3 erros que CEOs e CFOs cometem ao investir em inovação
O artigo que você vai ler agora foi originalmente escrito por Nicholas Himowicz, publicado por Strategyzer, na data de 24 de março de 2022 e tem o título original: 3 mistakes CEOs and CFOs make when investing in innovation. A tradução do conteúdo tem o objetivo de fornecer uma visão privilegiada sobre a nova economia, inovação e qual percepção diversos países têm a respeito dos termos e conceitos apresentados. Boa leitura!
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Investir em inovação não é o mesmo que fazer investimentos tradicionais em seu negócio. Então, quando você aplica o mesmo pensamento, simplesmente não funciona. Três dos principais erros que vemos CEOs e CFOs cometerem ao investir em inovação são pedir às equipes de inovação que escrevam planos de negócios, pensar que podem escolher os projetos de inovação vencedores e se recusar a aposentar projetos que não estão funcionando.
Abaixo, desenrolamos cada um desses erros e oferecemos sugestões sobre o que os líderes seniores podem fazer em vez disso. As dicas são baseadas em uma entrevista que Alex Osterwalder (CEO, Strategyzer) concedeu recentemente à Alex Haneng (SVP de Inovação Digital da Posten e apresentador do Ledertips). Você pode ver o vídeo aqui.
1. Eles pedem que as equipes escrevam planos de negócios
Ainda vemos empresas pedindo às equipes de inovação em estágio inicial que forneçam planos de negócios, mas esse é um mau conselho.
“Quando você pede a uma equipe um plano de negócios, você está pedindo a eles que o façam acreditar que eles sabem que a ideia vai funcionar e que você só precisa executá-la.” - Alex Osterwalder
Isso porque, no começo, boas ideias e ideias ruins parecem iguais. Você não sabe quais projetos serão bem sucedidos. Ideias que parecem promissoras em uma planilha ou em um PowerPoint ou até mesmo no papel podem estar erradas. É por isso que você nunca deve investir em um projeto baseado em um plano de negócios.
“As empresas que ainda usam planos de negócios [de inovação em estágio inicial] maximizam o risco de fracasso.” - Alex Osterwalder
Além disso, o mecanismo de investimento e as métricas usadas para medir o sucesso da inovação são fundamentalmente diferentes daqueles usados para fazer crescer um negócio estabelecido. É por isso que planos de negócios não funcionam para projetos de inovação. Os planos de negócios fazem sentido em investimentos mais tradicionais, como construir uma nova fábrica ou expandir uma cadeia de suprimentos existente.
2. Eles acreditam que podem escolher os vencedores
Quando você toma uma decisão de investimento com base apenas em um plano de negócios, está efetivamente dizendo que sabe escolher o vencedor, ou seja, sabe quais projetos de inovação terão sucesso e quais falharão. A realidade é que ninguém sabe como escolher os vencedores quando se trata de inovação.
Considere como os VCs funcionam: eles investem em um portfólio de startups, plenamente conscientes de que não sabem escolher vencedores, e criam um portfólio de pequenas apostas, apostando que 1 em cada 10 será bem-sucedida.
Se mesmo os VCs não conseguem descobrir como selecionar os melhores investimentos sem investir nas falhas, isso mostra o quão difícil essa tarefa realmente é.
Portanto, o que seu CEO e CFO precisam entender é que investir em um portfólio de projetos de inovação oferece a melhor chance de sucesso. Pequenas apostas iniciais são feitas para descobrir o que funciona versus o que não funciona. Você então faz apostas de acompanhamento, aumentando o tamanho do investimento à medida que avança.
3. Eles se recusam a aposentar projetos que não estão funcionando
Uma consequência natural de investir em um grande portfólio de projetos de inovação é que muitos desses projetos não terão sucesso. Na verdade, a grande maioria vai fracassar. Então você tem que ficar bom em acabar com esses projetos o mais rápido possível.
O problema é que isso não é tão fácil de fazer. Nós trabalhamos com uma das 10 maiores empresas farmacêuticas do mundo. Eles não foram capazes de matar projetos. Então, nós os ajudamos a introduzir uma taxa de abates para garantir que eles aposentassem projetos que não estavam ganhando força. Fazer isso geralmente exige que você mude a cultura de sua organização. Você precisa criar um ambiente onde seja seguro falhar. Empresas como Amazon, Netflix e Ping An são exemplos fantásticos de empresas que conseguiram fazer isso. Eles descobriram como distinguir entre falha operacional inválida (a qual você não deseja) e falha de experimentação (a qual você deseja muito).
“O fracasso não é o objetivo, mas é uma consequência colateral inevitável da inovação”. - Alex Osterwalder
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Se este conteúdo foi relevante para você e despertou interesse em falar mais sobre ele, sinta-se à vontade para refletir junto com nosso Cofundador e CPO da DIWE Eduardo Fonseca.