Mudanças no Facebook: como conquistar mais espaço para meu negócio?

O Facebook anunciou no perfil do CEO da empresa, Mark Zuckerberg, mais uma mudança no seu algoritmo. Com o objetivo de privilegiar conteúdo de amigos, a plataforma alterou seu feed e exibirá menos conteúdo das páginas. Essa notícia causou preocupação entre marcas e veículos. E gerou a dúvida: como conquistar mais espaço para meu negócio com as mudanças no Facebook?

Zuckerberg comentou em seu perfil sobre essa mudança: “Nós construímos o Facebook para ajudar as pessoas a ficarem conectadas e nos aproximando com as pessoas que importam para nós. É por isso que sempre temos amigos e família no núcleo da experiência. A pesquisa mostra que o fortalecimento das nossas relações melhora o nosso bem-estar e felicidade”.

Atualmente a prioridade do feed é para publicações de amigos, ou seja, feitas a partir de perfis. O alcance das páginas é bastante reduzido, quando comparado ao perfil. Isso atinge diretamente as empresas que têm presença na plataforma, dificultando o alcance do conteúdo orgânico. É importante ressaltar que essa mudança atinge o alcance orgânico das páginas e não o alcance no geral.

Qual o impacto para meu negócio?

Com menos espaço no feed, as páginas terão a exibição de seus conteúdos reduzidos, o que irá influenciar diretamente o engajamento. Como o espaço no Feed de Notícias é limitado, mostrar mais posts de amigos e de familiares e atualizações que motivem conversas implica na exibição de menos conteúdo público, incluindo vídeos e outros posts de publishers e de negócios.

Mídia Paga

Além das ações orgânicas, a carta na manga que temos para atrair mais engajamento e aumentar a autoridade da marca é a publicidade da rede. O Facebook Ads é a chave para manter a sua marca viva, independente das mudanças no algoritmo. Cada vez mais você terá que investir para alcançar seu público.

Assim como nas demais mídias, o espaço para anúncio precisa de investimento. Um investimento que traz um retorno mensurável, preciso e que ajuda na tomada de decisões é muitas vezes mais relevante para seu negócio que as mídias tradicionais. Tanto pelo investimento inicial, pois investir em rádio ou TV exige mais recursos financeiros.

E nesse momento de transição de algoritmo você tem duas escolhas. Pode se lamentar, não usar os recursos da rede e deixar seu público órfão de conteúdo. Ou se adaptar, reinventar e criar estratégias que te fazem ganhar mais notoriedade. A escolha é sua.

Como manter a presença da marca no Facebook?

Posts que gerem engajamento. Que façam com que a interação entre os usuários da rede social. Por exemplo, lives normalmente motivam mais interações e elevam a audiência. Esse tipo de ação tem até cinco vezes mais interação que vídeos nativos. Publicações que solicitam a participação do usuário, dicas, perguntas, temas que estão em alta são exemplos de outras ações que podem engajar seu público.

Para saber se o desempenho das suas ações e se elas estão trazendo o retorno esperado é necessário fazer análises e seguir boas práticas, principalmente para os anúncios do Facebook Ads.

Entenda mais sobre como destacar seus anúncios e obter o resultado esperado na nossa Série Insight 2018: Campanhas pagas.

Equipe Diwe

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