Estudos de Caso: por que investir em Consultoria Estratégica pode ser uma decisão transformadora
Se tem uma dor que todas as empresas têm em comum, de micro às grandes corporações, é a constante busca por soluções que ajudem a superar os desafios empresariais.
Em alguns casos, por estarem tão envolvidos em outras tarefas do negócio, os líderes encontram dificuldade em tomar decisões certeiras, mesmo que tão óbvias.
Nesses casos, o ideal é contar com uma consultoria estratégia. Desde melhorias no produto, inovações em processos, até falhas pontuais são levantadas pelos profissionais de uma consultoria.
Em um trabalho em conjunto, consultoria e marcas desvendam soluções estratégicas certas para o negócio. Vamos falar sobre esse assunto?
Definição de Consultoria Estratégica
Uma consultoria estratégica tem o objetivo de oferecer soluções internas a partir de uma visão externa do negócio. Ou seja, por meio do conhecimento de um profissional sobre o mercado, ele sugere resoluções pautadas no perfil da sua empresa.
Não significa que para um problema complexo, existe uma solução igualmente complexa. A complexidade das ações está muito mais vinculada ao lugar em que empresa deseja chegar, ao risco que ela está disposta a enfrentar ou às transformações que pretende realizar.
A verdade é que, em alguns casos, a atividade rotineira oferece um certo tipo de cegueira, fazendo com que a liderança não consiga encontrar soluções quando algo foge da rotina. Em outras situações, a falta de conhecimento em determinados ramos do negócio também se torna um bloqueio na hora da tomada de decisão.
Por isso, ter um profissional para oferecer uma visão externa à empresa, alguém mais isento, se assim podemos dizer, pode oferecer soluções mais alinhadas, além de ser uma oportunidade de melhoria.
Características de uma consultoria
Trabalho colaborativo
O trabalho de uma consultoria, para alcançar êxito, deve ser colaborativo. Em outras palavras, o consultor sozinho não consegue implementar soluções no seu negócio. A empresa e os colaboradores dos mais variados níveis devem estar envolvidos na construção de uma solução de valor.
O cliente deve perceber, positivamente, os esforços da organização em executar atividades com excelência.
Não foca no problema, e sim na solução
Talvez a sua empresa esteja em um momento que não consegue ver resultados dos esforços ou tem dificuldade em alcançar as metas.
Desafios como esses podem ser superados com uma consultoria.
O tarefa da consultoria não é identificar um ou outro setor culpado por gerar gargalos na produção, atrasar nas entregas ou formar barreira para demandas específicas e pontuais.
Muito pelo contrário, trabalhar em cima do problema não ajuda a saná-lo. Não é possível voltar no tempo e impedir que a falha ocorra. Após ser identificado, o foco é “sim, temos um problema, mas como poderemos solucioná-lo?”
A cultura de aprendizado rápido não vai impedir a companhia de dar passos errados, mas irá mitigá-los, e ensinará a superar mais facilmente tal desafio.
Proximidade com a liderança
As orientações de uma consultoria estratégica exige a proximidade com as lideranças da empresa. Afinal, os líderes darão as novas coordenadas e garantirão a autonomia das equipes para dar soluções simples, de modo imediato.
Estudo de caso de Consultoria estratégica DIWE
A DIWE, dentro do amplo campo de atuação, possui alguns cases sobre consultoria estratégia. Melhor que falar sobre conceitos, agora vamos contar sobre a nossa experiência e como transformamos a realidade de nossos parceiros.
Consultoria Estratégica orientada para Inbound Marketing
A DIWE possui, como um dos nossos grandes clientes, uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado, que oferece soluções completas na área de segurança, redes, comunicação e energia.
Recentemente, esse cliente DIWE decidiu atuar em uma nova vertical dentro do agronegócio. Por ser um novo ramo, a área de marketing não possuía histórico de ações, de dados, e estavam descobrindo o melhor canal e formato para se comunicar com os potenciais clientes. Além disso, a empresa precisava descobrir como prospectar clientes e gerar oportunidades relevantes.
Diante destas necessidades, a empresa se deparou com um novo desafio, a participação no Agrishow, o principal evento de tecnologia agrícola da América Latina, e que movimenta bilhões de reais a cada ano. Em 2023, foram negociados R$ 13,2 bilhões, superando o valor movimentado no ano anterior, segundo informou a organização da feira.
A DIWE, como consultora estratégica orientada para Inbound Marketing, atuou dando o direcionamento de como eles deveriam fazer as tratativas comerciais, indo desde as estratégias para realizar a abordagem dos visitantes no estande, qual a forma de captar o contato do visitante, quais as informações seriam relevantes e como eles fariam abordagem após o evento.
Por que é importante toda essa seleção? Em grandes eventos como esse, chegam muitos visitantes no estande, entretanto, uma parte deles são apenas “curiosos”. O ideal é fazer um filtro e trabalhar apenas com pessoas em potencial. Além disso, a empresa não estava habituada a trabalhar com um grande volume de clientes. Eles conseguiam atender a um volume, significativamente, inferior ao previsto após a realização da feira.
Neste contexto, a DIWE ofereceu soluções de gerenciamento sobre como realizar a seleção de contatos. O objetivo foi fazer o pré-vendas receber a lista de informações dos leads com potencial de qualificação. Essa seleção de oportunidades é um trabalho criterioso do marketing.
Soluções propostas pela DIWE: implementar estratégias de automação
As informações de contato eram preenchidas pelo visitante por meio digital. Um material rico, previamente elaborado, foi enviado para o e-mail disponibilizado pela pessoa no preenchimento de dados. Tudo de maneira automatizada.
Uma oportunidade de contato com um consultor capacitado para a fase do pré-venda, caso houvesse interesse, foi disponibilizado no corpo do e-mail enviado.
A DIWE, além de oferecer a estratégia de marketing, foi parceira na execução das atividades.
Quais resultados obtidos:
- Captação de mais de 1700 leads
- Geração 15% de qualificação de leads de marketing.
Em ambos resultados, a DIWE conseguiu superar a expectativa do cliente. O desejo inicial era captar 1000 leads e obter uma taxa de qualificação de 10%. O ticket médio das novas oportunidades conquistadas na feira foi 3 vezes superior ao que a empresa estava habituada a tratar.
Meses após o sucesso do evento, a empresa ainda contabiliza os frutos resultantes da consultoria estratégica da DIWE.
Consultoria Estratégica voltada para Posicionamento da Marca
Possivelmente, você já ouviu falar sobre smart house. Porém, no primeiro momento, as pessoas associam a uma casa futurista, em um país estrangeiro e algo muito longe da nossa realidade atual.
Engana-se quem pensa dessa forma. Pois sim, existem diversas possibilidades acessíveis de tornar a sua casa inteligente. E foi em busca desse posicionamento da marca que a DIWE atuou em mais uma consultoria estratégica.
A empresa enfrentava grande dificuldade de se comunicar com o público. Os desafios eram diversos, como:
- Fazer as pessoas entenderem o conceito de casa inteligente;
- Apresentar quais os produtos e serviços disponíveis para automação residencial;
- Mostrar ao consumidor uma marca confiável que oferece as soluções ideais para uma casa inteligente.
Soluções propostas pela DIWE: estabelecer estratégias de SEO
Em uma consultoria estratégica de SEO, a DIWE constatou que embora os canais fossem alimentados com vasto conteúdo, o que era produzido não alcançava a visibilidade necessária.
A partir das diretrizes estratégicas da consultoria da DIWE, foi possível produzir conteúdos que orquestrassem em duas frentes. Ao mesmo tempo em que a empresa comunicava a mensagem de interesse para os consumidores, os conteúdos conseguiram atingir um bom ranqueamento na pesquisa do Google.
Quais resultados obtidos:
- Aumento de 24% no número de palavras indexadas no Google;
- Aumento de 300% no número de palavras na primeira página do Google;
- Aumento de 900% no número de palavras na primeira posição do Google;
- Aumento de 25% no tráfego, sobre casa inteligente.
Apesar do objetivo inicial ter sido atingido e dos dados serem surpreendentes, a DIWE entendeu que era apenas uma etapa do projeto. Identificando novas oportunidades de melhoria nas etapas inferiores do funil. Ou seja, como levar o lead a se conectar e consumir os produtos do nosso cliente DIWE. Nossa missão é construir a jornada completa.
Nessa próxima etapa, ainda não temos resultados concretos, pois estamos construindo o planejamento adequado. Isso mostra como uma consultoria estratégia é constante, e para cada nova etapa de aprendizado, surgem também novas descobertas para serem exploradas.
Escolhendo a Consultoria Estratégia ideal
Em primeiro lugar, é importante que os líderes reconheçam o momento atual da empresa. Em seguida, vale aceitar que a consultoria pode apontar soluções que geram entraves, e embora a liderança concorde, prefere insistir no erro. E nesse caso, o problema não estará na consultoria, e sim na escolha da empresa em persistir no caminho que causa estagnação.
Por último, vale conhecer o trabalho realizado pela DIWE, e como um dos nossos especialistas pode propor soluções de valor para o seu negócio!
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