7 inovações na construção civil para transformar o seu negócio

Tecnologias inovadoras estão possibilitando o aperfeiçoamento de técnicas para garantir mais qualidade, rapidez e economia em todas as etapas do processo produtivo na construção civil. Por isso, para se manterem competitivas, as empresas devem estar atentas às inovações na construção civil, pois as ferramentas e métodos usados há ainda pouco tempo, já podem estar obsoletas, inviáveis e desvantajosas.

Essas inovações oferecem soluções para facilitar todos os tipos de projetos, influenciando diretamente no andamento da obra ao serem capazes de prevenir e solucionar problemas com o uso da tecnologia, garantindo fluidez e otimizando todo o processo produtivo do projeto.

As novidades na construção civil abrangem tanto o cenário macro (político, econômico e ambiental) quanto no micro (gestão de obras, de colaboradores, segurança do trabalho e etc.). Continue a leitura e descubra 7 grandes inovações que estão impactando positivamente o mercado da construção civil.

7 inovações da construção civil para aplicar em suas obras

São muitas as ferramentas e desenvolvimentos tecnológicos inovadores aplicados à construção civil. Neste post vamos mostrar 7, confira.

Drones

Drone

Os drones já são comuns em diversas áreas e agora estão se expandindo na construção civil. Em sua aplicação mais básica, monitoram canteiros de obras em áreas remotas ou extremamente congestionadas.

Além disso, eles são usados para avaliação termográfica de revestimentos. Com sensores de temperatura, os drones identificam desplacamentos de cerâmica e oscilações prejudiciais ao revestimento.

Esta inovação, além de ter um excelente custo benefício, garante velocidade, eficácia e maior segurança nas obras, uma que usar o uso de drone substitui homens em andaimes para verificar a integridade dos revestimentos, economizando horas ou até dias para realização do procedimento.

Concreto PVC

Este tipo de concreto é composto por perfis modulares PVC que são combinados e então preenchidos de concreto, o que torna mais rápido e eficiente a construção de paredes e divisórias. Essa opção é altamente resistente a fungos, agentes naturais e químicos, além de garantir maior conforto térmico e bloqueio de umidade.

Contrapiso autonivelante

Ainda pouco usado no Brasil, o contrapiso autonivelante possui mais fluidez quando comparado às argamassas convencionais. Seu uso dispensa o processo de desempenamento do piso, reduzindo o tempo de produção, a espessura e o custo do contrapiso, além de ser mais funcional.

Bioconcreto

Desenvolvido na Universidade Técnica de Delft, o bioconcreto possui propriedades de auto reparação. Em sua composição são integradas bactérias capazes de regenerar a estrutura química do concreto, preenchendo rachaduras, trincas e fissuras. Isso garante que reparos para as deformidades estruturais não sejam necessários e a durabilidade e segurança das estruturas são aprimoradas.

A.I – Inteligência artificial

Com a inteligência artificial, o uso de softwares e aplicativos podem criar cenários por meio de dados e informações coletadas em ferramentas tecnológicas. Desta forma, é possível elaborar um modelo ou projeto de edificação, combinando esses dados coletados e gerando a solução mais eficiente em relação ao custos, aproveitamento de espaço, recursos produtivos e energéticos.

IoT na segurança do trabalho

A aplicação da internet das coisas (IoT) no canteiro de obras tornou possível a criação de um sistema para monitorar os trabalhadores por meio de dispositivos anexos em seus capacetes que, quando conectados através de IoT, detectam em tempo real possíveis riscos aos colaboradores.

Marketing digital

O marketing digital, apesar de não ser usado diretamente no processo produtivo, se tornou mais uma das novidades que agregam valor à construção civil. O inbound marketing, com uma estratégia bem definida e personalizada para o público alvo, agrega valor aos clientes ao entregar soluções para seus problemas e dúvidas recorrentes no dia a dia.

Este tipo de estratégia empodera os clientes, torna a interação com a marca mais ativa e frequente, melhora e reforça a imagem e autoridade da marca junto ao público, aumentando a geração de leads e vendas.

Marketing digital na construção civil

Estamos na era da inteligência artificial, dos edifícios e cidades inteligentes e das tecnologias mobile que proporcionam aplicativos e ferramentas úteis para o cotidiano. Nesta nova revolução industrial, com a chegada da indústria 4.0, o uso das inovações na construção civil permite as empresas produzirem mais, com maior qualidade e menores custos.

A inovação na construção civil pode estar muito mais próxima da sua empresa do que você imagina. Converse com um Diwer e entenda como a DIWE pode ser a melhor parceira estratégica para realizar mudanças profundas com sucesso.

Equipe Diwe

Equipe Diwe

Deixe um comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse
com o
Deep team

O que você tem pra nos dizer? Nos unimos pelas pessoas que somos e pelo mindset que temos. E queremos compartilhar isso com você.