O empoderamento como base para a transformação das empresas

Transformação sempre foi um processo com base em questionamento. As grandes invenções que mudaram o mundo se basearam em, primeiramente, repensar se certas tradições e condutas ainda eram viáveis. Numa realidade empresarial, é necessário refletir sobre uma das mais antigas regras das corporações: a hierarquia de poder. Comum nos antigos modelo de negócio, esse fator influenciou em um comportamento de bloqueio, onde funcionários não se sentem totalmente seguros para expor suas ideias, propósitos, dores e ambições, e é nesse cenário que o conceito de empoderamento, que teve destaque nos últimos anos, entra.

O empoderamento dentro das organizações

Também chamado de empowerment, esse conceito, que pode ser aplicado em inúmeros contextos, significa dar poder para si ou para outros. Dentro do universo empresarial, essa prática é utilizada para envolver profissionais de todos os níveis em decisões, identificar os desafios de cada setor e aumentar produtividade dos funcionários.

Uma cultura empresarial que se pauta em conceder poder aos colaboradores, em primeiro lugar, dá voz a opiniões que contribuem para uma visão ampla do que é a empresa, quais suas maiores dores ou oportunidades. Então, esse processo de colaboração começa a caminhar para um sentimento coletivo de liderança, onde todos enxergam seu espaço e o veem como fator de motivação.

Como o empoderamento contribui para a transformação?

Questionar a hierarquia de poder por si só já é um traço de inovação, mas essa amplitude de pontos de vista abre espaço para dar outros passos no caminho da transformação. Colaboradores cada vez mais envolvidos com a organização também sentem que são partes essenciais para o crescimento dela. Uma relação de trabalho que antes se tratava apenas de fornecer e receber muda para uma ótica participativa, com sugestão de melhorias, uso de novas tecnologias e metodologias e busca pela maior eficiência.

Dê espaço para diversidade

Você já parou para pensar o que torna cada pessoa única?

Vivemos em um mundo com indivíduos cada vez mais fragmentados e líquidos, onde pensar em padronizar pessoas é, de certa forma, aclamar pela obsolescência. Conheça seus colaboradores, suas particularidades e estímulos, saiba como tudo isso, somado ao poder de voz que agora os mesmos tem, pode agregar em pontos que vão elevar sua empresa.

Tudo é sobre propósitos

O empoderamento oferece grandes possibilidades para que as empresas prosperem, mas para que essa metodologia funcione, é necessário que os propósitos individuais e coletivos estejam alinhados. Que impacto você quer causar? Isso condiz com as intenções de seus funcionários, do seu público e da sociedade em um geral?

As empresas falam, mas também é necessário escutar. Ouvir o todo, reconhecer problemas e propor um bem comum é básico para a inovação, e quem não inova, uma hora deixa de existir.

O Eliezer Silveira, CMO da Azion, veio conversar com a gente no ProTalks e contar como acha que esse pensamento focado em empoderamento e diversidade pode ser extremamente influente no processo de transformação das empresas. Confira esse novo episódio!

Equipe Diwe

Equipe Diwe

Deixe um comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse
com o
Deep team

O que você tem pra nos dizer? Nos unimos pelas pessoas que somos e pelo mindset que temos. E queremos compartilhar isso com você.