soft skills

Soft skills: o que são e por que você precisa delas

Se diferenciar no mercado como profissional vai muito além de ter um currículo cheio de experiência e cursos, é preciso ter soft skills.

Também chamado de habilidades suaves, são as características que não têm relação com competência técnicas, mas sim com as humanas, como as relações, interações e emoções.

Ou seja, tão importante quanto focar em capacitações profissionais é se desenvolver pessoalmente. Dessa forma, você conseguirá ser um líder de sucesso.

Para falar mais sobre esse tema tão interessante e pertinente para todos os profissionais, criamos esse post. Continue lendo e saiba mais sobre as soft skills.

 

O que são soft skills?

As soft skills são todas as competências que não estão relacionadas com questões técnicas ou de aprendizagem, mas sim questões humanas.

Ter conhecimento teórico é importante para todos os trabalhos, mas se você não souber se comunicar e passar o que sabe para os outros, raramente conseguirá prosperar na sua área.

Um estudo realizado pelo Hay Group estudou exatamente isso e mostrou a diferença entre o que pensam os jovens profissionais sobre de si e a percepção dos líderes e diretores sobre esses profissionais.

A pesquisa entrevistou 450 recém-formados e 450 diretores ou líderes e os principais entendimentos dos gestores foram:

  • 73% acreditam que menos de 25% dos formandos têm as habilidades humanas que precisam,
  • 76% afirmam que os profissionais jovens não estão preparados para o mercado de trabalho,
  • 81% estão preocupados com o futuro do seu negócio por conta da falta de profissionais capacitados.

 

Quanto aos recém-formados, em relação às capacidades humanas, as respostas foram:

  • 69% creem que vão ter sucesso em uma empresa independente das suas soft skills,
  • 69% entendem que as habilidades humanas, inclusive, prejudicam as suas tarefas,
  • 48% dizem que considerar os sentimentos dos outros no trabalho não tem valor nenhum.

Além de esses dados mostrarem a diferença entre os recém-graduados e os gestores, eles revelam a importância de você realmente se perguntar como estão suas soft skills e se há maneira de aprimorá-las.

 

Quais são as principais?

Existem muitas soft skills que são importantes em todo ambiente de trabalho, mas as principais são:

  • comunicação verbal e escrita,
  • empatia,
  • colaboração,
  • capacidade de trabalhar sob pressão,
  • flexibilidade,
  • liderança,
  • organização.

 

Como saber quais soft skills você já tem?

Pode parecer complicado saber quais são as soft skills que você já tem, mas por meio do autoconhecimento isso é possível.

Veja como você reage em certas situações, pense em experiências passadas, tanto profissionais quanto pessoais, e tente avaliar como estão suas habilidades.

É importante, ainda, entender que essas competências não são algo que você tem totalmente ou não. Você pode classificá-las de acordo com níveis e ver quais precisam de aprimoramento.

Se no passado, por exemplo, você não sabia trabalhar em equipe e agora consegue, mesmo que com dificuldades, quer dizer que houve um desenvolvimento, mas que ainda há um caminho pela frente.

Outra forma de analisar é pedindo feedback para colegas de trabalho, amigos e familiares. Mas esteja aberto e pronto para escutar algo que você não quer ou não espera.

A sua percepção sobre você mesmo, normalmente, não é compartilhada por todos.

 

Como desenvolver uma nova habilidade?

Já sabendo quais são os pontos que você precisa melhorar, é hora de começar a trabalhar neles.

Para tanto, nós recomendamos que você fique atento ao seu comportamento. Se você precisa melhorar sua comunicação, por exemplo, quando explicar algo para alguém e notar que teve dificuldades com isso, veja onde você errou e como pode fazer melhor da próxima vez.

Outra forma interessante é pedir feedback. Pergunte como você pode melhorar em determinada questão e tente aplicar as dicas obtidas.

Além disso, busque ter mais experiências que sejam enriquecedoras. Se você tem dificuldades para trabalhar em grupo, por que não entrar em grupo de voluntariado para conviver com mais pessoas? Caso precise ter mais flexibilidade, que tal um grupo de improvisação?

Veja o que mais combina com o seu estilo e busque o aperfeiçoamento contínuo, sempre lembrando que as soft skills são essenciais para o seu sucesso.

Se você gostou desse conteúdo, continue lendo no nosso blog e confira o post Não seja o profissional do futuro!

Equipe DIWE
Equipe DIWE
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *