Sobre paixão, Flamengo campeão e a importância de pensar a longo prazo

[INSIGHTS] Sobre paixão, Flamengo campeão e a importância de pensar a longo prazo

Comecei esta jornada chamada “empreender” há 6 anos na DIWE (nos primeiros 5 anos a Next Idea), e junto com meu sócio tínhamos muitas ideias, sonhos e incertezas nos primeiros 6 meses para um faturamento com 30 pessoas que compartilhavam da mesma visão! 

6 anos depois tenho um time F@d$a (Diwers)! Temos crescido como uma verdadeira Scale-Up (empresas que crescem acima de 20% ao ano). Isso é motivo de muito orgulho, mas principalmente de fazer as coisas com muita paixão e gestão (evoluindo sempre)! 

Quero neste texto traçar um paralelo da busca pelo sucesso e de que quando fazemos as coisas com profundidade conseguimos obter grandes resultados, mas com visão de médio a longo prazo. Saber esperar o tempo certo e ter resiliência é um grande desafio! Mas que pode ser muito recompensador.

Devo dizer também que antes de você ler este conteúdo que sou apaixonado pelo Flamengo (pergunte a qualquer pessoa que me conheça  🙂 ), mas também sou um empreendedor e sofro na pele esta dicotomia que é ter a responsabilidade de encarar os problemas e desafios para crescer, atingir os objetivos e pensar a longo prazo. 

Geralmente a ansiedade por resultados rápidos nos fazem ser superficiais nas análises e pouco realistas em relação a resultados consistentes. Corremos o risco de verdadeiros “vôos de galinha”.

Como todo flamenguista neste dezembro de 2019, estou nas nuvens, já que meu time foi campeão de tudo – Copa Mickey, Carioca, Brasileiro, Libertadores! Mas quero te dar uma panorama do que o Flamengo fez nos últimos 7 anos, segundo minha visão, para esse resultado, o que enxergo que o fez ser mais que campeão, mas também um exemplo de gestão e seriedade com que é necessário tratar nossas paixões!

Flamengo e planejamento

#1 Gestão profissional

Primeiramente, o time definiu uma gestão profissional e não somente política. Parou de fazer média com sócios e torcedores e passou a fazer uma gestão efetiva nas mais diversas áreas que um clube necessita.

#2 Análise financeira real

Mapeou e assumiu os problemas de deficiências passadas, ou incompetência, de dirigentes e gestores que foram temerários, pois em minha visão, só pensavam em curto prazo. 

O Flamengo em 2012 tinha dívidas no montante de R$ 750 milhões e com receitas de R$ 260 milhões! Traçaram planos de renegociar as dívidas com ex-atletas, governo e outros para que tivessem fôlego e com um cuidado nas finanças e orçamento adequado conseguiu o crescimento atual. 

Agora em 2019, acredita-se que o Flamengo esteja valendo R$ 1,1 bilhões, com um faturamento que pode ultrapassar R$ 900 milhões, digno do tamanho do clube que possui a maior torcida do Brasil (diga-se do Mundo). Quer mais detalhes dá uma olhada neste artigo.

#3 Entendimento forças e fraquezas

Encarou os problemas de frente, cuidando de vários aspectos importantes: finanças, modelo de gestão, marketing, pessoas, estrutura e qualidade para os atletas e profissionais no clube. Um ponto muito importante é trabalhar os talentos: Flamengo faturou mais de R$ 400 milhões com 4 atletas nos últimos anos.

#4 Visão de longo prazo

Isso tudo aconteceu porque traçou planos de longo prazo. O Flamengo não investiu em grandes estrelas ou nomes, conquistou e ficou no “cheirinho” em alguns torneios, mas começou a chegar no topo e não perdeu este lugar mais nos últimos 2 anos.

#5 Focou no seu objetivo

Teve resiliência para não mudar os objetivos ao longo do caminho, mesmo sofrendo pressão da paixão (torcedores), o imediatismo e foi consagrado com títulos da magnitude da Libertadores da América, que o time não conquistava há 38 anos. Agora prestes a conquistar o Mundo!

#6 Engajamento dos colaboradores

Montou um time com sangue nos olhos para provar seu valor e fazer história! Agora no final do ano, todos só enxergam vencedores, mas no ínicio do ano, jogadores e técnico eram questionados por todos, não sendo vistos como favoritos. Confiança e favoritismo se faz em campo, fazendo acontecer! Aqui permito fazer um comparativo com os Diwers, este time tem entrado em campo para fazer acontecer!

Você pode falar “Poxa Erick, aonde você quer chegar com este texto falando de Flamengo?”. A resposta é que todos nós em nossas vidas pessoais, profissionais e em nossas empresas podemos trabalhar com muito amor e paixão

Mas que devemos buscar ser mais profundos em nosso planejamento para o futuro, sendo fiéis a nosso propósito, tendo claro os objetivos que precisamos alcançar e trabalhando forte no dia-a-dia para que possamos colher resultados.

Meu insight para 2020 é Seja Profound! Não faça promessas de final de ano que não possa ou não queira cumprir! Siga seu propósito! E por fim volte neste texto e leia os negritos, neles estão os pontos que acredito serem muito importantes para os próximos anos. Eu vou continuar seguindo meu propósito e trabalhando com amor e paixão, para ser campeão com méritos e com consistência!

Feliz 2020!

#goDIWE #godiwers

  • Quem escreveu: Erick Iucksh – Esse flamenguista de coração, como o texto mostra, possui mais de 15 anos de experiência em Marketing fizeram dele um profissional comprometido em questionar e ser propositivo para trazer crescimento e resultados. Para ele, a DIWE tem o papel de aprender, ensinar e entregar valor com honestidade.
Taynar Costa
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