Planejamento de marketing

Planejamento de marketing: checklist completo para otimizar suas estratégias

O planejamento de marketing de muitas empresas precisou ser completamente reformulado com o surgimento da pandemia de Covid-19 durante 2020. Deu para sentir em meio a um período atribulado como a definição das ações estratégicas faz toda diferença para a empresa ter resultados? 

Isso é planejamento de marketing, uma forma de colocar no papel os objetivos e planos de ação para alcançá-los dentro da empresa em um período de tempo estabelecido. Em 2021, essa missão será ainda mais importante para que a empresa consiga se estabilizar e retomar o crescimento. Afinal, voar às cegas não vai aumentar as chances de sucesso, certo? 

Então, para te ajudar a criar o planejamento de marketing do próximo ano, mesmo diante das incertezas e desafios do momento, criamos o checklist abaixo. Confira! 

Checklist para um planejamento de marketing efetivo

 

#1 – Faça uma análise do cenário 

Olhar o mercado e analisá-lo não pode faltar para criar um planejamento de marketing eficaz. É importante saber quem são seus concorrentes, diretos e indiretos, e o que eles estão fazendo no meio digital. Isso pode gerar ótimos insights para incrementar seu plano de marketing com ações e estratégias que também podem ser interessantes para a sua marca.

Além de olhar para fora do negócio, não se esqueça de olhar para dentro e identificar seus pontos fracos e fortes. A análise SWOT, famosa nas equipes de marketing, se encaixa bem aqui. Liste as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças da empresa. 

O conhecimento adquirido sobre o mercado e o funcionamento do seu negócio é um dos ganhos mais importantes neste processo de fazer um plano de marketing. Essas informações tornarão sua empresa mais competitiva para enfrentar os desafios que estão por vir. 

Em tempos de incertezas sobre o futuro e o comportamento do consumidor pós-pandemia de Covid-19, acompanhar as tendências do mercado torna-se ainda mais relevante do que antes. Estar atualizado neste momento é questão de vida ou morte para o negócio.  

 

#2 – Defina objetivos, metas e métricas

O segundo ponto fundamental para elaborar seu plano de marketing com eficiência é definir onde você deseja chegar com essa estratégia. A partir da definição do objetivo, estabeleça metas relevantes para suas ações de marketing. Ou seja, objetivo é o que se pretende atingir e a meta define quanto precisa ser feito e em quanto tempo. 

Por exemplo: seu objetivo é aumentar o tráfego qualificado até o site. A meta é aumentar em 25% no período de 6 meses. 

As métricas entram neste cenário para orientar a tomada de decisão, embasando os gestores. Como saber onde investir ou onde cortar recursos se você não sabe dizer o que está dando certo e o que não tem trazido resultados? Uma característica positiva do digital é justamente a possibilidade de metrificar vários aspectos e ter dados para embasar as decisões. 

Portanto, ao definir o objetivo do planejamento de marketing, estabeleça também quais serão os indicadores chaves de desempenho (KPI) a serem monitorados e os acompanhe periodicamente. 

 

#3 – Conheça sua persona e os melhores canais para atingi-la

Apesar de ser o item 3 do nosso checklist, esse ponto é tão relevante quanto os dois primeiros. Afinal, se você não sabe com quem está conversando, será muito mais difícil falar a mesma língua que eles, conseguir resultados e gerar mais clientes. 

A persona é esse personagem semi fictício que vai indicar o perfil do seu potencial cliente, com nome, idade, profissão, necessidades, objetivos, dores, entre outros aspectos que possam orientar sobre quem será impactada pelas estratégias de marketing. Saiba o passo a passo para criar uma persona que faça sentido para o seu negócio. 

Ao definir sua persona da maneira certa, o próximo passo é descobrir quais canais ela usa para consumir informação e, então, você pode direcionar as ações do seu planejamento de marketing para os locais certos, alinhado com os objetivos e necessidades da sua persona. 

Responda questões como: 

  1. Onde e como a sua persona consome conteúdo? 
  2. Quais redes sociais ela utiliza ativamente? 
  3. Como qual frequência usa o Google para fazer pesquisas ou ler artigos em blogs para sanar dúvidas?
  4. Acompanha algum influenciador?

Melhor que estar em todos os canais, é usar aqueles mais certeiros e dedicar os esforços para entregar conteúdo de valor em cada frente de comunicação. 

 

#4 – Crie um plano de ação, é hora de planejar o conteúdo

O universo digital permite que você ofereça conteúdo em diferentes formatos e canais. Então, é preciso definir qual oferecer para o público e em qual formato, se em texto, imagem, vídeo, foto, áudio… 

Ao conhecer a fundo sua persona, fica mais claro que formato de conteúdo ela consome mais, quais assuntos são mais interessantes para ela. Use essas informações para construir conteúdos voltados para isso.  Lembre-se que todos devem ser relevantes e de qualidade, para agregar, de fato, na vida da persona e dar sentido em acompanhar sua marca. Futuramente, ela pode se tornar um cliente. 

Seu plano de ação deve prever a criação de conteúdo para nutrir o usuário e guiá-lo até chegar o momento da compra. Pense em conteúdos para cada etapa da jornada de compra e considere que muita coisa mudou no seu comportamento desde o início da pandemia e a necessidade de medidas de isolamento social. 

Invista na pesquisa de palavras-chave para definir os assuntos que são mais relevantes para a sua persona e inclua no planejamento de marketing. Alguns exemplos de formatos de conteúdos: blog post, infográfico, ebook, post nas redes sociais, podcast, etc. 

 

#5 – Planeje o seu Retorno Sobre Investimento 

Faz parte do planejamento de marketing o retorno financeiro que se espera com todas essas ações. Afinal, será um investimento de tempo e dinheiro, então precisa dar resultado. 

O Retorno Sobre Investimento (ROI), que significa quanto de dinheiro a empresa ganha ou perde ao fazer um investimento. Ou seja, no caso do marketing, quanto cada ação tem impactado, positiva ou negativamente, nos lucros. 

Definir os indicadores a serem analisados ao longo da execução do planejamento é importante para verificar o que tem dado certo e o que precisa ser ajustado na estratégia. Lembra das métricas do ítem 2? Defina e analise periodicamente para guiar as ações de maneira mais assertiva. 

Mão na massa! 

Agora você já passou por todos os pontos do nosso checklist para construir um planejamento de marketing eficiente, ficou alguma dúvida? Se a sua empresa precisa de suporte, inscreva-se no Profound Acceleration Marketing, um programa exclusivo de imersão desenvolvido pela DIWE para acelerar as estratégias e resultados da sua empresa.

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Equipe DIWE
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