Qual o papel do marketing na transformação das empresas?

Afinal, qual o papel do marketing diante dos novos desafios mercadológicos e como realmente colocar em prática estratégias em mercados que estão em constante processo de mudança?  

Segundo Peter Drucker, pai da administração moderna, o Marketing é responsável por tornar supérfluo o esforço do time de vendas. É basicamente conhecer e entender tão bem o comportamento de compra e consumo de um cliente, a ponto de que o produto ou serviço seja ofertado no momento adequado e se venda sozinho, com seus diferenciais e atribuições.

Dentre os diversos fatores que influenciam uma estratégia de marketing empresarial, independente de seu tamanho ou mercado, eles dizem respeito à sociedade, às forças ambientais e à própria organização, seus principais valores e objetivos.

E diante dos novos desafios que as corporações estão enfrentando para acompanhar as mudanças mercadológicas, é importante que o time de Marketing seja visto como peça fundamental e estratégica para garantir ações que consigam se comunicar com clareza ao novo consumidor.

Valores e propósitos

Dos fatores fundamentais para a eficiência do papel do marketing dentro de uma organização, deve-se levar em conta a importância da definição e clareza na transmissão dos valores e propósitos da empresa.

Os valores de uma corporação dizem respeito a forma como ela é gerida. São crenças pré estabelecidas que dão a cada negócio uma identidade. Esses elementos pressupõem um conjunto de regras que define o comportamento da empresa e seus colaboradores na busca por seus resultados e definem a ética dos comportamentos empresariais.

Os propósitos por sua vez, determinam o impacto das entregas e soluções de uma organização no mercado em que atua, na vida de seus consumidores e colaboradores, no meio ambiente e na sociedade como um todo.

A definição destes elementos é fundamental para o sucesso de atuação, uma vez que além de atrair colaboradores alinhados aos propósitos da empresa para elaboração de novos projetos e a criação de cenários internos com cada vez mais diversidade, é possível encurtar a relação com o consumidor mostrando o negócio além de suas entregas finais e consequentemente aumentando a oportunidade e fechamento de novos negócios.

Diversidade  

A falta de diversidade dentro das organizações também é um elemento que atrapalha na efetividade da implementação das estratégias de marketing. Um estudo realizado pela McKinsey mostrou que organizações que consideram a diversidade no recrutamento de seus colaboradores, são 25% mais eficazes que empresas sem esta práticas.

Porém, vale entender que diversidade vai muito além de resultados melhores. Ela não envolve apenas as relações entre as pessoas, ela está diretamente atrelada à maior comunicação, menor chance de gargalos e desalinhamentos internos.

Apostar em diversidade é apostar em uma cadeia de enriquecimento cultural para a empresa. Pessoas com diferentes origens, crenças, etnias, classes sociais, entre outros, quando parte de um mesmo propósito, podem compartilhar ideias e visões diferentes e fomentar soluções que não seriam possíveis se todos tivessem vivências parecidas.

Um ambiente com espaço para diversidade faz com que os conflitos que atrapalham a produtividade e eficiência, seja cada vez menos frequentes. O estudo ainda por cima, mostra que empresas onde a diversidade é reconhecida e praticada, possui uma taxa 50% menor em conflitos comparadas à outras organizações.

O novo consumidor

Entender o comportamento de compra e consumo do cliente é uma das principais dores dos times de marketing, principalmente se levarmos em consideração a velocidade e liquidez dos ambientes em que estão inseridos e a forma com que absorvem e consomem conteúdo.

Muito além de entender como a tecnologia é influenciadora neste processo, é compreender como entregar valor ao consumidor de forma clara, objetiva e que realmente seja um facilitador na vida desta pessoa.

Outro ponto importantíssimo nesta equação é a experiência do consumidor, ou seja, a forma com que sua empresa, desde o primeiro contato, até o pós venda, atua em prol de ofertar as soluções certas para as necessidades específicas do consumidor.

É preciso mudar.

O caminho para a mudança é árduo, mas não impossível.

E justamente pensando em mostrar a você, que é possível sim trazer a transformação pra dentro de casa e garantir o desenvolvimento de novas soluções e estratégias, que criamos o Protalks, uma Websérie onde conversamos com os maiores nomes transformadores do mercado brasileiro e como as empresas têm enfrentado os desafios que surgem todos os dias.

Confira agora mesmo o papo que batemos com André Siqueira, Cofundador da Resultados Digitais, onde falamos sobre o papel e a importância do marketing como área estratégica na busca pela transformação, diferenciação e busca por novas oportunidades.

Equipe Diwe

Equipe Diwe

Deixe um comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse
com o
Deep team

O que você tem pra nos dizer? Nos unimos pelas pessoas que somos e pelo mindset que temos. E queremos compartilhar isso com você.