Por que é tão difícil inovar?

Por que é tão difícil inovar?

‘Fazer algo como não era feito antes’. Essa é uma das definições segundo o dicionário para a palavra inovar. É consenso atualmente que fomentar a inovação é uma questão de sobrevivência para as empresas, por isso entender o que é e reconhecer sua importância é relativamente fácil, mas aplicá-la efetivamente no dia a dia dos negócios pode ser um desafio para muitos gestores.

Mas por que será que para empresas de médio e grande porte a inovação é tão difícil? O que tem dificultado o desenvolvimento de ideias disruptivas e a continuidade de projetos que melhoram processos e resultados?

Continue a leitura e entenda os porquês que atrapalham esse caminho.

Leia também: Como criar experiências impactantes, sem sofrimento

5 barreiras que afastam sua empresa da inovação

5 barreiras que afastam sua empresa da inovação

#1- Não pensar a longo prazo

A maioria das empresas tende a se concentrar mais em metas e resultados de curto prazo, e acabam ignorando a perspectiva a longo prazo. Cada organização define suas metas a serem alcançadas no próximo trimestre e estratégia para alcançá-las. E, durante esse processo de atingir metas de curto prazo, a maioria das empresas costuma gastar muito e alocar recursos em vendas e marketing. Assim, a maior parte do orçamento é utilizada, sobrando muito menos para inovação ao longo do planejamento.

Leia também: Qual o papel do marketing na transformação das empresas?

#2 – Falta de mentalidade de inovação

Outra barreira que atrapalha o processo de inovação dentro de muitas empresas é a própria mentalidade dos colaboradores e gestores. A empresa deve cultivar a mentalidade inovadora dentro da organização, começando do topo e permeando todos os níveis. As empresas precisam aumentar a criatividade, debater novas ideias e incentivar seus funcionários a ir um passo além para pensar fora da caixa.

#3 – Ter medo de falhar

Inovar está intrinsecamente ligado a “permissão” para falhar. Toda inovação é baseada em tentativa e erro, por isso esse pensamento é fundamental em empresas inovadoras.

Por exemplo, quando sua empresa tenta criar um produto muito inovador, que custou um alto investimento de recursos financeiros e humanos, mas, no fim das contas, foi um fracasso. Como seus colaboradores serão impactados com esse resultado em relação às pesquisas futuras?

O medo de falhar pode impedi-los de tentar algo novo, e acabam se acomodando com os processos habituais porque têm medo de falhar novamente. A segurança de manter os padrões acaba engessando as corporações.

#4 – Não entender as necessidades dos seus clientes

A inovação também pode ser uma grande dificuldade em organizações que não sabem o que seus clientes querem e precisam. Para criar produtos ou serviços disruptivos, as organizações precisam entender o que seus clientes estão pensando e sentindo, como eles interagem entre eles e seu comportamento no dia a dia.

Leia também: Aprenda os fundamentos do marketing de performance e aplique em seu negócio.

#5 – Falta de orçamento

Um dos motivos mais comuns que impedem a inovação de ir além em diversas empresas é falta de orçamento para investir. Se um projeto de inovação não tiver verba para realizar todas as etapas, ele terá menos de chance de sucesso no lançamento.

Investir uma fatia da receita nos projetos de inovação demonstra que a empresa está comprometida para alcançar resultados de sucesso.  É claro que é possível fazer muita coisa com um orçamento limitado, mas a organização deve ter equilíbrio e reservar um orçamento para projetos de inovação se quiser sair do mesmo.

Deu para perceber como inovar não pode ser apenas um recursos para recuperar o equilíbrio nas contas da empresa? Para promover a inovação na sua empresa, é preciso fazer dela parte do dia a dia e da cultura da organização.

Agora que você já sabe quais são as barreiras que atrapalham o processo de inovação, comece o planejamento para 2020 destinando tempo, recursos humanos e financeiros para aprimorar o processo de inovação do seu negócio. Gostou de mergulhar nesse tema? Continue acompanhando o blog e fuja dos erros!

Taynar Costa
Taynar Costa
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *