gestão-ágil

Quais os benefícios de contratar uma agência com o modelo de gestão ágil?

A gestão ágil é um modelo que visa aumentar a eficiência dos projetos desenvolvidos e envolver o cliente em cada etapa.

Por meio dela, é possível ter resultados mais rápidos e completos, satisfazendo os desejos e as necessidades dos clientes.

Para falar mais sobre esse modelo e listar as principais razões para você contratar uma agência que trabalha dessa forma, criamos esse post.

Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

O que gestão ágil?

A gestão ágil é uma metodologia criada por desenvolvedores de softwares, que estavam cansados de todos os processos demorados e engessados da sua rotina.

Posteriormente, em 2011, houve a criação do Manifesto Ágil, que estabelece os critérios que essa metodologia deve seguir:

  • foco mais nas pessoas do que em processos prontos,
  • funcionamento do software acima da documentação,
  • mais colaboração com o cliente do que negociação do contrato,
  • responder às mudanças ao invés de seguir um plano pronto.

Para isso, ao contrário de se dividir um projeto por diversas etapas e ir fazendo cada uma delas, há a criação de miniprojetos com todos os passos incluídos.

Assim, é possível identificar falhas e promover mudanças para otimizá-lo.

Apesar de ter sido desenvolvido por e para desenvolvedores, logo outros segmentos do mercado perceberam que a gestão ágil também podia ser aplicada por eles.

Desde então, alguns modelos prontos surgiram, seguindo os princípios estabelecidos. Os mais conhecidos e utilizados são:

  • Kanban,
  • Scrum,
  • Lean.

Há, ainda, quem crie seu próprio modelo, sempre focando no desenvolvimento rápido e eficiente do projeto.

Por que contratar uma agência com modelo de gestão ágil?

Confira quais são as principais razões para se contratar uma agência com modelo de gestão ágil.

Mais velocidade no processo

É possível diminuir o tempo do projeto, o que é extremamente útil para o marketing digital. Quando um projeto é desenvolvido pelo método tradicional, ele normalmente segue as seguintes etapas:

Nessa última etapa, é comum haver diversas mudanças até que o resultado final desenvolvido pela empresa esteja alinhado com os desejos e expectativas do cliente. 

Já no modelo de gestão ágil, todas as etapas ocorrem juntas e são acompanhadas pelo cliente, facilitando as modificações e o sucesso do projeto.

Aprimoramento contínuo

Quando todos os processos ocorrem de forma gradativa, é muito mais difícil encontrar maneiras de melhorar de forma contínua.

Já no modelo de gestão ágil, a melhoria ocorre de forma natural, uma vez que, quanto mais o profissional se aprofunda no projeto, mais ele aprende.

Assim, torna-se possível ter resultados diferentes e mais aprimorados do que era previsto, atendendo às novas demandas que foram encontradas ao longo do caminho.

Facilidade para fazer mudanças

No mundo digital, tudo muda muito rapidamente. É possível ter uma ideia e, no outro dia, verificar que há outra abordagem que seria mais eficiente.

A gestão ágil permite essas mudanças e, inclusive, as incentiva! Ao invés de focar apenas no que é planejado, os profissionais contam com toda a expertise para responder rapidamente às transformações.

O foco é o cliente, e não o que foi previsto.

Mais engajamento entre a agência e a empresa

Outro grande benefício da gestão ágil é o engajamento que ela proporciona. No modelo tradicional, a empresa se envolve em apenas dois momentos: na brifagem e na aprovação final.

Já nessa metodologia, os gestores fazem o acompanhamento de cada miniprojeto, dando feedback constante, o que facilita o aprimoramento contínuo.

Em resumo, o modelo de gestão ágil é a melhor opção para as empresas que desejam desenvolver projetos de sucesso e ter um parceiro de verdade para a estratégia de marketing.

Nós somos uma agência de marketing que utiliza o modelo de gestão ágil para o desenvolvimento de todos os projetos.

Entre em contato conosco para trazer mais profundidade para a sua estratégia.

[optin-monster-shortcode id="tc7sfgapf4vareut0m0e"]
Equipe DIWE
Equipe DIWE
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *