Por que os investimentos tornaram-se tão populares?

Em janeiro de 2019, o número de pessoas físicas que investem na bolsa bateu recorde, com um total de 858 mil investidores. Em relação ao mesmo período de 2018, o número de brasileiros que ingressaram neste tipo de carreira aumentou em 38%, ou seja,  237 mil novos participantes.

Mas, o que leva à este grande entusiasmo dos brasileiros com o mundo dos investimentos? O que levou à este crescimento tão significante?

Bom, vivemos em plena transformação digital, os consumidores estão empoderados, o acesso à informação é simples, rápido e eficaz. Consequentemente, as pessoas começaram a se educar melhor nos assuntos de seu interesse.

Além disso, a facilidade de disponibilizar informações bem sintetizadas deu espaço à educadores digitais, que fornecem periodicamente conteúdos ricos para determinados assuntos. Desta maneira, os intra-empreendedores e colaboradores começaram a esculpir seu conhecimento sobre o mercado de investimentos e a ganhar espaço neste segmento.

Leia também: O empoderamento como base para a transformação das empresas

Obviamente, este não foi o único fator que colaborou com o aumento de investidores, mas, de qualquer forma serviu como uma boa base de referência para começar a investir.

Entenda por que o cenário mudou

Durante muito tempo, o único meio de acesso à investimentos e informações sobre as possíveis maneiras de investir seu capital eram os bancos. 

Com total controle do marketing para este tipo de operação de mercado, as ações de publicidade eram direcionadas à vendas de produtos oferecidos pelo banco, e muito raramente se encontrava informações sobre as inúmeras formas e métodos de investir fora das universidades.

Na última década, esta realidade mudou. A transformação digital alterou tanto o comportamento das corporações quanto das pessoas. O mundo se tornou mais transparente e o poder de escolha do consumidor aumentou, já que agora ele entende melhor de seus interesses e sabe quais as soluções disponíveis para atender suas necessidades e atingir suas expectativas.

Existem profissionais e empresas que se empenham à disponibilizar conteúdos ricos para esculpir o conhecimento de possíveis novos investidores. Além disso, eles se esforçam para que o brasileiros entendam a importância de poupar seus recursos e que não precisam de tanto dinheiro para começar a investir, basta estudar sobre o assunto e entender as oportunidades. 

Confira: Qual é o comportamento do consumidor em época de crise?

Desta maneira, o setor financeiro tornou-se mais competitivo, uma vez que existe uma procura maior de pessoas físicas com interesse em investir e, para conseguir fechar negócio, é preciso agregar valor e trazer vantagens ao consumidor. 

Para atender esta demanda munida de conhecimento e ciente de todas as vantagens oferecidas por cada instituição, as corporações tiveram que flexibilizar suas ofertas, oferecer uma gama  diversificada de serviços e com melhores índices de rendimento.

No mundo dos investimentos há espaço para todo mundo, desde que você tenha os conhecimentos certos. 

Nesta edição do ProTalks, entrevistamos Tiago Reis, chairman da Suno Research e um dos mais importantes influenciadores digitais sobre investimentos no Brasil, que vai explicar sobre este novo cenário e como os novos investidores podem ser iluminados por meio da educação financeira. Confira!

Equipe Diwe

Equipe Diwe

Deixe um comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse
com o
Deep team

O que você tem pra nos dizer? Nos unimos pelas pessoas que somos e pelo mindset que temos. E queremos compartilhar isso com você.