Inovação corporativa: o que é e como desenvolver iniciativas

DIWE
June 7, 2023
-
07 minutos
-
Inovação Corporativa

O convite a pensar fora da caixa e gerar novas ideias para as empresas tem sido cada dia mais frequente. O mundo tem se transformado rapidamente, e acompanhar essas mudanças não é uma tarefa fácil.

Os incentivos para o surgimento de novas startups marcaram uma corrida para a transformação digital. Enquanto corporações consolidadas eram resistentes a novas tecnologias, as startups chegaram ganhando espaço e conquistando usuários.

Se por um lado as empresas tradicionais estreitam o relacionamento com startups para inserir uma fatia mais tecnológica a sua rotina. Por outro lado, as grandes empresas precisam se organizar internamente para que a inovação corporativa ocorra eficazmente.

Nesse contexto, reunimos algumas dicas essenciais para você ficar por dentro dos conceitos e saber como desenvolver iniciativas de inovação corporativa.

O que é inovação corporativa?

É um conjunto de movimentos que a empresa desenvolve a fim de implementar algo novo ao seu negócio. Que movimentos são esses? Dentro do ecossistema de inovação, existem diversas formas de uma empresa inovar. O caminho pode ser pela inovação aberta (open innovation) ou fechada.

Como comentamos acima, estabelecer um relacionamento com startups é um dos caminhos para a empresa inovar. Existem também diversos métodos para se construir esta relação. Uma companhia pode ter uma startup como fornecedora de soluções avançadas em serviço financeiro, enquanto tem outra para oferecer serviço inteligente para rotinas sustentáveis.

Além disso, a empresa pode buscar parceiros estratégicos, agências ou consultorias para desenvolver novas iniciativas de inovação, ou até mesmo, pode estimular programas de intraempreendedorismo, nos quais os próprios colaboradores internos desenvolvem ideias inovadoras.

A inovação não é limitante. Além de oferecer vastas opções para a corporação escolher a mais adequada a sua estratégia, ainda sugere que as organizações decidam seguir por quantos caminhos a maturidade da empresa permitir.

Mas quais as vantagens de realizar estes movimentos? A inovação é movida pela “dor” do mercado. O investimento em inovação corporativa é fundamental para criar soluções para esta demanda. Por meio dela é possível identificar melhorias incrementais, ou seja, em algo já existente, ou descobrir novas oportunidades a fim de penetrar em novos mercados. Se exequíveis, essas ideias geram valor e tornam a empresa mais competitiva.

No gráfico acima, mostra como conquistar novos produtos, serviços ou processos é visto pela maioria das empresas como a melhor definição de inovação corporativa. Mas logo em seguida, aparecem: a implementação de melhoria em algo já existente e o avanço em novos mercados.

Como desenvolver iniciativas de inovação corporativa?

Os usuários são grandes inconformados e buscam novas experiências constantemente. A fim de encarar esse desafio, segundo uma pesquisa da Deloitte, metade das empresas inovam a fim de satisfazer as necessidades dos clientes. E quando uma empresa muda, seus concorrentes acabam sendo movidos por esta onda também.

Ou seja, se a sua empresa deseja acompanhar as tendências do mercado, uma hora a sua organização vai ser impulsionada a inovar.

Confira abaixo as principais dicas para desenvolver iniciativas de inovação corporativa.

1 - Disseminar a Cultura organizacional

Segundo o Mapa de Inovação Corporativa, apenas 15% das empresas disseminam e comunicam totalmente o conceito de inovação dentro da organização. 

Infelizmente, essa é uma responsabilidade que muitos líderes não se sentem preparados para assumir. Quando a liderança não somente apoia, mas dedica esforços e promove a inovação ao ponto de inseri-la na cultura organização, fica mais fácil envolver os colaboradores na construção de uma nova cultura.

Não existe um modelo ideal de cultura de inovação, tudo vai sendo moldado de acordo com o desejo dos executivos. Até onde eles querem conduzir a empresa? O trabalho em conjunto de pôr a mão na massa, faz a empresa avançar em maturidade.

2 - Estabelecer estratégia

Enquanto um terço das organizações realizam as tomadas de decisão a partir da análise contínua do portfólio de inovação, por outro lado, 23% agem sem um processo ordenado. Os esforços de inovação só serão tangíveis se estruturados em processo estratégico.

Novamente cabe à liderança alinhar as estratégias corporativas às ações de inovação, para de fato atingir sucesso no negócio. O retrato atual das empresas é que somente um quarto delas tem esforços de inovação conectados com a estratégia dos respectivos negócios de forma integral entre todos os níveis de liderança. Ou seja, a ação estratégica de inovação fica concentrada na mão de poucas pessoas.

3- Engajar equipes

Que tal o Brainstorming deixar de ser uma palavra legal de ser usada em textos corporativos e passar a ser colocada em prática? Mais que uma “tempestade de ideias” vale ter um direcionamento para elas. 

Inicialmente, crie oportunidades para as pessoas pensarem e exporem soluções variadas. Separar as reuniões por pauta é interessante para não perderem o foco. O próximo passo é direcionar para que essas ideias saiam do papel. Seja com ações dentro da própria equipe, ou encaminhando para equipes focadas em trabalhar no desenvolvimento de novas soluções. 

Porém, se vocês já têm reuniões demais para criarem mais uma, siga por outro caminho. A prática da horizontalidade é uma excelente forma de estreitar o relacionamento com os times. Sem preocupação excessiva com hierarquia, cria-se um ambiente propício para as equipes expressarem as dificuldades diárias e sugerirem os caminhos para resolver estes problemas.

O que motiva as pessoas a criarem novas respostas é a oportunidade de vê-las sair do papel. Outro ponto sensível é a pessoa não sentir o emprego ameaçado caso expresse sua opinião. A empresa deve enraizar bem essa liberdade na sua cultura.

Lembrando que o foco nesse relacionamento é identificar gargalos operacionais. Não abra espaço para fofocas e assuntos não relevantes para o negócio.

4 - Avaliar indicadores

Qual o desempenho da sua empresa? A avaliação dos indicadores de desempenho revelam obstáculos, alguns até então imperceptíveis. Algumas barreiras burocráticas são notadas apenas quando os prazos não fecham e os indicadores não vão bem. 

Se há indicadores que não fazem sentido, que tal avaliar se o setor não executa procedimentos desnecessários? 

Saber a hora de acabar ou criar novos indicadores é fundamental. Os indicadores devem estar na medida certa. A automatização de certas rotinas pode excluir um indicador, e não há nada errado com isso.

Agora, se tratando dos objetivos estratégicos de inovação, somente a partir do acompanhamento dos indicadores, é possível observar se a caminhada está adequada ao rumo desejado para a empresa.

Ainda segundo o Mapa de Inovação Corporativa, 37% das organizações não possuem parâmetros para análise de desempenho. Os dados demonstram que essas empresas executam suas atividades sem avaliar se estão no direcionamento correto ou não. Para facilitar a análise, algumas ferramentas corroboram para que os indicadores sejam monitorados constantemente, mas a análise dos dados não deve ser dispensada.

Como dar os primeiros passos agora mesmo?

O objetivo até aqui foi amplificar os horizontes e mostrar caminhos para conduzir a sua empresa para a inovação. Às vezes os executivos desejam começar com pequenos ajustes em um processo de inovação incremental, mas pode ser que a organização já tenha maturidade e desperte o desejo em avançar com iniciativas mais ousadas. Em ambas opções, se aliar a um parceiro estratégico ajuda a mitigar riscos, superar obstáculos e criar estratégias certas para a sua empresa.

Em parceria com sua empresa, a DIWE Ventures cria espaços colaborativos, realiza workshop para nivelar líderes e as equipes com a mesma linguagem - a cultura de inovação começa por aqui. Além, é claro, de identificar necessidades de inovação em concordância com os objetivos do negócios.

Permita que a inovação faça parte da sua corporação. Veja mais como a DIWE pode ajudar você!

Para continuar atualizado sobre inovação, transformação digital e novos modelos de negócio acompanhe a DIWE pelo LinkedIn e confira as novidades que publicamos por lá!