O papel da cultura organizacional no processo de transformação

Você já parou para se perguntar o que as grandes corporações fazem para sobreviver em mercados cada vez mais competitivos, disruptivos e tecnológicos?

Não existe uma receita ou modelo de mudança empresarial, uma vez que cada empresa está inserida em um cenário diferente, com suas dificuldades, desafios, objetivos e metas.

Porém, podemos perceber que corporações que conseguem manter a perenidade em meio às transformações, possuem a cultura organizacional bem definida e estabelecida e é justamente sobre ela que vamos falar no artigo a seguir.

Cultura organizacional

Em algum momento da carreira, todo profissional ou empresa esbarra nesse tema. Mas afinal, o que é essa tal de cultura organizacional e porque ela é tão importante quando falamos de transformação?

Antes, precisamos entender o conceito de cultura e o que ela significa. Cultura refere-se aos fatores em comum que um determinado grupo de pessoas compartilha. Estes fatores por sua vez podem ser identificados através da linguagem, roupas, rotina e ações.

Cultura é balizada pelo nosso histórico, nossos costumes, sotaques, crenças e tudo que aprendemos na vida, principalmente os valores que nos são transmitidos.

Trazendo isso para o campo empresarial, podemos definir a cultura organizacional como a essência da empresa, a maneira expressada pela qual faz seus negócios, trata seus colaboradores e clientes. É o conjunto de hábitos, valores e crenças estabelecidos através das normas e atitudes compartilhadas pelos funcionários, ou seja, são os princípios que expressam a identidade da organização.

Segundo João José Azevedo Curvello, Jornalista e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, cultura organizacional é:

“O conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.”

As características da cultura organizacional

Segundo especialistas e pesquisadores da área, é possível entender a cultura organizacional e identificá-la através de características presentes no dia a dia da corporação.

De acordo com os profissionais, elas podem ser identificadas em 7 principais ações, são elas: agressividade e estabilidade, orientação para equipes, orientação para pessoas, orientação para resultados, atenção aos detalhes e inovação.

Não existe um padrão de medição do nível da cultura de uma organização, mas é possível entendê-la analisando a forma com que os colaboradores percebem estas características. Um exemplo é a importância de cada uma delas no dia a dia da empresa e quanto se é investido para colocá-las em prática.

Os principais benefícios da cultura organizacional

Segundo Barry Phegan, autor do livro Developing Your Company Culture: The Joy of Leadership, os principais benefícios e impactos positivos de uma cultura organizacional bem definida são:

Retorno financeiro

A partir do momento em que a cultura se estabelece, as pessoas passam a assumir responsabilidades também pelos custos, ou seja, passam a ter o hábito de pensar no todo, na empresa em escala macro e os custos por sua vez, diminuem. Culturas que engajam pessoas são muito mais produtivas, aumentando assim as oportunidades de venda e novos negócios.  

Atração e retenção de talentos

Uma empresa com valores bem definidos e estabelecidos atrai profissionais que compartilham e se identificam com os mesmos ideais, aumentando significativamente as chances de uma boa contratação. Além disso, profissionais que já estão na casa, sentem-se mais motivados a se especializar e crescer dentro da corporação, retendo talentos e melhorando assim os resultados a longo prazo.

Atendimento ao cliente

A mudança no comportamento de compra e consumo dos novos clientes, faz com que fiquem mais sintonizados com fornecedores e suas respectivas culturas, entendendo quando as coisas estão funcionando bem ou não. Com uma cultura bem definida, o atendimento e a atenção ao consumidor fica mais estreito e exclusivo, melhorando a relação do cliente com o negócio e aumentando as chances do mesmo fazer novos negócios.

Motivação

Quando colaboradores são reconhecidos pelo que fazem e entendem o impacto positivo de suas ações nos resultados positivos da empresa, se sentem motivados a fazer cada vez mais. Em ambientes com a cultura bem desenvolvida, a motivação entre os funcionários aumenta e progride.

Liderança

Liderança e cultura organizacional estão intimamente ligadas e andam de mãos dadas. Quando uma cultura é definida e estabelecida, o envolvimento da liderança é fundamental e imprescindível. Com isso, líderes se desenvolvem melhor e os encarregados passam a ter uma visão mais ampla e clara das suas funções e importância do trabalho para toda empresa.

Relacionamento

Uma cultura bem estabelecida estimula as boas relações entre líderes e liderados, times e departamentos. Esta movimentação permite a melhoria da comunicação do time interno, diminuindo gargalos, falhas e consequentemente, melhorando os resultados e desempenho da operação no dia a dia.

A cultura é a chave da mudança

A mudança nos hábitos e na forma de trabalhar, nunca são aceitas e implementadas facilmente. Uma organização acostumada a trabalhar da mesma maneira e que utiliza os mesmos canais de comunicação terá dificuldades para realizar qualquer que seja a transformação.

Entender o porquê e os motivos da mudança, são os primeiros passos para poder realizá-la. Essa visão pode partir de dentro ou de fora da empresa. Um gestor que identifica a evolução acontecendo lá fora deve trazer a discussão às mesas de reunião.

Foi pensando na importância da mudança de mindset e na definição de uma cultura organizacional bem estabelecida, que trazemos mais um episódio da websérie Protalks, onde conversamos com Danilo Benatti, Managing Director, Market Intelligence & Innovation na Amil. Confira a entrevista na íntegra abaixo!

Equipe Diwe

Equipe Diwe

Deixe um comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse
com o
Deep team

O que você tem pra nos dizer? Nos unimos pelas pessoas que somos e pelo mindset que temos. E queremos compartilhar isso com você.