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Ferramentas de marketing digital que vão te ajudar em 2020

Assim como no ano anterior, você, profissional de marketing, provavelmente terá uma montanha de tarefas para efetivar suas estratégias digitais em 2020, certo? Para que você não seja sufocado com o acúmulo de atividades e nem deixe assuntos importantes para trás, ferramentas de marketing são necessárias para ajudar a aplicar a maior parte de seus esforços nas ações estratégicas, conseguir bons resultados, organizar e facilitar sua vida.

A rotina de um profissional de marketing é corrida e exige jogo de cintura para administrar todas suas funções. É preciso dar novas ideias e colocá-las em prática quase que simultaneamente, além de acompanhar e mensurar todos os resultados. Se esse é o seu caso e você precisa de mais tempo para desempenhar melhor suas funções, conheça 7 ferramentas de marketing para fazer papel de seu dublê operacional. 

Boa leitura!

7 ferramentas de marketing digital para você organizar suas rotinas e melhorar seu resultados 

Mailchimp

As estratégias de email marketing são fundamentais para a conversão de leads. No entanto, nem sempre é simples e rápido fazer isso. Com o Mailchimp, você pode fazer disparos para listas segmentadas, enviar conteúdos personalizados e programar envios automáticos para otimizar seu tempo.

Além disso, na ferramenta é possível verificar os indicadores que mensuram o sucesso dos disparos e permitem afinar a estratégia de acordo com a receptividade dos leads.

Asana

A Asana é uma excelente ferramenta para gerenciar o trabalho de toda a equipe de marketing de maneira colaborativa, para que todos os integrantes do time mantenham-se informados e focados sobre os projetos, tarefas, metas e também informem uns aos outros sobre o andamento dos mesmos. Tudo com uma interface simples e intuitiva, que te permite planejar e estruturar trabalhos de acordo com seus prazos e prioridades.

Canva

Nem sempre temos tempo para esperar que uma peça simples fique pronta de acordo com o prazo estipulado pelos designers. O Canva pode te ajudar na confecção rápida e precisa de peças para atender demandas pontuais sem a necessidade de terceirizar esse trabalho. A plataforma possui uma infinidade de templates customizáveis para impulsionar a criatividade e acelerar a produção deste tipo de job.

Google Alerta

É indispensável estar munido de informações ricas para o desenvolvimento de novas estratégias. O Google Alerts é uma ferramenta que detecta conteúdos indexados no Google a partir de citações ou termos pré-estabelecidos e configurados por você na plataforma. Depois de configurados, receba em sua caixa de email um alerta de atualização em todos os meios monitorados.

É possível usar o Google Alerts na sua estratégia de marketing digital em diversas frentes, como:

  • Acompanhar o que as pessoas estão falando sobre sua empresa e sobre a concorrência;
  • Obter ideias de posts e materiais ricos;
  • Obter conteúdos para mídias sociais;
  • Gerar links com menções à sua marca e a termos estratégicos para sua empresa.

SemRush

A produção de conteúdo é fundamental para levar à conversão no marketing digital. Com o SemRush, você pode analisar palavras-chaves de sua escolha e entender quais são as melhores para posicionar o seu conteúdo de forma estratégica. Ele ainda disponibiliza a combinação de keyword para potencializar os resultados em campanhas pagas ou gratuitas.

Além disso, você pode monitorar backlinks, descobrir novas palavras para trabalhar em suas próximas pautas, rastrear posições no Google, criar campanhas de vídeos e coletar dados dos termos desejados nas redes sociais.

Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas de marketing mais completas e funcionais para marketing digital. Com ele, você monitora o tráfego para seu site por cada página e pode ainda criar filtros personalizados e customizar painéis com base nas necessidades de sua empresa, para agilizar e facilitar as rotinas de monitoramentos e análise de indicadores.

Você pode obter dados sobre:

  • Número de visitas;
  • Metas;
  • Desempenho no e-commerce;
  • Campanhas de marketing;
  • Origens de tráfego.

Leia também: Business analytics: por que é vital usar a inteligência neste novo mundo de negócios

MATLAB

Diante de um cenário tão competitivo, contar com ferramentas que suportam processos de análises de big data é um diferencial para sua estratégia ser mais assertiva.

O MATLAB é uma ferramenta que te dá acesso a dados de variadas origens e diferentes formatos (dispositivos IoT, servidores OPC, bancos de dados, entre outros) num único ambiente. Também é muito usado por equipes de engenharia e TI para o desenvolvimento de algoritmos.

Além disso, processos como limpeza de dados, manipulação de dados perdidos e remoção de ruído de dados vindos de sensores, podem ser completamente automatizados. O MATLAB permite que você integre ferramentas em ambientes de TI sem ter que criar uma infraestrutura personalizada ou recodificá-los.

E então, preparado(a) para encarar 2020 munido com essas 7 ferramentas de marketing digital que irão garantir agilidade e ajudar na busca por excelentes resultados? Continue navegando no blog e aprenda sobre Growth Hacking na prática: como inovar todos os dias. 

Taynar Costa
Taynar Costa
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