FinTech: Como não deixar seus clientes órfãos no pós-venda

FinTech: Como não deixar seus clientes órfãos no pós-venda

Não ter um pós-venda focado em relacionamento pode atrapalhar os negócios da sua Fintech e diminuir consideravelmente seu potencial de desenvolvimento. Para evitar problemas é preciso focar na satisfação do cliente em todos os processos que envolvem uma venda: antes, durante e depois.

Os consumidores insatisfeitos podem fazer reclamações em sites públicos, além de compartilhar informações e comentários prejudiciais à sua empresa. É muito comum hoje em dia, que as pessoas façam uma pesquisa mais detalhada sobre a reputação, antes de adquirir um produto/serviço.

Neste texto você vai entender como fazer um pós-venda e quais são os pontos fundamentais para garantir a satisfação do cliente.

Como fazer pós-venda assertivo?

No cenário atual, para conquistar uma boa reputação e estabilidade no mercado é muito importante que as Fintechs não deixem seus clientes “na mão”. A satisfação do público-alvo, em muitos casos, não está apenas na aquisição de um bom produto, mas também no relacionamento pós-venda.

Ter uma empresa que estabeleça um relacionamento constante, mesmo após a finalização da venda, é muito importante para os clientes se fidelizarem a marca. Este serviço é oferecido como uma forma de estreitar os laços e adquirir a confiança e preferência de seus consumidores. A partir daí, os próprios clientes podem transmitir uma imagem positiva da sua Fintech e dos serviços oferecidos, atraindo novos interessados e compradores em potencial.

Vamos listar aqui alguns passos essenciais para garantir que a sua empresa faça um pós-venda assertivo.

1 – Cumpra com o prometido

Este item pode parecer óbvio, mas esta não é uma prática que a maioria das empresas brasileiras adotam quando fazem uma venda. Não é raro ver reclamações em mídias sociais e sites de consumidores insatisfeitos com os produtos ou serviços adquiridos.

Quando se estabelece uma relação ética entre cliente e empresa, ambos tendem a ganhar com esta ação, a empresa garante sua integridade no mercado e o cliente fica satisfeito com o seu investimento.

2 – O cliente merece o melhor

De modo geral, fazemos parte de uma sociedade e todos somos clientes e queremos qualidade nos serviços e produtos ofertados pelas empresas. Pensando dessa forma, fica fácil entender quais ações as empresas devem adotar em determinadas ocasiões.

Há um ponto importante que precisa ser trabalhado e que auxilia as organizações na hora de se relacionarem com o seu público: O que seria de uma empresa sem os seus clientes, e como elas tratam esta peça fundamental para sua permanência no mercado?

3 – Seja solícito

Não deixe o problema do seu cliente para depois. Mesmo depois de finalizada a sua venda, mostre-se interessado em ajudar, coloque sua atenção à disposição dele e tente orientá-lo de alguma forma. Com isso, seu cliente verá que a empresa não dedicou sua atenção e esforços apenas no momento da venda.

Algumas empresas têm o costume de não dar um suporte satisfatório aos consumidores depois de realizarem uma venda, isso porque muitas delas pensam em curto a médio prazo. Não atender a reclamação do cliente fere a reputação da sua empresa e atrapalha o avanço dos negócios, gerando custos ainda maiores para prospectar novos consumidores.

4- Conheça o seu cliente

Para que um serviço de pós-venda seja eficiente e produtivo é essencial que a startup conheça os seus clientes. Criar uma relação duradoura envolve saber quem é a pessoa que compra e consome o seu produto, o que ela quer e espera da sua empresa.

Como todo relacionamento, é necessário dedicação para obter êxito. Invista em conteúdos direcionados e informações relevantes a cada perfil de clientes. Crie meios que facilitem a comunicação entre as partes, e tanto quanto possível, mostre a importância do consumidor para a empresa e as respectivas vantagens de se manter uma relação de parceria.

Pontos de atenção no pós-venda

Um consumidor fidelizado é um aliado muito importante na conquista de novos clientes. Ter uma equipe de pós-venda bem estruturada é extremamente relevante para as empresas que querem se destacar e oferecer um diferencial nas suas relações.

Todavia, é importante evitar algumas ações na hora de realizar o pós-venda:

  • Não usar o bom senso: respeite a privacidade do seu cliente, não ligue em horários inapropriados, esteja aberto a ouvir opiniões sobre a sua empresa ou produto, não seja invasivo e mostra claramente que o seu objetivo é trazer o máximo de satisfação para o seu público.
  • Oferecer um serviço genérico: os consumidores buscam personalização e serviços exclusivos. Antes de fazer a abordagem no pós-venda, pesquise o histórico de compras do seu cliente e as últimas interações dele com a empresa para oferecer algo direcionado e que atenda às suas necessidades.
  • Se aproveitar do pós-venda para tirar vantagens: o pós-venda não deve ser utilizado para empurrar produtos para os clientes. Ele deve ser usado como uma chance de estreitar laços e estabelecer uma proximidade com o consumidor, por isso evite abordagens agressivas e ofertas sem propósito.
  • Indiferença com os clientes mais antigos: não é porque o cliente já foi conquistado que ele pode ser “jogado para escanteio”. Se o seu concorrente oferecer uma boa vantagem, você corre o risco de perdê-lo, por isso não deixe de dar atenção a eles também.

Philip Kotler, considerado um dos gurus do marketing, já dizia que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”, por isso a importância de estabelecer um relacionamento positivo com sua carteira de clientes. Agora que você já sabe como fazer um pós-venda eficiente na sua Fintech, trabalhe com a sua equipe para garantir a satisfação do seu consumidor.

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Equipe DIWE
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