O que é TI Digital? Aposte no Marketing Digital para trilhar esse caminho

O que é TI Digital? Aposte no Marketing Digital para trilhar esse caminho

A transformação digital entra em campo para melhor atender as projeções do público. Por meio da automatização do setor, o envolvimento de colaboradores e processos empresariais, é possível pensar as mudanças de acordo com os objetivos do negócio. A transformação digital na área de TI diz respeito a utilizar a tecnologia visando a disrupção das empresas, em busca de melhor performance e crescimento.

Tudo isso, estabelecendo uma parceria com demais setores, para atuar na identificação e resolução de falhas, além de focar nas melhorias de forma alinhada. Uma mão lava a outra.

Na hora de delinear a estratégia do empreendimento, a transformação digital não deve ter barreiras junto ao departamento de TI e o marketing digital, pois eles precisam estar juntos e envolver-se desde a definição de tecnologias que irão executar os processos, a difusão de conteúdos, até o resultado final.

Assegure-se que a TI digital comece fomentado serviços dentro da empresa, junto e para seus funcionários. O impacto sobre as pessoas que constituem a empresa deve ser considerado diante das mudanças ocasionadas pelo projeto de transformação digital. A transformação digital não é da tecnologia e nem da área de TI, mas das pessoas.

A transformação digital na área de TI

A atuação do departamento de TI em sua própria transformação para a TD está, acima de tudo, na mudança de abordagem. Ao visar tornar o mercado cada vez mais digital, há a urgência de se empregar uma conduta ativa diante dele mesmo. Por isso, empregar TI digital implica em:

  • Conhecer o mercado em que a empresa opera a fim de desenvolver uma abordagem centrada nos perfis dos clientes, bem como os nichos em que atua;
  • Compreender quanto vale o setor de TI;
  • Entender os serviços que funcionam e basear-se nele para prosseguir com os projetos com foco nos objetivos da empresa;
  • Ter uma marca única, com uma linguagem que demonstre a unicidade da cultura interna;
  • Destreza digital. Isso é, um novo design organizacional que reúna talentos para um ambiente de trabalho que, enquanto virtual, tenha um desempenho claro e funcional. Aposte em equipes que possibilitem a inovação tecnológica, colocando a área de TI como estratégica. Para isso, inclua pessoas que, não necessariamente, conheçam as linguagens de programação, softwares e ferramentas para converter a tecnologia em benefício para suas atividades, mas que têm ideias. Foco no novo;
  • Demande a proatividade dos líderes de TI no processo de transformação digital: não basta aguardar pelas demandas de outras áreas, como a de negócios, é necessário também observar, analisar e consolidar a criação de demandas.

Empregar estratégias com TI digital é mais simples do que parece, já que a evolução da análise de dados vai de encontro com a capacidade de previsão, o que facilita as projeções e atuações dos setores de tecnologia em novas funções.

Empresas de tecnologia: como marketing digital vai ajudar a TI digital

O marketing digital é uma ferramenta indispensável nesse processo, já que possui em suas mãos, a possibilidade de incrementar as estratégias de forma única. O setor, responsável pela produção de conteúdo relevante, engajamento do público, determinação de perfil do público-alvo, além de permitir a realização de métricas e, consequentemente, sondar onde estão os acertos e erros das ações virtuais da empresa. Tudo isso colabora com a chave necessária para a mudança, citada acima: o poder da previsão.

Invista em:

  • Mídias sociais e profissionais especializados em conteúdo a fim de promover temas de relevância para o negócio. Que tal pensar na interatividade?
  • Softwares especializados e Google Analytics. O investimento em modelos como o CRM permite acompanhar de forma planilhada os atendimentos, medir o que acontece em cada interação com o cliente a fim de compreender questões que podem ser melhoradas e como fazê-lo. Enquanto isso, o GA tornou-se uma mão na roda na hora de analisar o modo o conteúdo gerado pelas empresas e difundido pelas redes sociais como Twitter, Blog, Site, Instagram Facebook, entre outros, afeta as pessoas, inclusive permitindo a compreensão do valor de uma página, por exemplo.

Proponha o casamento das áreas enquanto diretriz necessária nas estratégias de melhoria. O marketing digital entra na transformação digital na área de TI para eliminar segmentações no interior da empresa e o avanço das tecnologias que minam o resultado conjunto.

A transformação digital já chegou até a sua empresa?

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