Estrutura de Pitch de Corporate Venture
O artigo que você vai ler agora foi originalmente escrito por Scott Middleton e publicado por Terem em 06 de dezembro de 2021 com o título original: Corporate Venture Pitch Structure. A tradução do conteúdo tem o objetivo de fornecer uma visão privilegiada sobre a nova economia, inovação e qual percepção diversos países têm a respeito dos termos e conceitos apresentados. Boa leitura!
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Chegamos a um template quase padrão para o pitch do comitê de investimentos de um corporate venture. O template do corporate venture segue principalmente a estrutura de um pitch padrão de startup, mas tem algumas diferenças importantes que são essenciais para ventures sendo construídos por uma empresa estabelecida.
O pitch padrão de startup segue um conjunto comum de pontos, geralmente com um slide dedicado a cada um e um apêndice. As seções e a ordem são quase um padrão da indústria.
Aderir a este formato torna mais fácil para os investidores e outros entenderem rapidamente o que você está fazendo. Você pode se desviar dessa estrutura, mas fazer isso é um pouco arriscado, pois há o risco de as pessoas não entenderem seu empreendimento e não investirem.
Eu tentei brincar com a ordem ao fazer um pitch para investidores e não funcionou. Também já estive do outro lado, tentando avaliar a realização de investimentos em startups que se afastaram do formato padrão. Você acaba com mais incerteza, então acaba declinando educadamente.
Corporate Ventures não são diferentes. Ter um formato comum permite que as pessoas avaliem e entendam rapidamente o empreendimento no contexto do negócio. Seria bom reutilizar a estrutura comum que as startups costumam usar, mas uma versão de corporate venture tem algumas diferenças importantes, considerações adicionais, bem como a necessidade de maior rigor.
Neste artigo veremos:
- Os elementos comuns do pitch de uma startup e de um corporate venture
- As considerações específicas do corporate venture
- As seções do template do corporate venture
Elementos comuns
Os elementos comuns entre um template de pitch de startup e pitch de corporate venture são:
- Problema/oportunidade
- Solução ou proposta de valor
- Produto(s)
- Por que agora?
- Modelo de negócios
- Tamanho do mercado
- Plano de entrada no mercado
- Concorrência
- Equipe – embora os conteúdos geralmente sejam significativamente diferentes
- Finanças e principais métricas
- Investimento necessário e uso de fundos
Como o Pitch do Corporate Venture Difere
O pitch para um corporate venture geralmente difere do pitch padrão de uma startup. Aqui estão as diferentes seções que você verá com mais frequência:
1. Sumário Executivo
Um pitch deck de corporate venture precisa de um único slide, geralmente com fontes e diagramas pequenos, que forneça uma breve visão geral dos pontos-chave de todo o pitch. O sumário geralmente é factual, direto ao ponto e abrangente de uma forma que dá aos stakeholders a capacidade de entender e avaliar rapidamente o empreendimento, mas remove um pouco sua capacidade de levar seus stakeholders em uma jornada. A natureza do sumário também significa que pode levar a mal-entendidos.
2. Adequação Estratégica
Você precisa articular como o corporate venture se encaixa na estratégia da empresa. Este é um dos slides mais cruciais porque quanto melhor seu empreendimento se adequar à estratégia da empresa, maior a probabilidade de você receber luz verde para prosseguir, mesmo que alguns dos outros aspectos do venture não sejam tão fortes.
3. Equipe ou Capacidade
Grandes empresas tendem a se concentrar menos na equipe – os fundadores, principais executivos, consultores – no sentido startup da palavra e se concentram mais na “capacidade” ou “recursos” – as pessoas – necessários. É aqui que você mostra o número de funcionários, as funções necessárias e quando você as precisa.
4. Resultados da Pesquisa
Você precisará detalhar e compartilhar os resultados de qualquer pesquisa ou trabalho que já tenha realizado, principalmente em torno das necessidades do cliente e do mercado. Isso pode ser pesquisa de desktop, experimentos de landing page, entrevistas com clientes, inquéritos ou protótipos.
5. Roadmap
Às vezes, os comitês de investimento vão querer ver um roadmap claramente definido para o(s) produto(s) que o empreendimento construirá, principalmente se a empresa tiver equipes de desenvolvimento de produtos.
6. Informações Financeiras Detalhadas
Você provavelmente precisará incluir informações financeiras detalhadas mais abrangentes do que em um pitch deck de startup. Em alguns casos, dependendo da magnitude do investimento, você também pode precisar incluir métricas de finanças corporativas para permitir que os executivos comparem os retornos desse investimento com outros investimentos que poderiam fazer.
7. Investimento Necessário
Na terra das startups, a sabedoria coletiva chegou a apresentar um único número (por exemplo, “precisamos de US$ 2 milhões”), todavia, empresas e executivos geralmente preferem ver opções em vez de um único número (por exemplo, “opção de US$ 2 milhões, opção de US$ 5 milhões, opção de US$ 20 milhões, com recomendação para US$ 5 milhões.”). Além disso, os executivos vão querer ver o financiamento futuro que você precisará além desta solicitação de financiamento. Neste slide, você também pode especificar de que parte da empresa virá o orçamento.
Além dos elementos comuns, aqui estão algumas das outras diferenças que você verá:
1. Conteúdo por Página
Embora os pitches de startups se concentrem mais na narrativa com menos informações por slide, um pitch de corporate venture provavelmente terá significativamente mais texto por slide e mais informações.
2. Branding
Use a marca da empresa em vez da marca do novo empreendimento, porque isso dá a seus stakeholders a sensação de que o empreendimento passou pelos processos internos corretos.
Estrutura de Pitch de Corporate Venture
Então, agora, para um pitch de corporate venture, a estrutura geralmente se parece com isto:
- Sumário Executivo
- Adequação estratégica
- Problema/oportunidade
- Solução ou proposta de valor
- Produto(s)
- Por que agora?
- Resultados da pesquisa
- Modelo de negócios
- Economia da unidade (Unit economics)
- Tamanho do mercado
- Concorrência
- Roadmap
- Plano de entrada no mercado
- Equipe/capacidade
- Finanças e principais métricas
- Informações financeiras detalhadas
- Investimento necessário e uso de fundos
- Apêndice
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Se este conteúdo foi relevante para você e despertou interesse em falar mais sobre ele, sinta-se à vontade para refletir junto com nosso Cofundador e CPO da DIWE Eduardo Fonseca.