aumento da produtividade significam também grandes mudanças para as carreiras de hoje. A economia mundial pode mais que dobrar de tamanho até 2050 devido a melhorias contínuas de produtos impulsionadas pela tecnologia.
De acordo com o novo relatório do Fórum Econômico Mundial, quase 133 milhões de novos empregos podem ser criados até 2022, enquanto 75 milhões de empregos são substituídos por IA, automação e robótica.
Trabalhos manuais, de baixa qualificação e cargos de renda média, como contadores, advogados e atendentes de seguros são os que mais serão afetados na próxima década.
O maior problema aqui não é necessariamente que esses empregos desaparecerão completamente, mas o fato de que a polarização da força de trabalho se torna mais significativa. Novos conjuntos de habilidades são necessários em cargos antigos e novos.
Como e onde as pessoas trabalham também continuarão a mudar. Haverá mais demanda por especialistas, enquanto os "trabalhadores regulares" correm o risco de ter que se contentar com cargos de baixa renda.
Aumento do bem-estar
Em geral, a inovação e o crescimento econômico aumentam o bem-estar porque os padrões de vida aumentam. De acordo com a Brookings Institution, a média de satisfação com a vida é mais alta em países com maior PIB per capita. Outra pesquisa também mostra que há uma ligação entre inovação e bem-estar subjetivo.
No entanto, nem todos os benefícios da inovação e do crescimento são distribuídos uniformemente. Muitas vezes, um aumento do PIB real significa maior desigualdade de renda e riqueza. Embora não haja um limite para o excesso de desigualdade, maiores lacunas socioeconômicas provavelmente trarão algumas consequências negativas.
Em teoria, a desigualdade de renda não é um problema em si, exceto quando o poder de compra real diminui. Entretanto, na prática, isso acarreta uma série de impactos em nossa sociedade e no bem-estar coletivo.
Redução de doenças, pobreza e fome
Como já mencionado, os países em desenvolvimento dependem da inovação, pois as novas tecnologias digitais e soluções inovadoras criam enormes oportunidades para combater a doença, a pobreza e a fome nas regiões mais pobres do mundo.
Os países desenvolvidos também contam com a inovação para poder resolver seus próprios problemas relacionados a esses temas.
Em se tratando de redução da fome, por exemplo, a produtividade agrícola é fundamental nos países em desenvolvimento, onde o próximo boom populacional provavelmente ocorrerá. As pequenas propriedades de fazendas nos países em desenvolvimento desempenham um papel importante, pois até 80% dos alimentos são produzidos nessas comunidades.
Desenvolver e compartilhar inovações agrícolas, como conectar agricultores a informações sobre o clima, provou ser uma maneira eficiente de ajudar os agricultores a permanecer no negócio. Embora este seja apenas um exemplo de como a inovação pode ajudar as pessoas a continuar produzindo alimentos, a inovação oferece inúmeras outras oportunidades que podem eventualmente ajudar a reduzir a pobreza e a fome em todo o mundo.
Comunicação e acessibilidade educacional
Você provavelmente já sabia que a World Wide Web comemora seu trigésimo aniversário este ano. Já vimos uma enorme revolução tecnológica durante as últimas décadas e continuaremos a ver no futuro.
De acordo com o Relatório Anual de 2016 do Banco Mundial, mesmo entre os 20% mais pobres da população, 7 em cada 10 domicílios têm telefone celular. Isso significa que agora mais pessoas têm telefones celulares do que saneamento ou água potável.
Além disso, estudos vislumbravam que a população de trabalhadores remotos iria de cerca de 96 milhões para mais de 105 milhões até 2020, entretanto a crise sanitária de coronavírus fez com que as expectativas fossem até superadas. Inovações em tecnologia móvel, como controle de voz e realidade aumentada, estão capacitando os trabalhadores de maneiras completamente novas.
A inovação tecnológica também pode ajudar as áreas rurais a prosperar e se tornar mais sustentáveis. Embora existam algumas barreiras à adoção da tecnologia, como baixa renda ou capacidade do usuário, mais pessoas podem acessar informações e aprimorar seus conhecimentos, independentemente de sua posição socioeconômica ou área demográfica.
Sustentabilidade ambiental
Sustentabilidade e questões ambientais, como as mudanças climáticas, são desafios que exigem muito trabalho e soluções inovadoras agora e no futuro.
A Terra sofre à medida que o consumismo se espalha e coloca o consumo no centro da economia moderna. Embora o consumismo tenha um impacto positivo na inovação como fonte de crescimento econômico, o crescente consumo de produtos inovadores é frequentemente considerado como uma das razões da deterioração ambiental.
Muitas vezes, a política ou outros métodos não são suficientes para fazer uma mudança – pelo menos não rápida o suficiente. Mudanças nas políticas levam tempo para entrar em vigor, e é por isso que a sobrevivência a longo prazo de nossa sociedade e natureza depende de novas tecnologias inovadoras e responsáveis.
Embora as novas soluções tecnológicas mais ecológicas, como os veículos ecológicos, ainda não sejam necessariamente alternativas mais competitivas aos veículos movidos a gasolina, elas certamente oferecerão muitas vantagens no futuro.
Perspectiva micro: A importância da inovação para uma organização
Agora que analisamos o papel da inovação do ponto de vista da sociedade, podemos olhar mais de perto a importância da inovação para organizações e negócios.
No geral, é difícil identificar indústrias onde a inovação não seria importante. Embora certas indústrias dependam mais da inovação do que outras, a inovação e a capacidade de melhorar é fundamental para todos.
Mesmo setores altamente regulamentados, como os de táxis e bancos, não estão imunes a mudanças. Veja o que a Uber fez com a indústria tradicional de táxis ou como a inovação afeta os serviços financeiros.
No geral, a inovação pode trazer benefícios significativos e é uma das habilidades críticas para se alcançar sucesso em qualquer negócio.
Vantagem competitiva
Vantagem competitiva significa os avanços necessários nas capacidades que proporcionam uma vantagem em comparação com os concorrentes da indústria. O que isso significa exatamente depende do seu modelo de negócios e do setor em que você opera.
Como já mencionado, para as organizações a capacidade de se antecipar à concorrência é uma das razões mais significativas para inovar. Empresas bem-sucedidas e inovadoras são capazes de manter suas operações, serviços e produtos relevantes para as necessidades de seus clientes e condições de mercado em constante mudança.
Na verdade, segundo a Deloitte, apenas 12% das empresas da lista da Fortune 500 de 1955 ainda estão em atividade e metade das empresas do índice S&P 500 serão substituídas nos próximos dez anos, por isso é importante conseguir responder rapidamente aos desafios externos.
A inovação aumenta suas chances de reagir às mudanças e descobrir novas oportunidades. Ela também pode ajudar a criar vantagem competitiva, pois permite que você crie produtos e serviços melhores para seus clientes.
Maximização do ROI
O aumento da vantagem competitiva e a inovação contínua geralmente têm um impacto direto no desempenho da empresa e na lucratividade.
De acordo com o Global Innovation 1000, há uma clara diferença no crescimento da receita (11%) e do EBITDA (22%) em favor das organizações mais inovadoras. Esses números mostram que as empresas inovadoras não apenas crescem mais rápido, mas são mais lucrativas que as demais.
Embora medir o ROI (Retorno Sobre Investimento) da inovação possa ser desafiador, especialmente no início ou quando se fala em inovações disruptivas, investir em inovação geralmente é uma maneira mais segura de melhorar seus números do que não inovar.
Aumento da produtividade
O crescimento econômico é impulsionado pela inovação e melhorias tecnológicas, que reduzem os custos de produção e possibilitam maior produtividade. Se olharmos para isso da perspectiva de uma organização, diferentes soluções de automação diminuem o trabalho manual e repetitivo e liberam o tempo para tarefas mais importantes e de criação de valor.
Maior produtividade e eficiência tornam o trabalho mais significativo, pois menos tempo precisa ser gasto em tarefas de baixo impacto. Quanto mais tempo você puder gastar em tarefas que têm impacto direto no seu negócio, como melhorar processos, resolver problemas ou conversar com seus clientes, maior será a probabilidade de realmente reduzir custos, aumentar a rotatividade e fornecer a seus clientes soluções que realmente os beneficiam.
Impacto positivo na cultura da empresa
Por último, mas não menos importante, a inovação também tem um impacto positivo na cultura da empresa, pois aumenta a capacidade de adquirir, criar e fazer melhor uso de competências, habilidades e conhecimentos.
As práticas de inovação podem ajudar a construir uma cultura de aprendizado contínuo, crescimento e desenvolvimento pessoal. Esse tipo de ambiente inovador pode novamente motivar as pessoas a melhorar constantemente a maneira como elas e sua equipe trabalham.
Se você olhar para a história, a inovação não acontece apenas incentivando pessoas; ela vem da criação de ambientes onde suas ideias podem se conectar.
Quando toda a organização é solidária e fornece as ferramentas certas para que os funcionários tenham sucesso em seus trabalhos, isso acaba tendo um efeito positivo na forma como as pessoas percebem seus trabalhos.
Conclusão
De um modo geral, o principal objetivo da inovação é melhorar a vida das pessoas. Quando se trata de gerenciar um negócio, a inovação é a chave para fazer qualquer tipo de progresso.
Embora suas inovações não sejam necessariamente poderosas o suficiente para salvar o mundo, você deve se concentrar em melhorar as coisas que pode empregar.
Pequenas melhorias eventualmente levam a ideias maiores e melhores que podem um dia se tornar revolucionárias. Enquanto isso, no entanto, você é responsável por encontrar maneiras de fazer melhorias em sua própria esfera de influência.
Muitas vezes, começar é a parte mais difícil, pois há muitas maneiras de abordar a inovação. Nossa sugestão é trabalhar simultaneamente no desenvolvimento de suas habilidades pessoais e em aspectos relacionados ao seu negócio. Você deve, no entanto, começar pequeno e escolher seu foco, pois é impossível alcançar tudo de uma vez.
____________
Se este conteúdo foi relevante para você e despertou interesse em falar mais sobre ele, sinta-se à vontade para refletir junto com nosso Cofundador e CPO da DIWE Eduardo Fonseca.