Tecnologia na construção civil: como aumentar a produtividade e os resultados

Novas ferramentas tecnológicas surgem todos os dias. No canteiro de obras elas são responsáveis por oferecer o máximo de produtividade e, consequentemente, melhores resultados. A tecnologia na construção civil pode ser uma grande aliada para as empresas do ramo, auxiliando na prestação de serviço e garantindo maior competitividade.

Alguns desafios diários enfrentados pelas construtoras, como mão de obra mal qualificada, atrasos, planejamento equivocado e falta de segurança do trabalho podem ser atenuados ou até totalmente resolvidos com o uso de inovações tecnológicas na construção civil.

Você já conhece ou usa alguma nova tecnologia na construção civil? Leia este artigo para descobrir como algumas delas podem melhorar seus resultados!

Novidades da tecnologia na construção civil

Novidades da tecnologia na construção civil

Usar equipamentos modernos para substituir métodos “rudimentares” é uma realidade nas grandes construtoras, que trabalham sempre alinhadas com melhoria contínua e otimização de processos. Mas, atualmente, essa prática não é restrita apenas às grandes corporações, algumas novas tecnologias na construção civil podem ser usadas em até mesmo pequenas construções.

Hoje vamos comentar sobre duas categorias dessas inovações tecnológicas na construção civil: Materiais e Gadgets.

Leia também: 3 tendências na construção civil para aplicar e se diferenciar no mercado

Materiais

No mundo da construção civil, o concreto é o segundo recurso mais utilizado, ficando somente atrás da água. Devido a sua importância, inovações em sua estrutura química são desenvolvidas quase que continuamente.

Em uma dessas atualizações foi criado o concreto inteligente, um recurso produtivo capaz de se auto regenerar, graças a bactérias que fazem parte de sua composição, que preenchem rachaduras e fissuras com uma substância muito parecida com gel, resultado da alimentação desses microorganismos.

Além do concreto inteligente, existem outras inovações que se encaixam no grupo dos materiais, observe:

  • Monoforte (substituto da alvenaria estrutural de vedação);
  • Lajes Mistas;
  • Concreto auto adensável (preenche os espaços sem nenhuma intervenção mecânica, com fluidize);
  • Painéis EPS (substituto da alvenaria estrutural de vedação).

Todos os materiais citados são alternativas econômicas que garantem melhor desempenho e redução de custos, já que o número de etapas no processo construtivo e mão de obra são reduzidos, otimizando a produtividade.

Gadgets

Gadgets na construção civil

Os gadgets fazem parte da realidade das pessoas a algum tempo. Tablets, notebooks e celulares permitem gerir melhor as informações referentes à obra, com a possibilidade de alteração de informações e tomada de ação em tempo real. Desta forma, o tempo, a qualidade e a facilidade da comunicação são otimizados, sendo quase imediato o reconhecimento de problemas e tomada de decisões dos gestores.

Além de colaborarem diretamente na gestão e processo produtivo das construtoras, os gadgets podem ser usados com plataformas digitais para leitura de QR codes aplicados na identificação e validação de equipamentos, ferramentas, matéria prima. Também é possível definir e demarcar áreas de instalações elétricas e hidráulicas dos projetos.

Esses aparelhos digitais também podem auxiliar na segurança do trabalho. São instalados sensores nos capacetes dos colaboradores que enviam mensagens diretas para os gadgets dos líderes, notificando-os sobre as chances de um possível acidente, ou de algum mal ocorrido.

O uso de tecnologia na construção civil tem como principal objetivo facilitar e agilizar a busca e organização de todo o tipo de informações relacionadas aos projetos e, além disso, minimizar o uso de papel nessas operações.

Outra utilidade muito interessante dos gadgets é permitir que máquinas e equipamentos trabalhem de maneira híbrida e sejam controlados na palma de sua mão. Isso possibilita que o administrativo e o operacional trabalhem unidos, simultaneamente, com atualizações em tempo real de todo o processo construtivo.

Assim, é possível que a gestão tenha conhecimento e controle de tudo que acontece com o estoque de recursos, alterações de projeto, segurança do trabalho, descarte de resíduos, etc. Em alguns casos, construtoras usam plataformas online que informam o andamento da obra ao proprietário do imóvel.

A integração de novas tecnologias na construção civil é feita através da qualificação de mão de obra por meio de treinamentos, pois o mercado atual não disponibiliza de tantos colaboradores da área com experiência no uso de tecnologia, tornando esta etapa indispensável.

O uso de novas tecnologias na construção civil, quando integrado da maneira correta, com treinamento e capacitação dos colaboradores, aperfeiçoa e aumenta a produtividade, impactando diretamente no retorno financeiro da empresa.

Percebeu como a tecnologia na construção civil pode ser financeiramente viável e muito otimizar muito mais a produção? A sua empresa já aplica alguma dessas inovações? Comente aqui embaixo como você acredita que será o futuro dos canteiros de obra tecnológicos.

Equipe Diwe

Equipe Diwe

Deixe um comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse
com o
Deep team

O que você tem pra nos dizer? Nos unimos pelas pessoas que somos e pelo mindset que temos. E queremos compartilhar isso com você.