O que acontece quando os processos não acompanham as mudanças tecnológicas?

A inovação tecnológica é o pilar da transformação digital. Ela está relacionada com o desenvolvimento e a criação de soluções por meio da tecnologia, ajudando as empresas à acompanharem o desenvolvimento de mercado. Com a automação e sistemas inteligentes, os C-levels conseguem pensar em novas formas de melhorar seus processos, expandir os negócios e consequentemente, alavancar resultados.

De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), de 24 setores da indústria brasileira, pelo menos 14 deles precisam adotar com urgência novas estratégias de inovação. E o que isso significa? Que investir no progresso é inevitável e que as marcas precisarão estruturar os seus negócios para se manterem competitivas.

Quer saber porque a atualização dos processos é importante? Veja, neste post, como as companhias estão se estruturando para adaptar suas estratégias e qual a importância de investir na renovação para se destacarem no meio digital.

Inovação e Tecnologia: como as empresas estão se estruturando?

As empresas sabem que precisam dar um upgrade em seus processos caso queiram alcançar resultados mais expressivos. No entanto, nem todas parecem estar preparadas para inovar, nem para participarem da transformação digital. E isso porque não possuem condições, conhecimento ou até mesmo não acreditam que investir trará resultados mais positivos o que é um erro!

A era da inovação já começou e as grandes marcas como a Apple, Amazon e Google estão aí para nos mostrar isso. Desde que implementaram a mudança em seu mindset, essas gigantes compreenderam que investir nos processos era o primeiro passo para alavancar a qualidade dos seus produtos e serviços.

O uso de ferramentas tecnológicas, a implantação de software e a opção de armazenamento de dados em nuvem são alguns exemplos de renovação que impactaram de maneira significativa a modernização dos negócios. A decisão em trazer a tecnologia para dentro das empresas conseguiu fazer com que elas acelerem o seu processo de produção, melhorassem as estratégias de marketing e aumentassem as vendas, expandindo os negócios de forma positiva.

Isso fez com se tornassem líderes de mercado, além de mais valorizadas quanto às concorrentes. E por isso pergunto: você não gostaria de ver a sua marca assim, conquistando credibilidade e aumentando os resultados?

É claro que gostaria! Quem não? Mas sabemos que, para conseguir isso, a sua empresa precisa também estar disposta a seguir e executar mudanças em seus processos.

E de que forma você pode estruturar o seu negócio para conseguir isso?

Primeiramente é necessário reconhecer que a inovação faz parte de um processo. Segundo, que é preciso estar disposto a investir e vestir a camisa da renovação para abandonar a prática de marketing e processos falhos. Também é importante parar de aplicar recursos em ferramentas incompatíveis e formular estratégias incoerentes com os objetivos da empresa. Ter direcionamento é o segredo!

Se o foco é inovar seus processos, é a tecnologia que vai ajudá-lo a fazer isso. Então, faça um planejamento calculando o tempo e todo o dinheiro investido para executar as operações da empresa de forma correta. Além disso, é importante também que os C-levels reconheçam que os novos métodos estão sendo mais eficazes que os antigos.

A implementação de equipamentos e software também cumprem um papel importante nessa trajetória. Investir na capacitação da equipe, para que todos consigam trabalhar e direcionar suas funções para atingir os objetivos,  é igualmente necessário para que a tecnologia e mão de obra humana consigam atingir os resultados, juntos.

Sabemos que as mudanças exigem esforço e dedicação, porém é necessário dar o primeiro passo. Tudo valerá a pena!

Por que é importante investir para se tornar competitivo?

A tendência em 2019 é que ocorra um crescimento no comércio e no setor da indústria, o que pode contribuir para a abertura de novas empresas. Embora seja cedo para dizer, o cenário é otimista e os gestores já estão vendo nesses indicadores a oportunidade de aumentar ainda mais os seus números por meio digital.

O que significa que todos precisarão inovar caso queiram se manter competitivos em seu setor. Com a maior demanda de produtos e serviços, as marcas precisam encontrar uma forma de se destacar entre as demais, oferecendo um diferencial na transformação digital dos seus negócios.

Por meio da tecnologia, as empresas conseguirão ter acesso às ferramentas que as conectam aos mercados em desenvolvimento. Investir em métodos inovadores de marketing e vendas é importante porque ajuda a tornar a sua marca mais preparada e bem estruturada para enfrentar desafios dando aos gestores uma postura mais confiante e segura para tomar decisões e agir.

Eles conseguirão assumir uma abordagem mais proativa, superando os obstáculos e fazendo com que os objetivos sejam alcançados com maior facilidade,  estimulando os profissionais a não ficarem estacionados às antigas estratégias.

A empresa que está disposta a investir em um mindset mais inovador não só vai conseguir crescer mais rápido, como acompanhar as mudanças e inovar de forma constante. Ela vai se adaptar, criar e transformar os seus processos em tarefas criativas, tornando-se uma marca diferenciada e propensa a conquistar maior espaço.

E então, percebe que a inovação garante um lugar de crescimento e destaque? Que o sucesso não pode ser alcançado de outra forma, senão essa? Se ainda está com dúvidas, pare e repense. Apenas essa mudança de pensamento já pode ajudar a sua empresa a elevar a sua competitividade.

Gostou do tema? Quer saber mais sobre como inovar em seus processos e quais os benefícios da inovação dentro dos negócios? Clique e então converse com um de nossos especialistas. Estamos à disposição para ajudar nessa trajetória.     

Equipe DIWE
Equipe DIWE
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *