Conheça a metodologia Golden Circle e saiba como aplicá-la para engajar os clientes

Conheça a metodologia Golden Circle e saiba como aplicá-la para engajar os clientes

Por que você faz o que você faz? Qual o propósito da sua empresa? Começar um negócio ou projeto respondendo a essas perguntas é o que diferencia empresas capazes de inspirar e engajar pessoas, daquelas que não causam impacto no mundo. Isso é o que define a metodologia Golden Circle (em português, Círculo Dourado).

Articulada por Simon Sinek, especialista em liderança, este conceito se popularizou em seu livro “Comece com o por quê: como os grandes líderes inspiram todos a agir” (Start with Why), ao revelar a metodologia para criar um vínculo emocional com o público, utilizada por grandes marcas de sucesso: ter um propósito bem definido e saber comunicá-lo claramente ao público.

Esta é uma característica em comum entre marcas como Nike, Apple, Disney e Coca-Cola, por exemplo, que usam o conceito Golden Circle de forma tão simples, mas, ao mesmo tempo, genial.

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Como Golden Circle direciona uma marca de valor

Como Golden Circle direciona uma marca de valor

O que empresas e líderes como Apple, Martin Luther King e irmãos Wright têm em comum? Todos eles têm um padrão no modo de se comunicar, baseando seu discurso nos motivos da empresa existir, seu propósito – o que inspira as pessoas.

A pesquisa de Sinek, autor desta metodologia, se concentrou em identificar o padrão entre essas empresas, que as colocam em destaque. Assim, ele montou um diagrama, o círculo dourado, que é dividido em três camadas: Por quê? Como? O quê?  (nessa ordem).

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Com este método, é possível criar valor, engajar o público com uma causa e inspirar pessoas.

Como aplicar o golden circle na sua empresa

Como aplicar o golden circle na sua empresa

1- Comece pelo porquê

“Por que a minha empresa existe?”. Começar respondendo esta questão é a grande lição que a metodologia de Sinek deixa. Se está difícil chegar a uma resposta, pense: “Se minha empresa fechasse amanhã, qual falta faria para o mundo?”.

Comece a pensar na sua empresa de dentro para fora, defina seu propósito e baseie todas as suas ações, estratégias e comunicação nele.

Essa etapa está ligada ao propósito/legado.

2- O como

A segunda esfera do círculo está ligada ao “como você vai fazer para atingir o propósito da empresa”. Nesta parte é importante definir e comunicar adequadamente quais estratégias e ações são feitas para atingir o seu propósito.

Essa etapa está ligada ao método/processo.

3- O que

A terceira fase da metodologia Golden circle é dizer o que sua empresa faz. Essa é a parte mais fácil, mais intuitiva do processo, mas é importante também ter atenção para transmitir uma mensagem clara, de forma simples e concisa.

Essa etapa está ligada ao produto/serviço.

Confira abaixo um resumo da teoria Golden Circle, explicada pelo próprio Simon Sinek em uma de suas palestras mais famosas:

Quais os benefícios de vender um conceito e não um produto?

Ao aplicar o conceito de propósito para embasar suas ações de comunicação e vendas, a empresa atrairá clientes que tenha os mesmos objetivos e anseios alinhados, e isso agrega valor ao serviço e sentimento de exclusividade no processo de venda.

Usando Golden Circle o objetivo é dar ênfase no lado emocional, por isso o relacionamento precisa ser um ponto forte. Isso aumenta a retenção e encantamento de clientes, que são impactados com uma experiência, um conceito.

E você, está preparado para usar esta estratégia na sua empresa? Analise o propósito do seu negócio e implemente o método Golden Circle para atrair os clientes certos, inspirá-los e aumentar o impacto da marca no mundo – além das vendas.

Taynar Costa
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