Planejamento Estratégico 2020: 3 dicas para ir além do básico!

Se fazer o planejamento estratégico para 2020 ainda não passou pela sua cabeça, é melhor começar a rever sua agenda e encaixar esta demanda como prioridade. Janeiro de 2020 está a menos de 3 meses de distância e a hora de planejar o novo ano é agora! 

Contar com estratégias de marketing planejadas com inteligência e alinhadas com as metas e oportunidades de vendas te permite elevar a posição da empresa no mercado. 

Fazer o planejamento estratégico vai muito além do que definir metas, pontos fortes e fraquezas do negócio às pressas no começo de um novo ciclo. Para que seja feito de forma assertiva, é necessário ir além do básico de planejamento, seguindo três passos. 

Continue a leitura e até o final deste artigo você saberá o que fazer para criar um planejamento estratégico efetivo para 2020. 

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A hora de começar é agora! 

Ao começar o planejamento estratégico com antecedência, pelo menos 3 meses antes do novo ciclo, você terá uma janela de tempo suficiente para fazer as pesquisas necessárias, fazer alterações, recomendações e modificações. Você também terá tempo para receber informações valiosas de várias equipes da sua organização.

Se deixar para começar a fazer estas definições muito tarde, pode ser que você não tenha tempo suficiente para realizar todo o processo de maneira articulada e nem poderá compartilhar com todos da maneira como deveria. 

Ter o planejamento para 2020 em mãos antes do fim de ano, servirá de orientação para toda empresa. A partir dele, todos vão ter plena noção para onde a empresa está indo, por que deseja chegar lá e quando fará isso. Além disso, o mais importante: ajuda sua empresa a medir o sucesso! 

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3 dicas para fazer o planejamento estratégico 2020

#1 – Tenha metas claras

Tenha metas claras

Sabe aquele ditado que diz “quando você não sabe para onde ir, qualquer lugar serve”? Essa máxima é válida também para o sucesso dos negócios. Para projetar seu negócio para 2020, é fundamental ter metas claras. 

As dicas do Sebrae para fazer isso com sucesso: 

Comece escolhendo um ou dois objetivos principais, mais difíceis de alcançar, mas que você quer conseguir daqui a três anos.

Agora que você já tem uma meta macro para cumprir nos próximos três anos, defina outras menores para cumprir a cada mês. Elas devem ajudá-lo a chegar mais perto do objetivo principal. Se for preciso, divida novamente as metas por semana.

Desta forma, é possível ter uma visão geral do que é preciso ser feito passo a passo para atingir os objetivos da corporação. 

#2 – Fique atento às tendências 

Saber quais tendências afetam seu negócio é importante para se antecipar a elas e manter-se na frente da concorrência. A esta altura do ano já é possível descobrir o que está por vir no ano que vem. 

Leia muito, não só autores renomados, mas publicações de todo tipo. Além disso, selecione influenciadores ou personalidades do seu setor para conhecer o trabalho e possíveis publicações. Eles costumam trazem boas ideias sobre tendências. 

Mas tenha sempre em mente: saiba separar o que faz sentido para o seu negócio e está alinhado as suas necessidades, do que é apenas tendência passageira. É importante ficar atento as tendências, mas nem todas elas conversarão com o seu cliente.

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#3 – Fortaleça o networking 

Economia compartilhada e benefícios mútuos são, cada vez mais, fatores determinantes para  o futuro dos negócios. Isso quer dizer que a capacidade de firmar parcerias com as pessoas e empresas certas será cada vez mais relevante. 

É fundamental contar com parceiros que ofereçam suporte em busca de inovação e na busca por soluções para crescer o negócio em 2020.

Conte com a DIWE – parceira estratégica para o seu negócio 

A DIWE é a primeira agência brasileira a aplicar profound marketing, uma atuação que tem por premissa estar presente no dia a dia dos seus parceiros, para entender sua realidade e propor ações autênticas, posicionando-se como parceiro estratégico para alavancar seu negócio.

Vem conversar com a gente 😉 

Taynar Costa
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