Mobile Friendly: O próximo passo para a transformação da sua empresa

Estamos mudando constantemente e quase que diariamente a forma com a qual nos relacionamos com as empresas – isso não é novidade.

Mas você já parou para pensar na importância e relevância que o uso de smartphones e aparelhos móveis tem neste cenário de mudanças e como as corporações devem se adaptar à estas transformações sem perder competitividade, desenvolver novas soluções e encontrar novas oportunidades?

Para você ter uma ideia do cenário, uma pesquisa encomendada recentemente pela We Are Social e pelo Hootsuite, o Global Digital Report 2018, mostra que somente no Brasil, o número de aparelhos móveis é superior ao número de habitantes e que a média diária de tempo de navegação dos Brasileiros fica na casa das 9h14min! 😮  

Com tanta coisa acontecendo, muitas empresas ainda ficam com o pé atrás para dar os primeiros passos rumo à transformação mobile, seja na forma com que entregam soluções focadas para facilitar a vida do usuário, como se relacionam e se comunicam com o consumidor e o tipo de experiência que desejam oferecer aos seus clientes na internet.

Acompanhe nosso artigo e entenda a importância em pensar mobile friendly para entregar soluções relevantes e que facilitem a vida do seu consumidor!

O Mobile no Brasil hoje

Entender como o mercado mobile está hoje é fundamental, assim o caminho para identificar os principais comportamentos do consumidor neste aspecto fica mais claro, facilitando o desenvolvimento de ações e movimentações que entreguem praticidade, relevância e segurança ao usuário.

Dos 209.1 milhões de brasileiros, pelo menos 140 milhões possuem smartphones, com uma taxa de penetração de 66% na população total. O número de brasileiros nas redes sociais chega na casa dos 130 milhões, colocando o país na 4ª posição em número de usuários, atrás de países como China (709 milhões), Índia (333 milhões) e EUA (243 milhões).

O Mercado Mobile no Brasil: Os hábitos dos Brasileiros

Cenário mobile no Brasil

Cenário mobile no Brasil – Fonte: http://bit.ly/2XrLQKT

O pensamento Mobile Friendly

A grosso modo, mobile friendly são os sites criados para serem exibidos em dispositivos móveis. Esse tipo de atuação, além de abranger o bom desempenho nos dispositivos e a adaptação em smartphones, é sobretudo, ter o mindset em entender o mobile como peça fundamental no processo de compra e consumo e como entregar relevância ao consumidor através dos dispositivos.

Um detalhe importante neste aspecto, é saber que mobile friendly e site responsivo são coisas completamente diferentes. Uma vez que o site responsivo é adaptável a diferentes tamanhos de tela e o mobile friendly é construído exclusivamente para dispositivos móveis.

Mesmo que a página use as mesmas imagens e mesmo conteúdo, seus códigos são outros, pensados para otimizar a experiência de quem usa um dispositivo móvel.

Além disso, com o crescimento e as mudanças sobre o uso de dispositivos, o Google tem realizado mudanças em seu algoritmo de pesquisa, diferenciando resultados em pesquisas feitas no desktop e no celular.

Empresas que tiverem entendimento da importância em levar o mobile como peça fundamental no desenvolvimento e planejamento de ações, consequentemente encontrarão diversas oportunidades de atuação.

Com a mudança na exibição de resultados em diferentes aparelhos, é possível identificar se o site é adaptável ao dispositivo, isso faz com que o visitante tenha tendência a clicar em sites que o proporcionem melhores experiências de navegação.

O processo de transformação mobile

Não existe receita de bolo e transformações não se dão do dia para a noite. Ainda mais quando pensamos em mudanças que afetam diretamente a cultura organizacional de corporações que não estão acostumadas a mudar.

É importantíssimo neste cenário, ter a clareza de que para um processo de mudança e transformação ser realizado, tecnologias são fundamentais e imprescindíveis, mas elas não são o fim, são apenas o meio facilitador para a realização de ações.

A mudança está no mindset e na resposta de duas perguntas fundamentais: Qual é o comportamento do meu consumidor na internet e como posso me inserir de forma relevante, que entregue valor e proporcione uma boa experiência do usuário com a minha marca?

Aproveitando a necessidade em olhar o mobile com atenção no processo de atuação da sua corporação, confira agora mesmo a conversa que tivemos com a Thais Shauff, Business Development na Mobile Marketing Association (MMA) e uma das maiores agentes transformadoras e inovadoras do Mobile no Brasil:

Equipe DIWE

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