Como a Inteligência Artificial já está impactando o Marketing

Como a Inteligência Artificial já está impactando o Marketing

Muitas agências de marketing digital já anunciaram investimentos em inteligência artificial (IA) para criação de campanhas mais assertivas e conteúdo personalizado para os públicos certos. Apesar de já influenciar o marketing de muitas maneiras, IA é uma tendência que deve se intensificar ainda mais nos próximos anos e trazer muitas mudanças e melhorias para o setor.

Em 2018, a pesquisa “Dream vs. Reality: The Start of Consumer-First and Omnichannel Marketing”, desenvolvida pela Econsultancy em parceria com a MediaMath, indicou que 41% dos anunciantes no mundo todo já usavam a Inteligência Artificial para fazer o planejamento e estruturação de campanhas, enquanto outras 30% planejavam usá-la.

A tendência é que cada vez mais profissionais de marketing direcionem um budget para investir em IA a fim de entender melhor o público e transmitir mensagens altamente relevantes e personalizadas. Análise preditiva e machine learning vão possibilitar a conexão entre marcas e consumidores de maneira inédita e significativa. Isso trará grandes melhorias nas taxas de conversão e, ao mesmo tempo, reduzirá desistências de compra e fraudes em anúncios.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então continue a leitura.

Inteligência artificial: entenda o que é

Inteligência Artificial

A IA é um ramo da ciência da computação dedicada ao desenvolvimento de programas que simulam algumas capacidades humanas, como raciocínio, tomada de decisões e resolução de problemas. Essa tecnologia coleta dados, analisa as informações e interpretar grandes quantidades de dados, identificando padrões e baseando suas decisões nessas interpretações puramente lógicas.

Confira a seguir algumas aplicações de inteligência artificial para o marketing que já estão sendo realizadas e devem se manter como tendência nos próximos anos.

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1- Prever o comportamento do consumidor

A principal aplicação atualmente de IA em marketing é para “prever” o comportamento do consumidor. Com a possibilidade de rastrear praticamente cada passo que o usuário dá na rede, o computador processa todos esses dados, cruza e analisa as informações para definir tipos de comportamento padrão.

Essas informações podem ser usadas para criar mecanismos personalizados, que se encaixem exatamente nesses padrões, e a aumentam as chances de conversão.

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2- Automação do atendimento

Os chatbots, ou robôs de atendimento, são umas das ferramentas de inteligência artificial mais usadas atualmente por equipes de marketing. Elas permitem que a marca atenda de forma personalizada e automática seus clientes, dentro do site da empresa ou nas redes sociais.

3- Curadoria e recomendações personalizadas

Analisar os dados de consumo de cada usuário para poder indicar conteúdos, séries, programas, filmes ou músicas que sejam compatíveis com o seu perfil, necessidades e desejos, essa é outra aplicação cada vez mais crescente do uso de IA.

As pessoas amam recebem indicações personalizadas. Não é à toa que streamings de filmes ou músicas fazem tanto sucesso. Eles oferecem, por meio de inteligência artificial, recomendações personalizados para o gosto do usuário.

4- Mecanismos de busca

Para criar experiências de pesquisas mais completas para o usuário, os motores de buscas também investem pesado em IA. Com a popularização das Smart TVs, os consumidores poderão pesquisar na internet sobre o que estão assistindo na TV, como uma roupa parecida com a da celebridade ou o destino comentado no documentário de viagens.

A inteligência artificial possibilita a interação dos consumidores de uma forma até então inédita e os efeitos já podem ser observados. Empresas que não acompanharem essa tendência, vão ficar para trás e perder espaço em meio a um cenário cada vez mais digital e interligado.

Embora ninguém possa prever o futuro, é válido dar atenção para esse fato do presente: a inteligência artificial já faz parte das estratégias de marketing, ajudando a criar ações muito detalhadas e com base em enormes quantidades de dados.

Como sua empresa se posiciona nesse cenário? Se você quer se destacar nessa realidade competitiva, continue acompanhando as tendências de marketing e vendas no blog da DIWE.

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