Redes sociais para construtoras: como criar uma presença digital de sucesso

DIWE
March 26, 2018
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07 minutos
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Marketing

As construtoras precisam estar nas redes sociais: essa é uma das medidas ideais para aproximarem-se de seus clientes. Isso, porque para estreitar laços e estimular o relacionamento com eles a fim de vender mais, o marketing imobiliário da empresa deve ser planejado estrategicamente. Estar na internet é marcar presença digital. Isso, porque em um momento em que grande parte da população tem acesso à rede, ela permite que as conexões sejam práticas, eficazes e segmentadas. Tudo o que o seu negócio precisa, certo?

Crie uma presença digital forte

Produza conteúdos relevantes sobre os temas abordados pelo setor imobiliário. Além de demonstrar o comprometimento da empresa, o fato de você compartilhar informações dão aquele up na autoridade empresarial.Como a linguagem das mídias costuma ser mais descontraída, analise os perfis e comportamentos do seu público na hora de desenvolver a melhor articulação para lidar com ele. Esteja atento também às variações de perfis e mantenha o meio termo.Para isso, entenda como o seu público se articula nas redes e fora delas, incluindo o vocabulário que utilizam, quais são seus interesses e o que chama a atenção quando estão de bobeira. Use as analogias do que está na mídia a seu favor. Lembre-se que a reputação da sua empresa depende do feedback dele. Por isso, o foco é deixá-lo satisfeito com os serviços oferecidos.

>> Confira também: Como identificar a linguagem da sua marca nas redes sociais e em eventos

Opte por ferramentas interativas: invista em maneiras de passar a informação que vão além de textos. Infográficos, jogos, quizzes, chatboxes, pequenos vídeos ou lives no Facebook, Instagram, WhatsApp e a realidade virtual irão colocar a empresa frente a frente com seus clientes e ajudá-la a estabelecer o contato direto com eles. De quebra, o negócio torna-se acessível e carrega uma ideia mais humana. Que tal disponibilizar um contato de whatsapp que possa responder rapidamente às questões do público em um determinado horário? Gente como a gente!Além disso, promova peças publicitárias, conteúdos interativos, enquetes e, de modo descontraído otimize:

  • A captação de imóveis;
  • Identificação de clientes em potencial;
  • Monitoramento de ações da concorrência + implementar melhorias.

Como saber qual rede social utilizar, afinal?

Analise o seu negócio, o que você deseja passar para os clientes e onde eles estão. Como dito anteriormente, pensar em público-alvo, adequação do discurso e características da rede social é a fórmula a ser seguida. Além disso, estar disposto ao diálogo é fundamental nessa equação. Os discursos nas redes sociais não devem ser vazios, embora possa haver tempo até que uma linguagem efetiva possa ser construída. Segue abaixo um resumo de algumas das redes sociais mais utilizadas e suas respectivas características de público-alvo e discurso.

Facebook

É a rede social dos grupos, e também uma das mais versáteis, pois páginas empresariais podem ser adaptadas para dialogar com qualquer público. Uma das preocupações deve ser estabelecer uma linguagem que seja informal e ao mesmo tempo passe a seriedade e os valores da empresa.

Instagram

Instagram é um aplicativo e também um rede social de imagens. Empreendimentos artísticos e empresas que comercializam bens materiais encontram facilidade no seu uso e podem se beneficiar dele. Como citado anteriormente, nem todo o tipo de empresa consegue adaptar o discurso para uma rede onde a imagem é o principal.

Youtube

A rede social dos vídeos pode ser de grande valia para o entendimento de pontos-chave de um assunto que ficariam difíceis de explicar com palavras escritas. A estratégia de vídeos do mundo corporativo hoje é conquistar clientes com informações relevantes em poucos minutos. Geralmente, os negócios que se dispõem a investir no nicho de vídeos alcançam um resultado satisfatório, desde que o material seja bem feito. Muito cuidado com o conteúdo.

LinkedIn

LinkedIn é a rede social do networking empresarial. É onde todos os negócios deveriam estar, pois estabelece comunicação entre nichos do mercado, comunica valores e atualiza o público sobre o posicionamento empresarial da marca. Lembre-se que o LinkedIn versará mais sobre a empresa do que sobre o produto oferecido, portanto atua como um catalisador de informações do negócio.

Aposte no marketing imobiliário

As redes sociais e outros recursos vão dar aquela forcinha na hora de marcar presença na internet. Afinal, as tecnologias estão aí para aproximar as pessoas, entre outras coisas, certo? Entenda como utilizar as mídias sociais e demais ferramentas na web a favor da empresa.

Keywords e Adwords

Um de seus recursos, a plataforma Keywords, disponibiliza o acesso às palavras-chave que os usuários mais digitam na pesquisa, o que possibilita que você as trabalhe em cada conteúdo e ganhe visibilidade. O Searching Engine Optimizer (SEO) consiste em auxiliar o trabalho da estrutura de texto visando alcançar as primeiras posições orgânicas, ou não são pagas, nas procuras que têm a ver com o que a sua empresa oferece. E quanto melhor é o rankeamento, a exposição e tráfego direcionado aumentam. Conhecido como Links Patrocinados, a ferramenta Adwords ajuda o empreendimento a conquistar as primeiras posições em uma das plataformas de busca mais relevantes por aí: o Google. Como são pagas, oferecem resultados mais rápidos, mas precisam ser executadas de forma assertiva para não gerar erros;

Google Analytics

A ferramenta permite que a empresa realize métricas a fim de monitorar o comportamento dos clientes em contato com seus serviços, possibilitando também analisar a concorrência. Isso permite a previsão de ações futuras, interrupção de ações ineficazes, entre outras medidas.Anuncie em sites confiáveis, afinal, pessoas que buscam um imóvel para comprar ou alugar pesquisam por vários canais. Invista em anúncios em sites imobiliários confiáveis — ampliando as suas possibilidades de ser visto e procurado. Também vale apostar no e-mail marketing: trabalhado corretamente, a opção torna-se relevante para converter leads em clientes. Que tal trabalhar ofertas de imóveis mas não esquecer-se do conteúdo trabalhado em um blog ou site direcionados especialmente ao seu serviço? Use-o como estratégia.

Tudo certo para começar a elevar sua empresa a uma presença digital de sucesso? Invista em redes sociais para construtoras e alie-se ao marketing imobiliário para desenvolver uma estratégia adequada ao momento que o negócio vive tanto quanto às demandas do seu alvo.