transformação digital

Transformação digital x maturidade digital: entenda a diferença

Transformação digital é um tema que ouvimos diariamente. Além de estar em voga há um bom tempo, é evidente que essa tendência traz impactos positivos para todos os segmentos do mercado. Outro conceito semelhante e relacionado com ela é a maturidade digital, um estágio fundamental para o sucesso das empresas que buscam se transformar digitalmente por completo.

Apesar da semelhança e relação dos termos, tratam-se de assuntos diferentes. Mas, você sabe diferenciá-los?

Uma coisa é certa, ambos entregam um leque enorme de oportunidades para melhorar os resultados, como a qualificação dos leads, agilidade nos processos, tomada de decisões rápidas, assertivas e muito mais. Entretanto, de nada adianta se estruturar digitalmente sem ter a maturidade necessária para isso.

Quer saber a diferença entre transformação e maturidade digital? Continue a leitura para reconhecer a importância de cada um e suas características.

 

Entendendo o conceito de transformação digital

Transformação digital é o conjunto de esforços metodizados utilizados para a estruturação da digitalização em grande escala dos negócios. 

O foco principal deste tipo de transformação organizacional é obter resultados significativos para uma empresa a partir da implementação de várias tecnologias distintas, em termos de hardware e software, e da introdução de novos modelos operacionais em todos os níveis de uma empresa para acomodar todas as modificações.

Com isso, fatores que envolvem pessoas, processos, métricas, objetivos e tecnologias sofrem uma mudança radical em sua realidade.

Normalmente, essas iniciativas de digitalização dos negócios costumam integrar ações, adotar tecnologias e processos para atuar de maneira estratégica, preditiva, oferecer o máximo de experiência ao cliente. Tudo para operar com a inteligência, dinamismo e precisão do meio digital.

Apesar de ser um conceito simples de entender, não tem a mesma simplicidade para ser colocado em prática, pois não basta apenas estruturar a empresa com soluções tecnológicas. A transformação digital se inicia com a mudança no mindset do empreendedor e é responsabilidade dele a condução e envolvimento na implementação digital de sua empresa.

Nesta transição, é vital entender as diferenças, analisar os estágios de digitalização que a empresa se encaixa, além de mapear quais fatores são necessários para a transformação digital do negócio.

É aí que entra maturidade digital e é sobre isso que você irá aprender a seguir.

 

O que é a Maturidade digital de uma empresa

Maturidade digital é o termo usado para determinar o quão preparada está uma organização para competir em ambientes cada dia mais tecnológicos e conectados.

Desta forma, uma empresa madura digitalmente é aquela que possui as tecnologias, culturas organizacionais e hardenização adequadas para digitalizar e automatizar seus processos, extraindo o melhor das ferramentas tecnológicas para otimizar suas operações de maneira lógica e empírica.

Este é o ponto divisor de águas entre maturidade e transformação digital e demonstra o nível de preparo de uma empresa, o quão estratégica é sua atuação, operações, cultura e recursos para atender às expectativas de seus colaboradores, parceiros e consumidores utilizando as soluções da transformação digital.

Para entender melhor:

Muitos casos de falta de maturidade digital vieram à tona em 2020 por causa da pandemia. O distanciamento físico forçou a grande maioria das empresas a atuarem no ambiente virtual. No entanto, muitas corporações não buscaram uma estratégia bem planejada e migraram apenas criando redes sociais. 

Apesar de algumas conseguirem fluir seus negócios em novos horizontes, a maioria ficou despreparada para atender adequadamente os clientes, vulnerável em termos de segurança da informação e com profissionais despreparados para atuarem nesta nova realidade. 

O resultado, em vez de ser positivo por poder atender muito mais pessoas sem limite físico, causou prejuízos devido a investimentos imprecisos, degradou a imagem de algumas empresas e, em certos casos, a única saída foi encerrar as atividades para diminuir o rombo econômico.

Leia também: Grandes empresas que foram engolidas pelo futuro e o que isso tem a ver com o seu negócio

 

Os estágios da maturidade digital e como identificar se você está preparado para a transformação digital de seu negócio

A maturidade digital de uma empresa pode ser classificada em 4 estágios:

1º – Empresas digitalmente ativas – organizações capazes de aproveitar as primeiras soluções da transformação digital, como redes sociais e atendimento online para melhorar seus resultados.

2° – Organizações digitalmente engajadas – aquelas que já desenvolveram e desfrutam de soluções e processos digitalmente estruturados, bem definidos e difundidos em todos os setores.

3º – Empresas digitalmente competitivas – compreendem as ferramentas, processos e utilizam sua transformação digital de forma integrada e ampla. Contam com modelo operacional digitalizado, operam com base em análises preditivas e possuem arquitetura de microserviços.

4º – Empresas digitalmente maduras – empresas que operam em plena maturidade digital. Utilizam amplamente os recursos de inteligência artificial e a usam para crescimento contínuo, com canais digitais exclusivos, todos seus recursos digitais influenciam significativamente em sua receita e com desenvolvimento contínuo de novos produtos e serviços digitais.

Pronto, agora, você entende a diferença entre maturidade e transformação digital. Quer se aprofundar no assunto? A DIWE desenvolveu o Profound Score, um teste para diagnosticar em pouco tempo a eficiência de sua presença digital, onde sua empresa está em processos, tecnologia e quais os principais desafios digitais você enfrenta. Faça o teste aqui e descubra o quanto está preparado para transformar seu negócio! 

Equipe DIWE
Equipe DIWE
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *