Mindset do profissional de Marketing

Mindset do profissional de Marketing: porque entender de programação é diferencial

Ter um mindset que propicie melhor consciência lógica de processos e soluções vem se tornando um diferencial no mercado. Descubra como entender de programação pode ajudar nesse ponto!

Pense mais, descubra mais, proponha mais, entregue cada vez mais… Nesse cenário VUCA, vivemos numa eterna ansiedade para estarmos sempre preparados para todo tipo de mudança e necessidade. Afinal, o próprio termo já traz todos os sentimentos que estamos experienciando: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

Para lidar com todas essas movimentações, as softs skills são essenciais; elas são as habilidades pessoais e intangíveis que um profissional possui e não pode ser identificada nem comprovada por meio de certificações ou cursos e sim, pela convivência diária.

Nesse novo cenário, o trabalho colaborativo e multidisciplinar passa a ter grande importância para adoção de novas tecnologias e processos, e para isso é necessário ter flexibilidade, autoconhecimento, resiliência, empatia e tudo que nos permite trabalhar de forma diferente do que estamos acostumados.

Mas apesar de essenciais, nem só as soft skills são essenciais para o profissional de Marketing. Pensar de forma analítica sobre um problema e encontrar uma forma lógica e ágil de resolvê-lo também; bem como tomar uma decisão baseada em dados também vem se tornando um diferencial. E é por isso que a programação tem se tornando uma hard skill cada vez mais procurada na área.

Porquê entender de programação é diferencial

Marketing envolve a capacidade de usar os dados atuais para direcionar melhor as suas ações e também prever mudanças futuras.

Data Science transforma dados em valor real, analisando e testando-os para fazer uma previsão precisa e orientada por dados. Ou seja, entender de programação ajuda os profissionais de marketing a fazer melhores perguntas, além de, claro, encontrar respostas mais assertivas, que direcionam o seu planejamento.

Com a programação, você consegue responder perguntas, sem “achismo”, como:

  • O que aconteceu? 
  • Por que isso aconteceu? 
  • O que vai acontecer a partir disso? 
  • Como posso fazer o melhor acontecer?

6 vantagens de entender de programação

Aprender a programar – ou ter um pensamento voltado para lógica de programação – também ajuda a:

  1. Maior alfabetização digital – Em uma realidade em que temos o Marketing cada vez mais orientado a dados, mais e mais tarefas exigem um pouco de codificação, como adicionar um parâmetro extra ao seu código, extrair dados brutos do Google Analytics, criar uma previsão simples ou automatizar algumas tarefas repetitivas em suas campanhas;
  2. Melhor interação entre os times – Se você trabalha diretamente com desenvolvedores de produtos, cientistas de dados ou web designers, aprender a codificar pode beneficiar o trabalho em equipe, inclusive, permitindo que você forneça um feedback mais aprofundado sobre os esforços de desenvolvimento;
  3. Tomada de decisão aprimorada – Aprender a programar requer colocar em prática habilidades e teorias de várias disciplinas diferentes, como matemática, física e inglês, por exemplo, e essa capacidade de pensar de forma multidisciplinar – mais conhecida como “pensamento computacional” – também pode te ajudar a desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de solucionar problemas;
  4. Maior entendimento da resolução de problemas – Um dos maiores benefícios de aprender a codificar é o aprimoramento das habilidades de resolução de problemas. Ou seja, em vez de aceitar os problemas que aparecem, você aprende a solucioná-lo metodicamente, antes de avançar em qualquer direção específica; 
  5. Melhor Customer Experience – Experiências conectadas e interfaces digitais refinadas só são possíveis por causa de codificadores. Quando facilitarmos a vida de nossos clientes em potencial, também aumentamos a probabilidade de eles se tornarem novos clientes. Programar é uma forma extremamente lógica de dar forma às ideias, transformando-as em soluções que podem resolver problemas do cliente;
  6. Maior produtividade – Com a programação, também é possível automatizar várias tarefas do dia a dia, com a criação de automações, classificação e filtro de dados, atualização de relatórios e dashboards – tudo para trazer agilidade, autonomia e produtividade, além de ajudar na organização profissional.

Você não precisa se tornar um programador, mas entender os princípios e lógica por detrás da programação, te ajudará a ter mais consciência de organização coerente e racional, atuando melhor em cada projeto no qual você estará envolvido.

O papo deste episódio do ProTalks é com um dos precursores da internet no Brasil, Edney Souza, conhecido no mundo digital como InterNey, Diretor Acadêmico na Digital House Brasil, Organizador da Social Media Week São Paulo, e editor do blog WordPress.com Brasil. Para ele, um mindset de programação é uma das quatro formas de pensamento essenciais para um mindset voltado para a transformação digital

Vem conhecer os outros três – você pode assistir ou escutar no Spotify.

Taynar Costa
Taynar Costa
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *