Saiba como sair do zero e gerar ideias de inovação
É difícil estar na posição de executivo e determinar o momento certo de iniciar, ou não, uma transformação na empresa. Principalmente se por longos anos a organização foi gerenciada com metodologias tradicionais e, até certo momento, a empresa se manteve saudável e lucrativa.
Mas olhando para o mercado, para todo lado vemos empresas se adequando às novas tecnologias e alavancando, na mesma velocidade que aquelas que não aderiram a inovação perdem espaço. Segundo uma pesquisa recente, as empresas líderes em transformação digital no Brasil alcançaram um desempenho financeiro até 3 vezes maior que as demais organizações.
E para reforçar a ideia de que as empresas precisam inovar para se manter de pé, uma outra pesquisa, que entrevistou diversas pessoas atuantes no mercado de trabalho, revelou que aproximadamente 80% dos pesquisados apontaram que a cultura de inovação está atrelada ao desenvolvimento da empresa no âmbito do seu negócio principal, ao mesmo tempo que estuda novas oportunidades.
Depois de obterem o entendimento que para garantir o futuro organizacional é preciso se transformar, gestores e executivos encontram novas barreiras. Como dar início a jornada de inovação? Qual o melhor caminho? Como gerar ideias e implementar ações de inovação?
Pensando em desafios como este, e quais as melhores respostas para ajudar as corporações a saírem do zero e gerarem ideias prontas para serem validadas, a DIWE desenvolveu um Plano de Inovação que atende as necessidades das corporações, mesmo que elas não tenham disponibilidade de trabalhar meses no projeto.
Diversos conteúdos sobre inovação, novos modelos de negócios e uso de novas tecnologias, você pode acompanhar pelo perfil do CPO da DIWE, Eduardo Fonseca.
Veja abaixo os 3 passos que você precisa saber para gerar ideias de inovação no seu negócio.
1 - Descobertas, pesquisas e entrevistas
A empresa é como um organismo vivo, com falhas e acertos, mas que não pode fechar as portas, enquanto encontra novas soluções. Por isso, antes de mais nada, é preciso entender a empresa em si e suas projeções para o futuro. A empresa deve analisar dados, ter objetivos de negócio bem definidos e observar se a caminhada atual leva para onde a empresa deseja chegar.
O estudo sobre os conceitos de Horizontes de Inovação é um excelente elemento direcionador. Eles são usados por conceituadas empresas de inovação para implantar a consciência de mudança. A inovação não precisa ser radical, mas as iniciativas devem ser trabalhadas. A empresa deve descobrir o seu potencial.
Por esse motivo, não faz muito sentido buscar soluções prontas, que deram certo em outras empresas, e tentar aplicá-las na sua. Cada empresa possui objetivos, dores e direcionamentos próprios. Usar modelos pronto, só gera expectativas frustradas, desperdício de tempo e dinheiro.
Faz parte dessa etapa:
- entrevistas qualitativas;
- identificação das dores internas;
- levantamento das projeções futuras.
2 - Workshop com seu time
Empresas que não ouvem seus times, minam o desenvolvimento de grandes talentos. Muitos produtos de sucesso hoje disponíveis no mercado, surgiram a partir de ações voltadas para o intraempreendedorismo.
Além disso, os colaboradores são fundamentais em duas frentes. A primeira é no operacional, pois eles identificam obstáculos sistêmicos, processos sem eficácia, prazos exorbitantes e os demais entraves da rotina de trabalho e entregas. E a segunda é no relacionamento com o cliente, afinal, são eles que se relacionam diretamente com os clientes, ouvem suas satisfações e insatisfações com o produto ou serviço oferecido.
Ainda não para por aqui. O time deve estar alinhado com o desejo da empresa de inovar, a importância desse processo para a empresa e para o trabalho atual que ele executa.
Faz parte dessa etapa:
- ampliar o conhecimento do time nos assuntos de inovação (aproximar a temática da realidade organizacional);
- estimular a equipe a gerar iniciativas de inovação.
3 - Análise e geração de proposta de valor
Se até agora pareceu difícil, nesta etapa não seria diferente. Nas etapas anteriores, é possível reunir informações brutas e lapidadas. Com todos os dados reunidos, eles são analisados de forma criteriosa. É feita uma avaliação para verificar se as ideias levantadas, de possíveis iniciativas de inovação, estão alinhadas com os objetivos da empresa.
Em seguida, são mapeadas as soluções, os recursos necessários e a proposta de valor. Ou seja, o real diferencial alcançado após a solução indicada.
Faz parte dessa etapa:
- análise de dados;
- criação de um de banco de iniciativas;
- direcionamento para os próximos passos;
- e mais!
Quando se fala em inovação, é quase impossível não lembrar das startups e da evolução que ocorreu no mundo dos negócios após o fortalecimento destas empresas. Buscar conexões com startups que desenvolvem serviços afins com a sua organização é uma excelente estratégia organizacional.
Quais as formas usadas para construir esse projeto e quais os benefícios?
A base utilizada para a construção deste projeto inclui desde a experiência de talentos no desenvolvimento de produtos digitais, novos modelos de negócio e experiência do cliente, até o estudo para o aprofundamento em teorias e metodologias já existentes, como Design Thinking, Design Sprint, Metodologia Ágil e Horizontes de Inovação.
E como diferencial, a DIWE desenvolveu workflows próprios para executar os processos de inovação. Assim como o próprio nome sugere, o objetivo é mergulhar as organizações parceiras em uma profunda experiência de inovação e extrair o melhor resultado delas.
Benefícios para a organização
Não é fácil para gestores e executivos desempenharem uma visão crítica sobre o trabalho que eles mesmos desenvolvem na empresa. Assim como é um obstáculo definir metas e objetivos para o próprio negócio. Mas com a metodologia certa, é possível extrair estas informações.
Em empresas que não têm a cultura de ouvir seus colaboradores, as equipes não sentem liberdade para sugerir melhorias, nem expor dificuldades operacionais. Criando um espaço ou momento adequado para isso, cada pessoa entende a importância dela para organização e encontra o caminho correto para apresentar suas ideias. Resultando na maior integração da equipe.
Gerar soluções a partir de dores levantadas é uma tarefa que exige conhecimento de métodos e experiência. Contar com uma parceira estratégica capaz de entregar um plano tático de inovação é o melhor caminho para quem deseja ganhar tempo com planejamento.
Concluindo todas as etapas deste processo, a empresa adquire maturidade sobre cultura de experimentação e velocidade para as transformações atuais e futuras das quais a organização se propõe a guiar os negócios.
Como bônus, as empresas parceiras da DIWE têm acesso a ferramentas e tecnologia para acompanhamento do trabalho desenvolvido e posterior validação para impactar positivamente o mercado e seus clientes.
Como obter mais informações?
A DIWE convida você a mergulhar nessa experiência com a gente! Saia do zero, mapeie as dores, explore seu time e gere iniciativas de inovação.
A inovação pode estar mais perto de você do que você imagina! Converse com o time da DIWE e descubra como construir o seu plano de inovação!