Marketing Digital e Indústrias

Marketing Digital e Indústrias: como montar estratégias que funcionam

Conquistar melhores resultados é um desafio diário para as indústrias, uma vez que no mercado B2B são necessárias ações específicas e diferenciadas para fechar um negócio e firmar uma relação entre as empresas. Diante dessas implicações e o atual momento de transformação digital que vivemos, implementar estratégias de marketing para indústrias é fundamental para promover a marca, atrair novos clientes e fidelizá-los, ações indispensável para sobreviver no mercado e se manter competitivo.

Como o público alvo e os concorrentes de uma indústria são muito nichados, as estratégias de marketing digital servem perfeitamente, uma vez que funcionam de maneira direcionada e otimizadas de acordo com o perfil do público alvo de cada empresa. Tudo isso com o objetivo de criar uma presença digital forte para se aproximar do cliente ideal e oferecer soluções para suas reais necessidades, desafios e objetivos.

É necessário elaborar estratégias de marketing tão detalhistas para indústria, pois, quando se trata de negócios B2B, o possível cliente é especializado no segmento que atua, munido de todas as informações técnicas de que precisa. Por isso, o marketing para indústria necessita de parâmetros básicos para ser funcional e eficaz.

Neste conteúdo, você irá aprender como montar uma estratégia de marketing industrial que entregue bons resultados. Continue leitura!

Marketing para indústrias: por onde começar?

Quando feito da maneira correta, o marketing digital impacta diretamente no crescimento do negócio. O primeiro passo é identificar qual sua persona, uma vez que todas as ações e esforços aplicados na estratégia são em função dela. A persona é uma representação fictícia de seu cliente ideal, que tem além de características básicas, mas também é definida com base em seus gostos, anseios e necessidades, dúvidas, interesses, objeções e etc.

Hoje em dia, com o avanço de tecnologias como Inteligência Artificial, agências e setores de marketing já vem adotando análise de dados para prever tendências ou detectar padrões dos consumidores para criar estratégias personalizadas e de alto valor.

Leia também: Business analytics: entenda o conceito e aprenda os primeiros passos

4 estratégias de sucesso no marketing para indústrias

4 estratégias de sucesso no marketing para indústrias

#1 – Aposte em multicanais de venda

Criar mais de um ponto de contato para que o cliente feche a venda é uma tendência altamente vantajosa para a indústria. Segundo a pesquisa “Varejo em transformação – Estratégias, Práticas e Expectativas”, da Deloitte, 71% dos varejistas e empresas de bens de consumo que têm cinco ou mais canais tiveram aumento em suas vendas.

A mesma pesquisa indica que na indústria, a forma como as empresas chegam até os consumidores podem ser por representantes ou vendedores autônomos. Porém, ter um site institucional, redes sociais ou marketplace são outras opções responsáveis por aumentar os pontos de contato entre marca e consumidor, estreitando esse relacionamento.

#2 – Esteja presente nas redes sociais

O marketing atualmente é totalmente voltado para a experiência do consumidor que, assim como a indústria, também mudou e se transformou digitalmente. Hoje, o consumidor 3.0 é digital, engajado e quer acompanhar sua marca de perto. As redes sociais são fundamentais por abrirem esse canal de comunicação direta entre vocês.

Use as redes sociais para criar um relacionamento cada vez mais próximo e engajado com o seu consumidor, publicando conteúdo de valor para ele.

#3 – Ofereça conteúdo relevante

Por falar em conteúdo de valor, este ponto é fundamental para atrair as pessoas interessadas no que você tem a oferecer. O marketing digital possibilita a difusão do seu conteúdo para um número gigantesco de pessoas que têm o perfil do seu potencial cliente. Nutrindo-os com conteúdos que sejam relevantes para resolver suas necessidades, é possível criar a autoridade da sua marca e tornar-se referência no mercado. Neste cenário, o processo natural é o aumento nas conversões.

Leia também: Como usar marketing de conteúdo para mercados complexos?

#4 – Aposte no email marketing

O email foi por muito tempo mal falado, como um tipo de comunicação que gera spam. Porém, esse canal é um dos principais atualmente, pois possibilita a comunicação versátil e adaptável para diferentes formatos e estratégias de marketing para indústrias.

O disparo de e-mail marketing pode ter diversos objetivos, como venda ou estreitar um relacionamento. E possível enviar para sua base de contatos conteúdos como newsletter semanal, cupom de descontos, lançamento de produtos em primeira mão, entre outros.

Como você pode ver, uma estratégia de marketing para indústrias é algo que exige muito planejamento, envolve um grande time e precisa de tempo e dedicação para definir as melhores ações e conteúdos, a fim de melhorar os resultados nos negócios.

Além disso, não basta aplicar ações estratégicas sem realizar análises rotineiras nos indicadores de resultados para garantir que estão no rumo certo e corrigir o que for necessário. A análise dos indicadores ajuda a tomar decisões mais assertivas para potencializar os resultados das campanhas.

Agora que você já conhece algumas estratégias de marketing para indústrias que podem melhorar os resultados da sua corporação, continue aprendendo sobre o assunto no blog: conheça 4 erros básicos que você deve evitar no seu planejamento de marketing para 2020. 

Taynar Costa
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