5 dicas para integrar marketing e vendas na sua empresa

5 dicas para integrar marketing e vendas na sua empresa

Os setores de marketing e vendas estão diretamente ligados, afinal, sem um, o outro não funciona direito. Infelizmente, é comum encontrarmos empresas que os gestores têm sérias dificuldades para uni-los e promover um trabalho em equipe.

A verdade é que não há um passo a passo ou uma receita mágica a ser seguida para ter sucesso nessa união, dependendo diretamente do tamanho, da cultura e, até mesmo, do método de trabalho de cada negócio.

Mas existem algumas práticas que podem fazer toda a diferença e ter um impacto real no engajamento entre esses dois setores tão importantes: marketing e vendas. Continue lendo e confira nossas dicas para isso!

Aprenda a aliar o marketing e vendas

Confira quais são as 5 dicas que separamos para você:

Trace metas

A nossa primeira dica para alinhar marketing e vendas é simples, mas contribui para que todos tenham clareza de onde a empresa quer chegar: trace metas que envolvam os dois times. 

Isso não quer dizer estabelecer um número aleatório sem realmente pensar no processo, mas, sim, envolver ambos os setores nessa jornada.

Faça uma reunião com todos, analise como estão os resultados atuais e engaje os colaboradores a definirem metas, como aumentar a qualificação dos leads por meio de diferentes estratégias e, consequentemente, o número de primeiros contatos pelo setor de vendas.

Mantenha em mente que esse passo pode ter um efeito contrário caso seja feito com uma meta muito difícil de ser alcançada, fazendo os dois times entrarem em conflito um com o outro, ou ainda se desmotivarem.

Seja realista, trace em conjunto metas reais e alcançáveis, e veja isso como uma chance de unir a equipe, não de alcançar resultados inalcançáveis em curto tempo.

Invista em um bom CRM

Se sua empresa ainda não conta com uma ferramenta de Customer Relationship Management, precisa investir em uma o quanto antes. 

O CRM é uma plataforma que centraliza os dados de todos os leads e faz a integração entre os setores de marketing e vendas.

Por meio dela, é possível anotar quais são as principais características dos possíveis clientes, a sua situação atual no funil de vendas ou marketing e outras informações que podem ser úteis para uma comunicação mais personalizada e segmentada.

É uma forma assertiva de melhorar a comunicação entre os diferentes setores da empresa e integrar todos no mesmo objetivo: proporcionar um atendimento de qualidade para o lead.

Facilite a comunicação

O CRM pode facilitar a comunicação entre o marketing e vendas, mas o ideal é que sua empresa vá ainda além. 

É importante que todos os processos que envolvam ambos os setores estejam mapeados e sejam comunicados quando acontecerem.

Um exemplo prático: imagine que o setor de marketing passou 10 leads qualificados para vendas. É preciso que isso esteja documentado em algum lugar para que a área de marketing e vendas consigam analisar os dados e o histórico de ações.

Aposte em treinamentos e faça reuniões

Muitas vezes, os times de marketing e vendas precisam de um tempo para se engajarem um com o outro e a rotina da empresa pode dificultar esse processo quando há treinamentos e reuniões de forma separada para discutir a mesma coisa.

Esse é um momento de grande possibilidade de promoção de momentos de união, seja para tomar um café, bater um papo, fazer uma capacitação ou ainda em reuniões para discutir a estratégia atual.

Isso não quer dizer que você chamará o setor de marketing para discutir todo o planejamento de vendas. Saiba valorizar o tempo de cada time e faça encontros coletivos apenas quando for produtivo para todos.

Engaje os colaboradores no objetivo da empresa

De nada adianta fazer todas as ações acima sem conversar com os colaboradores dos dois setores e engajá-los no objetivo da empresa. 

Converse com eles, fale sobre a importância de haver o alinhamento entre o marketing e vendas e veja como eles podem auxiliar nesse processo.

Muitas vezes, há alguém com uma ideia incrível que pode causar uma grande mudança positiva e nunca falou por falta de espaço.

Busque envolvê-los em todos os momentos e mostrar que você está aberto a sugestões.

A integração entre o marketing e vendas pode ser feita em passos simples, mas sempre envolve um esforço extra de você, como gestor, e de toda a equipe.

Agora que você sabe mais sobre esse tema, continue no nosso blog e leia sobre 10 tendências de Transformação Digital que a sua empresa precisa se atentar!

Equipe DIWE
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