Entenda a diferença entre empenho e desempenho profissional

No trabalho, é muito comum ouvirmos falar sobre a relação entre empenho e desempenho profissional. A ambiguidade entre os termos pode ser considerada um conceito que, basicamente, se resume em dois aspectos: Motivação e Resultado.

Dentro desse conceito, motivação e empenho têm significados semelhantes, assim como desempenho e resultado. E é sobre isso que iremos falar no post de hoje: as diferenças cruciais entre empenho e desempenho e o quanto é importante saber diferenciar os termos em sua vida profissional, principalmente quando seu objetivo é construir uma carreira e dar passos em direção ao sucesso, e como isso afeta diretamente a produtividade e os resultados que, você como profissional, deve apresentar à empresa em que trabalha.

Como se comporta um profissional que se empenha em seu dia a dia?

Como um profissional, todos os dias você busca ser o mais produtivo, ágil e eficiente que pode, oferecendo para a empresa o seu melhor, correto?

  • Você jamais se atrasa ou falta no trabalho;
  • Participa de todas as reuniões da empresa;
  • Cumpre com todas as tarefas que lhe são atribuídas, ainda que o prazo seja curto;
  • Trabalha pesado e sobre pressão sem perder o ritmo ou desanimar-se;
  • Tem se prontificado a desenvolver cada vez mais funções dentro da empresa;
  • Mantém um nível de concentração exemplar em suas responsabilidades;
  • Nunca deixa nada que deve ser feito hoje para o dia seguinte;
  • Não deixa acumular tarefas, mas ainda que isso aconteça, é capaz de concluí-las com perfeição.

Poderíamos continuar citando o quanto você se empenha como profissional e a lista apenas continuaria crescendo, não é mesmo? De fato, empenhar-se em qualquer atividade com a qual você esteja envolvido é sempre muito importante para se alcançar resultados, ainda mais quando se trata do ambiente profissional. Mas será que apesar de todo este empenho que você aplica em sua vida profissional todos os dias, os resultados alcançados são de fato os que você espera? Ou melhor, são os resultados que a empresa espera de você?

Como profissional, você está sempre buscando se empenhar ao máximo, por questões óbvias como garantir o seu emprego, destacar-se como profissional para desenvolver a sua carreira, alcançar melhores resultados para a empresa e até mesmo para sentir-se satisfeito com o seu próprio trabalho.

Entretanto, empenho nem sempre é sinônimo de desempenho. Pois, por mais que você se esforce, muitas vezes os resultados obtidos, apesar de todo o seu empenho, não são satisfatórios e não atingem as metas que a empresa espera. Pois empenho sem desempenho é desperdício do seu tempo e da empresa em que você trabalha.

Empenho é o processo. Desempenho é o resultado.

Como saber o que precisa melhorar?

O primeiro passo é sempre pautar as suas ações no bom senso. Coloque-se sempre no lugar das outras pessoas, principalmente dentro de um contexto profissional. Sempre questione a si mesmo:

  • Será que meus resultados são satisfatórios para a empresa?
  • Será que estou me empenhando mais ou menos do que meus colegas de trabalho?
  • Se continuar no ritmo que estou, irei alcançar meus objetivos profissionais?
  • Ando trabalhando com muita motivação, mas alcançando poucos resultados?

Além de usar o bom senso para questionar as suas próprias atitudes, procure manter um relacionamento transparente com o seu empregador. Abra o jogo e fale sobre o assunto: pergunte o que você pode fazer para melhorar seus resultados; pergunte se a empresa está satisfeita com os números que você tem apresentado; mostre interesse em melhorar o seu desempenho.

Por que apresentar desempenho profissional é importante?

Como profissional, você não se destaca apenas por se empenhar em executar as suas tarefas com perfeição, pois isto é o mínimo que a empresa espera de um colaborador ao contratá-lo para uma determinada função. Quando nos referimos ao desempenho profissional, estamos falando sobre os resultados que você traz para a empresa.

Pense que o seu desempenho é mensurado através de um gráfico: à medida que seus resultados são positivos e destacam-se, é como se seu indicador subisse. O exemplo pode ser figurativo, mas é basicamente assim que o empregador enxerga cada profissional que ele contrata para integrar a sua equipe. Apesar da empresa já esperar do profissional que ele se empenhe e faça o básico, é o seu desempenho que faz a diferença e o coloca em posições de destaque em sua carreira. Foco em resultados é uma das seis habilidades que todo profissional de sucesso no mercado tem.

Afinal, você quer apenas se empenhar e fazer o básico como todos estão fazendo? Ou quer apresentar um ótimo desempenho, obter melhores resultados para o negócio e alcançar todos objetivos de sua vida profissional?

Como otimizar o seu desempenho?

Dez habilidades mais importantes para o trabalho em 2020

Dez habilidades mais importantes para o trabalho em 2020. Fonte.

Segundo o Coach Manuel Cortez, ministro dos cursos Self Coaching e A Arte de Vencer, existem algumas práticas de auto coaching que são capazes de otimizar o seu desempenho pessoal, seja no trabalho ou seja na gestão de uma empresa:

  • Aprenda a pensar positivo – Sempre há um lado positivo, até mesmo nos acontecimentos negativos da vida. Há sempre uma experiência nova a ser extraída de qualquer situação e, se você levar esse conhecimento para algum revés que acontecer no trabalho, saberá encontrar saídas positivas mais rápido;
  • Viva livre do passado – Viver de bem com o presente para esperar o melhor do futuro é uma tarefa que requer desapego, mas que é importante para ter um pensamento mais fora da caixa no trabalho (empresas estão constantemente procurando profissionais inovadores);
  • Foque suas energias no futuro – Fazer planos e focar em novos resultados é uma das melhores formas de reciclar as suas forças e dar motivos para otimizar o seu desempenho pessoal;
  • Trace suas metas pessoais e profissionais – Metas são um importante mapa para um futuro promissor. Quem não sabe onde quer chegar, pode ir para qualquer lugar;
  • Comemore cada objetivo e meta realizada – Você é o principal responsável por cada novo objetivo realizado em sua vida. Portanto, não seja modesto, comemore! Isso certamente irá aliviar o estresse e restaurar as suas energias;
  • Medite ou encontre um momento para relaxar diariamente – Limpar a sua mente é uma das formas mais eficazes de pensar claramente e entender o que quer e o que deve fazer para lá chegar;
  • Filtre os pensamentos alheios – Aprenda a ouvir mais e falar menos, afinal “a palavra vale prata, mas o silêncio vale ouro”. Entretanto, tenha discernimento para filtrar o que as pessoas lhe dizem, pegando para si apenas o que for conveniente para o seu crescimento pessoal;
  • Cultive diálogo em seus relacionamentos – Seja como líder ou como liderado, o diálogo tem uma força capaz de mover montanhas a seu favor. Aprenda a dialogar com os seus amigos, parentes, colegas de trabalho ou funcionários e, principalmente, a ouvi-los;
  • Motive seus parceiros de trabalho – Seja a mudança que você deseja ver, como disse Gandhi. Estimule os seus colegas de trabalho para que eles também busquem melhorar;
  • Seja você mesmo da melhor forma possível – Seja um exemplo a ser seguido, uma inspiração para os seus funcionários ou colegas de trabalho. Alcance o sucesso da sua forma.

Agora que você sabe o que precisa fazer para alcançar os resultados almejados por você e pela sua empresa, que tal entender melhor qual o seu perfil? Descubra se você é estratégico, tático ou operacional.

Equipe Diwe

Equipe Diwe

Deixe um comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse
com o
Deep team

O que você tem pra nos dizer? Nos unimos pelas pessoas que somos e pelo mindset que temos. E queremos compartilhar isso com você.