Gestão empresarial na construção civil pode alavancar os resultados da empresa

Conduzir o negócio à melhores resultados é o principal objetivo da gestão empresarial. Esta estratégia é introduzida a partir de ações envolvidas com a organização de processos, controle de finanças, gestão de recursos humanos, recursos produtivos e todos outros fatores essenciais para a atuação e sobrevivência de uma empresa.

Para as organizações do setor construtivo não é diferente, visto que elas também dependem do bom funcionamento de todos os setores para potencializar o desempenho e alcançar resultados cada vez melhores.

Assim como em outros tipos de empresas, a integração de gestão empresarial em empresas da construção civil é feita por meio de definição de metas, organização de processos, planejamento estratégico, análise de custos, compras, vendas, pagamentos, recebimentos, contratações, demissões e todos os outras etapas presentes no ambiente empresarial.

Neste artigo vamos dar algumas dicas para você implementar a gestão empresarial na sua empresa de construção civil de maneira eficiente. Continue a leitura e aprenda como integrar esta estratégia.

Como integrar gestão empresarial em empresas da construção civil

A gestão empresarial é a base administrativa de uma empresa. Como essa estratégia é encarregada de estruturar recursos humanos e produtivos, estratégias e atividades de processos, ela permite que o empreendedor reconheça qual a real situação de sua empresa no mercado em que atua e saiba tudo o que acontece..

Resumidamente, a gestão empresarial possui as seguintes ações em seu negócio:

  • Define a estrutura organizacional;
  • Organiza e gerencia os processos administrativos, operacionais e financeiros;
  • Cria novas estratégias e os projetos para integrá-las;
  • Une a equipe nos objetivos, metas, missão e valores do negócio;
  • Atribui as responsabilidades específicas e condizentes com as habilidades dos colaboradores;
  • Avalia a produtividade, desempenho e os resultados das equipes.

Como você pode notar, a gestão empresarial abrange todos os setores da empresa e os une com objetivos e metas em comum, visando otimizar os processos, o consumo de recursos humanos e produtivos. Por afetar diretamente todo o ambiente empresarial, sua integração é complexa e depende da colaboração de todos os funcionários de sua empresa.

A integração da gestão empresarial na construção civil é sustentada por 3 pilares, sendo eles: Planejamento – Gestão de pessoas – Gestão de obras. Estruturando esses 3 fatores você poderá gerir estrategicamente seu negócio.

Como montar um planejamento eficiente

Como montar um planejamento eficiente

Como em toda e qualquer estratégia, a gestão empresarial começa no planejamento. É necessário desenvolver um planejamento completo para todos seus projetos, onde quer que eles aconteçam, seja atrás do balcão na loja de materiais de construção, no escritório da construtora ou no canteiro de obras.

O planejamento deve ser formulado a partir de respostas para algumas questões, como:

  • Qual o objetivo deste projeto?
  • Quais os maiores desafios a serem superados para concluí-lo?
  • Onde se encontram os maiores gargalos?
  • Quais etapas devem ser redefinidas, mantidas, eliminadas ou terceirizadas?
  • Quais são seus melhores fornecedores?
  • Eles são melhores por que? Prazo, qualidade de produto e serviços, preços, confiabilidade?
  • Quais serão seu prazos de entrega para cada etapa deste projeto?

Para as construtoras, as seguintes questões também devem ser levantadas:

  • Qual o objetivo da obra?
  • Quais os custos para realizá-la?
  • Qual o número de colaboradores necessários?
  • Qual o tipo de qualificação ideal desses profissionais para cada etapa ou processo produtivo da obra?

O projeto deve ser elaborado a partir das respostas levantadas para as questões citadas acima. O planejamento deve ser capaz de minimizar ou extinguir todos os problemas encontrados nas respostas dessas questões.

É importante também evidenciar a todos os envolvidos nos projetos qual o objetivo em comum a ser alcançado, qual o papel de cada um deles e como a empresa irá direcionar as novas soluções para alcançar seus objetivos.

Gestão de pessoas: o capital humano bem cuidado

O ambiente de colaboradores da construção civil é extremamente diversificado. São trabalhadores de diversas regiões do país, com costumes, valores e ideias diferentes. Muitas vezes, tomar medidas estratégicas na gestão de pessoas é muito difícil, pois essa diversidade de funcionários torna a integração dessas medidas muito difícil, nem sempre é possível agradar a empresa e todos os funcionários ao mesmo tempo.

Além disso, no mercado da construção civil há pouca mão de obra qualificada, o que dificulta o processo de seleção e contratação de bons funcionários. Outro agravante também é que os profissionais mais qualificados e de destaque em empresas de pequeno e médio porte costumam ser captados pelas grandes corporações do setor da construção civil.

Neste cenário, é indispensável que sua empresa estabeleça planos de carreira para os colaboradores. Além disso, muitas vezes sai mais barato investir em treinamentos e capacitação de profissionais do que encontrar a pessoa perfeita para cada função específica.

Como fazer uma gestão de obras eficiente

Como fazer uma gestão de obras eficiente

A gestão de suas obras envolve a administração do tempo, recursos e equipes para que seja possível atender aos prazos, trabalhar dentro de seus cronogramas e prever as finanças do orçamento.

O gerenciamento de suas obras deve garantir que a execução dos processos aconteça como planejado, beneficiando o construtor e o contratante de seus produtos e serviços.

Resumidamente, a sua gestão de obras deve seguir os seguintes passos:

  • Garantir que os funcionários participantes deste projeto sejam treinados e capacitados para cumprirem suas funções;
  • Conduzir o orçamento e a compra de recursos produtivos, ferramentas, EPIs, maquinário e quaisquer outros recursos necessários na empreitada;
  • Coordenar e definir as etapas de produção, o número delas e o tempo para finalização de cada uma;
  • Definir funções e delegar responsabilidades para todos os envolvidos na obra;
  • Supervisionar o prazo e o cumprimento de tarefas e etapas do processo construtivo.

Trabalhar com gestão de obras na construção civil é um grande desafio para os gestores, e poucos realmente estão preparados para isso. As ações devem ser precisas, rígidas em alguns casos e extremamente flexíveis em outros.

Uma boa saída para alinhar a gestão de obras é adotar uma política de comunicação aberta, onde a troca de experiência entre gestores e colaboradores possa acontecer e render novas estratégias, otimização de processos e métodos, uso de novas ferramentas e tecnologias.

Todos os membros participantes de cada projeto devem ser encorajados a expressarem sua opinião, dúvidas, sugestões e preocupações. Cada tipo de colaborador possui um feeling diferente para cada tipo de ambiente ou tarefa realizada.

A partir de brainstorms realizados entre gestão, administrativo e operacional é possível criar uma cultura de melhoria contínua e estratégica por meio da troca de experiências entre esses setores.

Esse conhecimento profundo sobre todo o negócio, suas equipes e seus reais desafios torna mais fácil aplicar a gestão empresarial na construção civil para levar o seu negócio a um novo patamar.

Quer saber como a DIWE pode ser uma parceira estratégica da sua gestão empresarial para levar seu negócio da construção civil a um novo patamar? Fale agora mesmo com um Diwer e entenda.

Equipe Diwe

Equipe Diwe

Deixe um comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse
com o
Deep team

O que você tem pra nos dizer? Nos unimos pelas pessoas que somos e pelo mindset que temos. E queremos compartilhar isso com você.