[CASE] Resultados de Marketing da noite para o dia: eles podem acontecer, se você souber onde focar

[CASE] Resultados de Marketing da noite para o dia: eles podem acontecer, se você souber onde focar

Um dos maiores erros que um gestor de uma empresa ou profissional de marketing pode cometer é desistir de uma ação porque ela não trouxe resultados rápidos. Resultados em Marketing Digital podem até vir de maneira rápida, desde que sejam calcados em muito planejamento e um direcionamento assertivo (e vamos compartilhar um case de sucesso sobre isso nesse artigo. Acompanhe 😉).

Há alguns anos, os principais veículos de comunicação utilizados para promover marcas e produtos eram a televisão, a rádio e as revistas, certo? Determinada empresa pagava um valor alto para aparecer na página de uma revista popular entre o seu público-alvo, por exemplo, e os efeitos podiam ser sentidos pouco depois da publicação do anúncio.

Mas o consumidor mudou. Assim, as estratégias utilizadas para atraí-lo também precisaram evoluir. As ações no meio digital entraram em cena, para ficar. Um ponto muito importante, que todos os profissionais do setor devem perceber é que resultados em marketing digital, em sua maioria, não chegam em prazos curtos. Por outro lado, são ações muito mais econômicas, com alto potencial para aproximar a marca dos seus clientes e que surtem efeitos duradouros.

Resultados em marketing digital: porque é importante não ter pressa

O marketing digital traz uma série de possibilidades para um negócio. Você pode usar as suas ferramentas para melhorar a comunicação com os seus clientes, atrair mais potenciais consumidores, promover produtos, reforçar a imagem da empresa ou até reposicioná-la no mercado. Mas nada disso se consegue da noite para o dia.

Para fidelizar o maior número de clientes, por exemplo, algo fundamental para aumentar o ticket médio da empresa e para vender melhor, é preciso conquistar a confiança do consumidor – e este é um relacionamento que não se constrói em poucos dias, nem em alguns meses.

É claro que você pode investir em uma campanha de links patrocinados, promover um produto rapidamente e ver o número de acessos do seu site aumentando rapidamente. Mas é importante saber que este tipo de ação não é sustentável. Se o site não apresenta qualidade ou se não é feito um bom trabalho de nutrição de leads, as visitas à página do negócio na internet vão diminuir tão rápido quanto aumentaram e a sua empresa continuará sem uma forte presença digital.

Ações bem planejadas levam a resultados sólidos

Um dos principais motivos para tantas empresas não terem resultados com marketing digital é a falta de consciência de que as ações precisam de tempo para surtir efeito. Assim, é comum que empresários desistam do investimento antes que ele tenha tempo de gerar o retorno esperado.

No marketing digital existem ações de curto, médio e longo prazo. Como exemplo, podemos citar:

  • Ação de curto prazo: links patrocinados e campanhas de e-mail
  • Ação de médio prazo: criação de site
  • Ação de longo prazo: marketing de conteúdo

Os links patrocinados podem mostrar resultados no dia seguinte, mas não garantem que o internauta irá comprar da sua empresa ou continuar o relacionamento com ela. Assim, quando você corta o investimento, os resultados também param de aparecer. Já as ações de médio prazo podem levar até um ano para trazerem resultados consideráveis, mas continuam surtindo efeito mesmo depois que o trabalho é finalizado.

O site, por exemplo, vai continuar atraindo visitas e os elementos presentes nele, como as informações acerca da história da empresa, continuaram ajudando a promover o negócio entre antigos e novos clientes. O mesmo pode ser dito sobre as ações de longo prazo, que precisam de um investimento maior, mas que trazem resultados ainda mais sólidos para a marca.

Como escalar resultados e acompanhar a performance das ações digitais

Um bom planejamento de marketing inclui uma pesquisa aprofundada – para conhecer a persona do negócio e fazer uma análise de mercado – e métricas tangíveis. Estas métricas influenciam as constantes melhorias que devem ser feitas na estratégia. Se uma rede social mostra maior potencial para engajar o público da empresa do que outra, por exemplo, é uma boa ideia reforçar as ações realizadas no espaço.

A possibilidade de medir o retorno gerado pelas ações desenvolvidas, muitas vezes em tempo real, é uma das maiores vantagens trazidas pelo marketing digital.

Uma forma eficiente de escalar os resultados alcançados pelo negócio com o uso do marketing digital é adotando o método OKR (Objectives and Key Results). De forma resumida, a metodologia consiste na definição de objetivos que ajudam a direcionar os esforços da equipe. Estes objetivos devem ser simples, específicos, de curto prazo e devem estar alinhados com os objetivos macro da empresa. Também devem ser definidos os Key Results, que são as métricas e critérios que mostram que o objetivo está em progresso (controle dos acessos do site, por exemplo).

Planejamento e investimento de tempo são dois pontos essenciais para que o negócio alcance resultados em marketing digital. Isso garante que a empresa conquiste o posicionamento pretendido no mercado, fortaleça o relacionamento com o consumidor e tenha mais sucesso em vendas – de forma sustentável, sólida, com maior previsibilidade, possibilidade de escalar resultados e inteligência de negócios.

Case Ripio: 67% de aumento no faturamento com campanha de e-mails

Agora, dito isso, quando você reúne informações e conhecimento sobre o seu mercado e sabe como implementar ações focadas, os resultados podem sim vir de forma um pouco mais rápida e com impactos diretos no negócio – que foi o que aconteceu com a Ripio.

Há 20 anos no mercado (e há 5 anos cliente da DIWE), a Ripio é uma das principais fornecedoras de uniforme escolar do Sistema Objetivo de Ensino, que conta com mais de 5.000 escolas espalhadas pelo Brasil e 500.000 alunos.

Com todos esses anos de trabalho desenvolvido, e vários cases de sucesso, os Diwers já entendiam o comportamento de consumo desse mercado e, com a junção de expertise em Marketing Digital, desenvolveram uma campanha voltada para aumento de vendas durante o início do ano, totalmente focada em e-mail marketing – sem gastar R$ 1 com mídia paga (que foi a estratégia utilizada em 2018).

Utilizando técnicas de growth hacking, cupom de desconto de 10% e alguns gatilhos mentais, como resultado, em janeiro de 2019, houve um aumento de 67% no faturamento da Ripio, em relação ao mesmo período do ano anterior.

A CS da conta, Lucielli Ferreira, conta um pouco mais sobre a estratégia: “o grande diferencial para que essa ação tivesse bons resultados foi ter adquirido experiência sobre o cliente e entendido como era o comportamento dos clientes dele ao receber certos tipos de conteúdo via e-mail”.

Para a Lully, a mina de ouro está dentro de casa. “Depois de algumas análises comparativas com anos anteriores, percebemos que para os clientes da Ripio fazia muito mais sentido focarmos no senso de urgência da compra do produto, do que em divulgação de conteúdo, por exemplo.

“Isso nos mostrou que, antes de investir em ações que são tendência ou que ficam apenas no campo do achismo, por exemplo, o importante é parar para entender quais sinais os seus consumidores estão dando sobre o que querem da sua empresa, por meio dos pontos de contato que têm com você ” – finaliza Lully.

Ou seja, o que você está fazendo para entender o que faz sentido para o seu cliente?

Taynar Costa
Taynar Costa
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