Marketing Holístico: descubra quais os pilares essenciais para desenvolver uma estratégia sólida e integrada
Dentro da disciplina de administração de marketing, o Marketing Holístico é uma proposta que visa criar estratégias mais adequadas ao perfil do consumidor atual. Nos últimos anos, as empresas passaram por profundas transformações. Até as empresas mais tradicionais sentiram o impacto, ao ponto em que, elas se adaptaram a nova demanda ou não sustentaram seus negócios.
Como consequência, diante deste cenário de mudança organizacional, as estratégias de marketing ganharam uma nova roupagem. Já se foi o tempo em que consumidor escolhia um produto somente pela marca ou pelo preço. Hoje, ele analisa um conjunto de fatores, que geram o valor agregado.
A partir desta ótica, fica mais fácil compreender como as ações de marketing não devem ser atos isolados. As campanhas, presentes em multicanais, devem ser precisas para que estejam em sincronia uma com a outra, ao ponto de fazer o cliente escolher a sua marca no lugar da concorrência.
A partir de estratégicas adequadas, unindo diferentes processos, o marketing holístico visa o crescimento da marca como um todo. Quer entender os conceitos e como aplicar o marketing holístico ao seu negócio? Este artigo pode ajudar você a ficar por dentro do assunto!
O que é Marketing Holístico?
Antes de falar diretamente sobre o que é marketing holístico, é interessante compreender a origem da palavra. O termo holístico, ou holismo, tem sua origem na palavra grega hólos, que significa “todo” ou “inteiro”. O conceito é aplicado quando se deseja compreender algo parte por parte, a fim de entendê-lo em sua completude.
O termo ganhou tanta abrangência que hoje em dia é aplicado em diversas áreas, como: filosofia, saúde, educação, psicologia e, não menos importante, o marketing.
Dentro do marketing, os autores Philip Kotler e Kevin L. Keller trouxeram o conceito mostrando a importância das empresas não estarem focadas na gestão de produtos, com ações de padronização de bens e serviços, e sim na gestão do cliente, compilando dados sobre clientes individuais a fim de desenvolver ofertas customizadas.
Segundo esses autores, Marketing Holístico consiste em “desenvolver, projetar e implementar programas, processos e atividades de marketing que incorporem a amplitude e as interdependências envolvidas no ambiente de marketing atual.”
Em outras palavras, o marketing holístico faz com que diferentes áreas do negócio se unam a fim de cumprir as missões de marketing. O objetivo central é atrair o cliente, proporcionar a ele uma excelente experiência e obter bons resultados.
Qual a importância do Marketing Holístico?
Do ponto de vista organizacional, o marketing holístico evita a sustentação de barreiras que impedem a empresa de trabalhar em unidade. De forma prática, ocorre um aprimoramento nos métodos de mensuração, como o retorno sobre o investimento em marketing. Além disso, as companhias se preocupam com o impacto no valor que elas geram aos acionistas, bem como, estão alertas com as consequências éticas e sociais de suas ações de marketing.
Do ponto de vista do cliente, é notória a diferença do relacionamento construído entre ele e a marca. As empresas pautadas em monólogos abrem espaço para o diálogo. O cliente não somente é ouvido, mas suas informações geram dados relevantes que impactam na construção de novos produtos e serviços.
Quais são os 4 pilares de marketing holístico?
O marketing holístico não segrega áreas de maior importância no marketing, muito pelo contrário, ele entende a complexidade e o valor de cada atividade. E mais, reconhece que a integração é o novo caminho. De modo geral, existem 4 pilares que caracterizam as ações de marketing holístico.
1. Marketing interno
As empresas se preocupam em fazer campanhas de marketing com alto investimento, mas não dão prioridade em comunicar internamente seus valores, assim como treinar e motivar funcionários. Apresentando este gap organizacional vamos falar sobre o primeiro pilar de marketing holístico, o marketing interno.
No livro nomeado como Administração de Marketing, os autores (Kotler e Keller) afirmam que “não tem sentido prometer excelência em serviço antes que a equipe esteja pronta para fornecê-la.” A empresa deve criar estratégias para assegurar que todos na organização, especialmente a alta gerência, estejam engajados em alcançar metas voltadas para a satisfação do cliente.
Além de afetar as ações voltadas diretamente para o cliente, o desenvolvimento de marketing interno cria um clima organizacional propício para a retenção de talentos e alinhamento de valores da empresa.
2. Marketing integrado
Neste conceito, o composto de marketing, ou também conhecido como os 4 Ps do mix de marketing — produto, preço, praça e promoção — deverão atuar de forma colaborativa, a fim de transmitir uma mensagem única e objetiva ao consumidor.
O marketing integrado assegura que “o todo seja maior do que a soma das partes”. Isso quer dizer que mesmo que a companhia adote propagandas de rádio, tv e impressos, além das ações estratégicas digitais, todos estes caminhos devem comunicar o valor da marca, de modo complementar e devidamente combinados. Assim, a mensagem obtém o alcance desejado.
Neste ponto, encontrar o equilíbrio é fundamental. O excesso de canais pode levar a diversos conflitos de informação e interesse. Além disso, pode ser inviável manter o mesmo nível de interação em todos os pontos de contato com o cliente. Em contraponto, a escassez de canais pode levar a perda de oportunidades relevantes.
3. Marketing de relacionamento
Atualmente, um dos desafios mais comumente enfrentados pela área de marketing é desvendar o caminho para estabelecer um relacionamento profundo e duradouro com os clientes, funcionários, membros financeiros (acionistas, investidores) e parceiros (fornecedores, distribuidores, agências). Também chamados de componentes-chave.
As empresas querem assegurar que a interação será mutuamente satisfatória e que os negócios sejam mantidos entre as partes.
Se engana quem acredita que o marketing de relacionamento trabalha voltado na aquisição de clientes. O objetivo central é construir um relacionamento afetuoso e a longo prazo, desenvolvendo uma rede de marketing benéfica para todos os componentes-chave evolvidos, de modo que dê valor à marca.
No marketing de relacionamento, existe um cenário muito comum. As empresas contratam parceiros melhores estruturados em determinada área ou atividade. Isso faz com que elas não percam o foco na atividade principal. O lucro vem como consequência de uma atividade bem executada.
Os colaboradores são envolvidos em todo o processo, e por meio de uma cultura organizacional forte e um bom marketing interno, ajudam a disseminar o valor construído, fortalecendo o relacionamento.
4. Marketing de performance
Também conhecido como marketing de desempenho, este pilar representa o monitoramento do retorno financeiro das ações de marketing desempenhadas. Compreende os ganhos do negócio como decorrência das atividades e programas de marketing. Aborda ainda temas que até pouco tempo atrás não tinham peso no valor da empresa, como: efeitos jurídicos, éticos, sociais e ambientais.
Sendo assim, pode-se dizer que o marketing de performance se preocupa com duas frentes:
Responsabilidade financeira: análise de métricas. Ex.: taxa de perda de clientes, ROI e qualidade do produto;
- Responsabilidade social: neste caso, embora tenha impacto financeiro, o ponto principal é o impacto que as ações alcançam na sociedade como um todo. Ex.: ações que envolvem o ESG (ambiente, social e governança), legal e jurídico.
Por que adotar o Marketing Holístico?
Conforme visto até aqui, o marketing holístico estimula as empresas a pensarem na responsabilidade ética e social que elas exercem perante a sociedade. Quer um exemplo? É possível acompanhar notícias e documentários que fazem críticas às empresas do mundo da moda envolvidas no estímulo ao consumo desenfreado, manutenção de trabalho em condições análogas a escridão, uso de pele de animais em suas confecções e a presença de microplásticos nos tecidos.
Como fica o valor da marca? Após o conhecimento dos casos acima relatados, os consumidores atribuem o mesmo valor para as empresas? O relacionamento entre consumidor x marca foi afetado?
O marketing holístico traz esse diferencial, além de apresentar um crescimento lucrativo e fidelizar o usuário, ele gera valor ao cliente. Afinal, as empresas estão preocupadas com questões que podem afetar negativamente o relacionamento que elas construíram com os consumidores.
Englobando qualidade, atendimento e agilidade, o marketing holístico gera valor em três frentes:
- Exploração de valor: ao gerar valor, uma empresa pode identificar uma nova oportunidade de melhoria ou de negócio.
- Criação de valor: a criação de valor deve levar em conta ações futuras da empresa.
Entrega de valor: com as ações de marketing em conjunto, a empresa revela que está sempre pronta para entregar novas ofertas de forma tão satisfatória como na primeira compra.
Como implementar o marketing holístico?
Para que uma empresa cresça e se sustente a longo prazo, é preciso realizar o gerenciamento adequado. A gestão do marketing holístico exige a eficácia, em igual medida, nas ações do marketing interno, marketing integrado, marketing de relacionamento e marketing de performance.
Após o início da implementação do marketing holístico, ações prioritárias já são sentidas a curto prazo.
Para entender como implementar o marketing holístico, é preciso estar atento aos seguintes passos:
Acompanhe as tendências do mercado
As empresas devem ter capacidade de se adaptar rapidamente a uma mudança radical de ambiente do qual ela está habituada a lidar. Recorrentemente, falamos sobre como a pandemia forçou as empresas a se digitalizarem. Organizações não estruturadas para uma mudança repentina, não sobreviveram ao período pandêmico. São transformações relacionadas ao macroambiente de marketing que tiram as organizações da zona de conforto.
Além disso, a concorrência com o mercado internacional se intensificou. Empresas estrangeiras oriundas de países emergentes como a Índia e a China fazem frente com o mercado nacional. Elas ganham espaço de forma assustadora. As companhias que não enxergam esse crescimento como ameaça, ou ainda, como oportunidade de melhoria, não estão atentas as tendências do mercado.
Implemente um plano estratégico de marketing
Um plano estratégico de marketing bem elaborado torna as ações de marketing mensuráveis, eficientes e trazem retorno financeiro. A criação de estratégias e a implementação delas respondem as seguintes perguntas: o que são? Para que servem? Quem? Onde? Quando? Como?
Para auxiliar na implementação de um plano estratégico, existem algumas ferramentas de automatização, gestão e controle de marketing. Elas são aliadas nesse processo por dar agilidade nas tomadas de decisão.
A DIWE e o Marketing Holístico
Com um time de especialistas, a DIWE identificou que as empresas possuem, geralmente, mais de uma dor em marketing. Se em um primeiro momento elas procuram uma agência para geração de leads, por exemplo, ao investigar a dor mais profunda, elas percebem falhas no posicionamento da marca ou necessidade de ferramentas de gestão.
Enquanto as agências entregam ofertas individualizadas, para cada dor específica, a DIWE trabalha como parceiro de negócios e utiliza o Marketing Holístico para integrar diversas áreas e montar o squad ideal para cada cliente. Afinal, somente com todas as atividades interligadas, teremos um marketing eficiente.
Os nossos três pilares interno que operam interdependentes, são:
- Intelligence - aprofundamento da dor, estudo de mercado, criação de estratégias, acompanhamento dos resultados e uso de dados;
- Marketing - desenvolvimento da solução, automação de marketing, marketing de conteúdo, projetos, desenvolvimento web, performance e agilidade;
- Tech - suporte e evolução dos ativos digitais.
Contamos um pouco mais sobre o alinhamento da nossa Metodologia ProfoundTM, com a aplicação da prática holística, através de 5 cases da DIWE. Confira o conteúdo no e-book - como a DIWE oferece soluções além dos entregáveis?